CES 2021: o que de melhor aconteceu na feira de tecnologia?
De telas que enrolam a máquina de fazer batom, confira os anúncios mais incríveis e curiosos da CES 2021
Conteúdo da página
Realizada tradicionalmente na cidade de Las Vegas durante o mês de janeiro, a CES (Consumer Electronics Show), principal feira de tecnologia de consumo do mundo teve que se adaptar ao cenário atual e aconteceu de forma remota. Isso não impediu que as fabricantes anunciassem futuros produtos e alguns conceitos que podem nem chegar ao mercado, mas nortear a criação de novos aparelhos. Confira o que de melhor aconteceu na CES 2021.
Notebook com tela dupla e monitores para videoconferência
Entre as novidades em notebooks, a Asus apresentou novos modelos com tela dupla, os novos dispositivos DUO da linha Zenbook: o Zenbook Pro Duo 15 Oled com tela Oled e 15 polegadas e o Zebook Duo 14, ambos com o screenpad que na verdade é uma segunda tela para o notebook e que agora fica localizado entre o teclado e a tela principal. Segundo a Asus o screenpad aumenta a produtividade já que possui suporte a programas como Photoshop, Lightroom e After Effects.
Enquanto o Zenbook Duo 14 visa portabilidade com apenas 1,6 mm de espessura e pesando 1,6 KG o Zenbook Pro Duo 15 OLED é a opção mais parruda, equipado com Core i9, GPU Nvidia GeForce RTX 3070. Os dois notebooks da Asus não possuem previsão de chegada o Brasil

A família GRAM de notebooks da LG também ganhou novos integrantes durante a CES 2021. Os modelos são LG Gram 14, 16,17 e os modelos 2 em 1, 14 e 16. Todos tiverem visual reformulado, possuem tela IPS no aspecto 16:10 e resolução Full HD, processadores de 11° geração e podem ter memória RAM entre 8GB e 16GB.
Ainda na CES 2021 a LG apresentou seu primeiro modelo de monitor com tela OLED e resolução 4K, trata-se do LG UltraFine OLED Pro, modelo de 31,5 polegadas e focado em profissionais de atividades visuais como fotográficos, editores de vídeos e animadores gráficos.
Por falar em monitor, a Dell também apresentou monitores com propostas específicas durante a feira. Destaque para o Dell Video Conferencing Monitor, modelo pensado para chamadas de vídeo, equipado com câmera retrátil de 5 mp e microfone com cancelamento de ruído. A empresa ainda lançou o Dell UltraSharp U4021QW, primeiro monitor do mundo com resolução 5K e tela curva de 178 graus.
Notebooks gamers e máscara gamer
Começando pelos anúncios menos inusitados, a Lenovo apresentou os novos notebooks da sua linha Gamer Legion. Os notebooks Legion de nova geração contam com os novos processadores AMD, melhorias na circulação interna de ar e são equipados com SSD M.2 NVMe PCIe que aumenta a velocidade de leitura e escrita, além de carregar os jogos mais rápido. Os modelos são Lenovo Legion 7, Lenovo Legion 5 Pro e Lenovo Legion Slim .

Além dos modelos Duo, a Asus também apresentou o protótipo de notebook gamer híbrido, o ROG Flow X13 que possui uma dobradiça que permite que a tela gire em 360 graus. Para um notebook gamer as configurações são simples, como a GPU GTX 1650, porém a Asus disponibiliza como “acessório” vendido à parte, o gabinete externo XG Mobile com a GPU RTX 3080. O conceito é poder ter um desempenho mais simples e mais portabilidade e nos momentos de maior demanda usar a GPU externa.
As máscaras devem continuar a fazer parte de nossas rotinas por mais algum tempo e como os produtos gamers estão permeando mais categorias a cada dia, a Razer apresentou durante a CES 2021 sua máscara N95 gamer, com fatores extras como respirador N95 com eficiência na filtragem das partículas do ar de até 95% e todos os clichês relacionados aos produtos para fãs de jogos eletrônicos. Os ventiladores da máscara possuem LEDs RGB e a máscara apresenta design futurista.
TVs com tela transparente e com inteligência cognitiva

