Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Comparativos

Kindle ou Lev: Qual o melhor leitor de livros digitais?

Comparamos todas as funções Kindle Paperwhite e Lev Neo, os eReaders mais procurados do mercado. Saiba qual deles é o melhor!

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

11 de set de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Os livros digitais, ou eBooks, conquistaram espaço na vida daqueles que não estão dispostos a carregar livros pesados para todos os lados e acham mais prático lê-los em um dispositivo portátil. Embora seja possível ler um eBook no celular ou tablet, a iluminação, textura da tela e a forma como o software lida com o texto não são ideais. Para isso foram criados os leitores de livros digitais, ou eReaders.

Dois dos principais eReaders disponíveis no Brasil atualmente são o Kindle, da Amazon, e o Lev, da Saraiva. Ambos possuem versões básicas e versões com iluminação embutida e mais recursos, chamadas Kindle Paperwhite e Lev Neo. Testamos os dois aparelhos durante um mês e comparamos cada aspecto deles para definir qual vale mais a pena.

Afinal, qual é melhor, Kindle ou Lev?

Para encontrar os melhores títulos, fique de olho na nossa seleção de livros online grátis!

Usabilidade

Ambos os aparelhos são ótimos de usar e levar para qualquer lugar, são compactos e leves, podendo até ser guardados no bolso de trás da calça. Dentre eles, o Lev Neo é o mais leve, pesando apenas 140g, contra 205g do Kindle Paperwhite. Essa diferença, porém, não é tão perceptível quando estamos com eles nas mãos.

Outra vantagem do Lev Neo é oferecer botões físicos para navegação entre as páginas do livro e acessar as configurações do dispositivo, o que pode agradar a muitos usuários que não se contentam apenas com o touchscreen que o Kindle oferece.

No desempenho o cenário se inverte: temos larga vantagem para o Kindle. O eReader da Amazon é mais rápido que o Lev na inicialização, navegação e até na troca de páginas. A velocidade do Lev será satisfatória para aqueles que optarem por ele no lugar do leitor da Amazon, mas quem utilizar o Kindle primeiro e trocá-lo pelo Lev sentirá o peso da performance inferior.

Kindle Paperwhite e Lev Neo

O Kindle também tem resolução perceptivelmente superior. Apesar da Amazon divulgar apenas os pixels por polegada do Kindle Paperwhite (300ppi) e a Saraiva divulgar apenas a resolução da tela do Lev Neo (1024 x 768), é possível calcular os pixels por polegada do Lev, chegando a pouco mais de 180 ppi que deixam clara a desvantagem dele neste quesito.

Como a resolução é superior, a qualidade de imagens no Kindle é melhor e até as letras são mais visíveis. Quem utiliza o eReader da Amazon poderá achar as letras no Lev um tanto embaçadas no início.

Durante a leitura, o Lev exibe a página atual/total no rodapé, enquanto o Kindle normalmente exibe apenas porcentagem de leitura. É compreensível que muitos usuários, principalmente quem utilizará o eReader para estudos ou um possível trabalho de revisão de texto, prefiram ter o número da página sempre presente, o que não é exibido em todos os eBooks do Kindle (a não ser que o PDF tenha páginas numeradas, neste caso ele exibe o número).

A usabilidade dos dois eReaders é muito boa, havendo vantagens para ambos os lados que poderão fazer diferença dependendo das necessidades do usuário.

Vencedor: Empate

Armazenamento

O Kindle Paperwhite possui armazenamento interno de 4GB; o Lev Neo possui 8GB. É possível armazenar milhares de livros em ambos e lê-los a qualquer momento — basta conectar-se à internet por alguns segundos para que o dispositivo faça o download do eBook.

E além do amplo espaço interno, o Lev Neo ainda oferece suporte a cartão microSD de até 32GB, para aqueles que precisam de mais armazenamento. O Kindle não possui slot para inserção de cartão, deixando o usuário apenas com os 4GB.

É possível transferir eBooks para o Lev utilizando cabo USB, cartão microSD ou comprando o livro digital na Saraiva, para que ele seja transferido para o leitor automaticamente.

Confira:Promoções Saraiva

Para o Kindle, é possível transferir eBooks também por meio de conexão USB, soltando-os na pasta Documents; comprando os livros digitais na Amazon ou através de um e-mail que a própria loja disponibiliza. Neste último caso, basta enviar um e-mail para o endereço informado pela Amazon com o eBook em anexo para recebê-lo no Kindle!

