Batalha dos smartphones: aumento das vendas no Brasil, liderança da Samsung e invasão chinesa
De acordo com a empresa de consultoria Gartner, apenas Brasil e China registraram crescimento de vendas entre os 5 maiores mercados do mundo.
Conteúdo da página
Indo em direção oposta aos números mundiais de vendas de smartphones, o Brasil registrou aumento no número de aparelhos comercializados no segundo trimestre de 2019, com cerca de 1,3% de aumento em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Gartner, empresa internacional de pesquisa e consultoria de mercado o mercado brasileiro foi o que mais cresceu entre os 5 principais mercados de smartphones do mundo.
O aumento registrado por aqui vai no sentido oposto ao que acontece no mercado mundial, já que durante o mesmo período as vendas globais de smartphones apresentaram queda de 1,7%. Outro país que registrou crescimento foi a China com 0,5% e manteve-se na liderança do mercado global.
A fabricante que mais vende smartphones no mundo continua sendo a Samsung com 75,11 milhões de aparelhos vendidos no período de medição entre abril e junho, registrando crescimento de 3,8% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
Mas foi a fabricante chinesa Huawei a que apresentou o maior crescimento no período com 17% a mais de vendas registradas em comparação ao mesmo trimestre de 2018, saindo de 49,87 milhões de unidades vendidas para 58,06 milhões de unidades. Apesar do recente desgaste internacional da marca com o governo americano, a Huawei aumentou a distância para a Apple e manteve-se ainda mais firme no segundo lugar em vendas.
Marca | Total de vendas |
Samsung | 75,11 |
Huawei | 58,06 |
Apple | 38,52 |
Xiaomi | 33,19 |
Oppo | 28,02 |
A Apple que manteve-se em terceiro lugar, mas com queda de volume total de 14%, sendo responsável por 10.5% das vendas globais. Entre as hipóteses apresentadas pela Gartner para justificar a queda de desempenho está a baixa inovação dos atuais iPhones quando comparados a linhas anteriores dos smartphone da empresa.
Batalha pela mente dos consumidores
Ao analisarmos o volume de buscas dos modelos topo de linha de Samsung, Apple, Xiaomi e Huawei durante o segundo trimestre de 2019 no Brasil é possível perceber a liderança disparada da Samsung representada por seu atual modelo premium, o Galaxy S10. Mas também o crescimento das fabricantes chinesas no mercado nacional, com destaque para a Xiaomi.
Atualmente a Apple comercializa o iPhone XS e XR, e ao realizar as buscas apenas pelo termo “Iphone X” o aparelho da marca permanece em segundo lugar durante a maior parte do tempo, mas é superado pelo termo “P30 pro”, celular premium da Huawei no dia 17 de maio, data do início das vendas do modelo no Brasil e entra em um período de de empate técnico com o termo “Mi9”, modelo topo de linha da Xiaomi a partir do dia 10 de junho (chegada da marca chinesa ao Brasil) até o dia 15 de junho.
Observando os dados globais de vendas divulgados pelo Gartner e o volume de buscas no Brasil pelos celulares mais avançados das empresas que mais vendem no mundo, já que a Apple não fabrica aparelhos de entrada e intermediários, é possível constatar a manutenção da Samsung como líder de mercado também por aqui e a presença cada vez maior das marcas chinesas que devem entrar de vez na briga pela preferência do consumidor nacional, principalmente nas compras de fim de ano, como Black Friday e natal.
As melhores promoções de celulares você encontra no Promobit. Os principais modelos das melhores marcas podem sair ainda mais baratos usando o cupom Americanas.