topbar_amazon_bookfriday
Promobit Explica

Relé fotoelétrico: um facilitador para iluminação de ambientes externos

O dispositivo é uma das formas mais práticas para otimizar a iluminação de ambientes externos.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

22 de mai de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Quem nunca precisou sair ligando as luzes da área externa de casa muito tempo depois que anoiteceu que atire a primeira pedra ou aperte o interruptor mais próximo. O mesmo vale para aquela luz da garagem ou quintal que ficou acesa durante a noite e que ninguém lembrou de apagar ao amanhecer, deixando a conta de luz mais cara. Uma das formas de solucionar a questão é entender como funciona o relé fotoelétrico, conhecido popularmente também como corujito ou relé fotocélula, e como automatizar processos de iluminação de ambientes externos de forma fácil.

O que é Relé fotoelétrico? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Resumidamente, o Relé Fotoelétrico é um dispositivo elétrico que otimiza o uso de um sistema de iluminação que só é acionado quando o local está de fato escuro, desligando as luzes com a chegada dos primeiros raios de sol. Sim, essa também é a tecnologia envolvida na iluminação pública das ruas, praças e avenidas e quando o poste deixa de acender a noite ou fica aceso mesmo com o dia claro, é bastante provável que o problema esteja no dispositivo. 

De forma bastante simplificada, o segredo do funcionamento do Relé Fotoelétrico está na presença de um sensor LDR (Light Dependent Resistor) capaz de mudar a resistência elétrica de acordo com o nível de luminosidade que chega até o sensor, mudando a resistência elétrica é acionado uma bobina que por meio de magnetismo aciona ou desliga as luzes. 

O Relé fotoelétrico é para uso caseiro?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Exemplo de iluminação externa que fica facilitada com relé fotoelétrico

A resposta é mais ou menos, já que apesar de não ser difícil de instalar, o recurso é pensado para ambientes externos amplos com muita iluminação como jardins, quintais grandes, mas também áreas externas de condomínios residenciais e comerciais e para iluminação pública de estradas, praças ruas e avenidas, porém existem sim modelos pensados para o consumidor final que pretende automatizar alguns processos de iluminação externa. 

Outra vantagem é que a instalação do relé fotoelétrico pode ser feita junto a um interruptor, assim, enquanto o interruptor do relé fotoelétrico estiver ligado, ele funcionará de acordo com a sensibilidade do sensor da iluminação do local, podendo não funcionar quando o interruptor estiver desligado. Tal configuração é ideal para empresas que não funcionam todas as noites ou para moradores de residências que podem viajar e desativar o sistema de acionamento das luzes. 

Entre os pontos a se observar em um relé fotoelétrico podemos destacar a potência que nos modelos residenciais costuma ser de 1000w, logo consulte um eletricista para saber qual corrente elétrica máxima seu Relé suporta. Outros detalhes é atentar para a posição em que ficará instalado, já que a incidência ou ausência de luz solar no sensor são os fatores determinantes para o posicionamento, assim como o sensor LDR não deve receber luz direta das lâmpadas acesas. 


Aqui no Promobit você encontra as melhores ofertas em casa e construção e pode economizar ainda mais em suas compras com cupom Leroy Merlin.