Embora a transferência por e-mails seja muito prática e o armazenamento de 4GB seja o suficiente para armazenar mais livros do que qualquer um de nós lerá na vida, o Kindle sai atrás do Lev, que, por sua vez, tem o dobro do espaço interno e ainda suporta cartão microSD.

Vencedor: Lev

Bateria

Não há muito o que falar sobre a bateria dos leitores de livros digitais: ambos entregam autonomia sem igual, podendo ficar até semanas sem uma nova carga e sendo completamente recarregados em poucas horas.

Você provavelmente se esquecerá de que deve recarregar seu eReader devido ao tempo que a bateria demora para acabar. Alguns minutos de carga em uma porta USB já fornecem horas de autonomia extra, o que garante que você nunca fique sem seus livros quando desejar.

Vencedor: Empate

Dicionário

Os dois eReaders possuem função dicionário, mas seu funcionamento em cada caso nos possibilitou apontar um vencedor neste quesito.

Em qualquer versão do Kindle que você utilize, basta selecionar uma palavra e pressioná-la por um segundo que o eReader exibe automaticamente o significado dela, desconsiderando variações como tempo verbal e pluralidade. Além disso, é possível buscar aquele termo no Wikipedia com apenas um toque na tela (é necessário estar conectado à internet para utilizar este recurso).

Kindle Amazon

Para ver o significado de uma palavra no Lev é um pouco mais complicado. Além de selecionar o termo, é necessário procurar pela variação que condiz com o que está sendo procurada, o que torna o processo pouco prático. Infelizmente, não há integração com o Wikipedia no Lev.

Os eReaders também oferecem suporte a traduções. O Lev utiliza o Cambridge American English Dictionary e Cambridge English-Portuguese Dictionary, suportando traduções de inglês para português. O Kindle disponibiliza dicionários em inglês, espanhol e italiano.

Vencedor: Kindle

Leitura de PDFs

Uma das principais diferenças entre os dois modelos de eReader e centro de discussões entre muitos usuários que buscam adquirir um produto do tipo é a leitura de PDFs. O Lev se orgulha de ter o recurso PDF Reflow, que readapta o conteúdo do documento para que ele se encaixe da melhor forma na tela. No Kindle, isso não acontece, não sendo possível alterar o tamanho da fonte do texto de um documento PDF, apenas dar zoom (o padrão do Kindle é zoom de 50%).

A diferença na leitura de um mesmo arquivo PDF no Lev e no Kindle é perceptível, com vantagem para o primeiro. No Lev, a fonte fica maior e o texto se adapta à tela, podendo dividir uma mesma página e tornando a leitura mais simples e agradável. O Kindle mantém o PDF com zoom padrão de 50% e, embora dê para ler qualquer texto no padrão ABNT (Arial ou Times New Roman 12) sem problemas, ele não adapta nada, exibindo sempre uma página por tela.

Lev Neo

Apesar da vantagem do PDF Reflow, o Lev tem uma desvantagem que deve ser destacada: retenção de imagem automática. O problema é bem perceptível em PDFs que possuem imagens — nestes casos, o texto da página anterior ainda é visível sobre as áreas escuras da imagem. No Kindle, justamente pela resolução maior, isso só é perceptível se você realmente esperar ver tal problema.

A desvantagem do Kindle revela-se quando exibimos imagens escuras em um arquivo PDF. O eReader acentua as áreas escuras da imagem e torna a visualização da mesma pouco agradável, o que não acontece no Lev — apesar da retenção, as imagens são nítidas.

Leve em consideração a forma como o eReader lida com PDFs e o tipo de arquivo que você visualizará no dispositivo com mais frequência. Caso sejam PDFs formados, em sua maior parte, por texto, o Lev é a escolha mais indicada; caso o documento tenha imagens claras, talvez o Kindle seja a melhor escolha.

Vencedor: Lev

Recursos

Se os tópicos acima mostraram certa paridade entre os leitores de livros digitais, tudo muda ao observarmos os recursos disponíveis em cada produto. Sem cerimônias, devo dizer que o Kindle dá um banho no Lev em tal quesito, por isso destacarei os recursos do leitor da Saraiva primeiro.

O LEV tem modo noturno, devendo agradar aqueles que preferem uma tela escura com letras brancas. Note porém, que o problema das imagens se repete nesse modo: o texto da página anterior segue visível nos espaços não preenchidos da nova página. Isso me incomodou a tal ponto que tive que voltar ao modo de visualização padrão.

Dentre as opções de visualização no LEV temos tamanho e tipo da fonte, orientação e margens da página, alinhamento, espaçamento entre linhas, hifenização e intensidade de negrito.

Kindle Paperwhite

O Kindle também oferece a opção de alterar o tipo e tamanho da fonte, intensidade do negrito, espaçamento entre linhas, margens, alinhamento do texto, orientação da página, tipo de informação de progresso da leitura e até exibe relógio durante a leitura, se o leitor desejar.

O eReader da Amazon tem um recurso interessante chamado Construtor de Vocabulário. Nele ficam armazenadas todas as palavras cujo significado o usuário pesquisou em alguma de suas leituras. É uma ótima opção para relembrar termos e enriquecer o próprio vocabulário.

Livros comprados na Amazon — mesmo os grátis — recebem tratamento completamente especial no Kindle. Nesses casos, é possível ver informações do livro como sinopse, tempo médio de leitura e informações dos autores, que pode incluir descrição, outras obras e até uma foto do escritor.

Confira:eBooks em promoção

O recurso X-Ray é absurdamente útil para tirar proveito máximo do eBook. Dentre as funções que ele oferece temos descrição das pessoas que aparecem em certo livro (como a história de fundo de cada deus grego em um livro sobre mitologia grega) e termos relevantes daquele eBook (como Tártaro, Esparta, Atenas e Monte Olimpo, no mesmo exemplo).

Em livros em língua estrangeira, o Kindle ainda oferece opção de dicas de vocabulário automáticas, assim como definições feitas pelo próprio autor.

O eReader da Amazon ainda conta com navegador experimental. Ele é bem lento e deverá ser usado apenas em casos emergenciais quando não for possível utilizar o navegador do smartphone.

Vencedor: Kindle

Formatos suportados

Aqui não apontaremos vantagem para um ou outro produto, apenas apresentaremos os formatos de livros digitais que Kindle e Lev suportam.

Kindle: Formato Kindle 8 (AZW3), Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção, PRC naturalmente; HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP por meio de conversão.

Lev: ePub, PDF (Adobe DRM), HTML, TXT, FB2, DJVU, JPG, GIF, PNG, BMP, ICO, TIF, PSD.

Caso adquira seu eBook na Amazon ou Saraiva, fique tranquilo, ele já está disponível em seu eReader e poderá ser lido sem problemas. Caso tenha adquirido o livro através de outra fonte e o formato dele não seja compatível com seu leitor, há uma saída: conversão.

Recomendamos o software Calibre, que é capaz de converter eBooks para praticamente qualquer formato suportado pelos leitores de livros digitais, tornando possível lê-los no Kindle ou Lev mesmo que tenham sido adquiridos em outra loja.

Preço

Se o preço do produto é fator determinante para você, saiba que o Kindle é naturalmente mais caro que o Lev. Seja a versão básica ou com retroiluminação, o eReader da Amazon sempre terá preço superior ao da sua versão equivalente da Saraiva.

Atualmente, o preço médio do Kindle Paperwhite no Promobit é de R$ 327. Já foi possível encontrá-lo por menos em condições especiais, mas recentemente não têm havido muitas promoções do modelo.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Lev Neo já chegou a aparecer por R$ 193,50 no Promobit (repare a diferença), mas seu preço médio está em R$ 279. As promoções do modelo não têm sido tão frequentes também.

Tratando-se de preço, não há certo ou errado. Avalie as funções do eReader, o ecossistema presente nele e defina qual atende melhor suas necessidades. Assim, o preço se tornará mera formalidade e você poderá esperar por uma promoção tendo certeza do produto que quer comprar.

Estas são as diferenças, vantagens e desvantagens do Kindle frente ao Lev. O conceito de melhor ou pior dependerá das preferências do usuário. Você tem ou prefere algum deles? Conte-nos o porquê!

Leia Também

E não se esqueça: no Promobit você encontra as melhores promoções de eReader da internet dentro e fora da Black Friday e ainda pode encontrar cupons de desconto válidos nos maiores varejistas do Brasil para garantir economia extra.