Os anúncios sobre TVs na CES 2021 sempre reservam boas novidades e neste ano não foi diferente. Começando pela Panasonic que mostrou para o público sua nova TV OLED JZ2000 com foco em uma melhor experiência junto aos novos consoles. Disponível em versões de 55 e 65 polegadas a JZ2000 apresenta taxa de atualização variável, HDMI 2.1 e alta taxa de quadros. Segundo a Panasonic, seu grande trunfo é o processador HCX Pro AI que faz a análise dos conteúdos em tempo real e otimiza as imagens e áudio baseando em uma biblioteca de conteúdo já assimilado.
As atuais TVs da LG já encontram-se entre as melhores opções para os consoles, logo a empresa decidiu divulgar suas novas tecnologias de tela para televisores. Entre elas está o protótipo de TV OLED com tela translúcida. O aparelho que ainda é bastante conceitual apresenta transparências de tela de até 40% e conta com alto-falantes acoplados à moldura.
A Sony também destacou a capacidade dos processadores de suas novas TVs, que possuem o que a fabricante chamou de inteligência cognitiva. De acordo com a Sony, as novas TVs com resolução 4K e 8K da linha XR são capazes de analisar os elementos de uma imagem como brilho, cores e contraste e aperfeiçoá-los pensando no resultado total da imagem, não individualmente como acontece nas inteligências artificiais.
Telas que enrolam e desenrolam

Smartphones não costumam roubar a cena durante a CES, mas em 2021 alguns conceitos apresentados chamaram a atenção, embora ainda pareçam longe de ganhar as lojas físicas e online. Embora não seja conhecida no Brasil por seus aparelhos, a TCL é forte no mercado de smartphones e preparou para a sua apresentação durante a feira um smartphone com tela expansiva. A tecnologia chamada de AMOLED Rollable Display permite que a tela aumente de 6,7 para 7,8 polegadas.
Ainda não é possível saber se a tecnologia vai vingar, mas a LG também está investindo em telas roláveis ou enroláveis para dispositivos mobile. Tanto que durante a apresentação da fabricante coreana a marca exibiu o LG Rollable, conceito de aparelho com tela que desenrola-se para aumentar suas dimensões. Rolando ou desenrolando a tela, o fato é que as duas marcas apresentaram apenas conceitos sem previsão de lançamento oficial até o momento.
Outras novidades
Uma das maiores preocupações de quem tem um bichinho é que ele fuja e não seja mais possível encontrá-lo, mas se depender da TCL essa ânsia pode ficar menor, já que a fabricante chinesa também mostrou durante a CES o TCL MoveTrack, um rastreador de animais de estimação que notifica o usuário quando o Pet sai de uma área delimitada. As vendas do produto no mercado internacional começam em fevereiro.
O robô aspirador caiu nas graças de muita gente em 2020, mas a Samsung pretende elevar o nível da brincadeira nos próximos anos com o Bot Handy, um robô com braço robótico e que através de inteligência artificial reconhece objetos e consegue guardá-los. No exemplo apresentado o robô da Samsung colocou louça suja na máquina de lavar. Apresentado como conceito, o robô está longe de ser lançado como produto, mas já desperta a simpatia por cuidar da louça suja.

Por fim, mas não menos importante, a grife francesa Yves Saint Laurent pretende que você crie suas próprias cores de batom e apresentou o Rouge Sur Mesure, um aparelho que comporta cápsulas de tonalidades de batom para criar suas cores de batom sob medida. As cores podem ser criadas a partir de misturas dos tons vermelho, laranja, nude e rosa. O aparelho conta ainda com aplicativo que identifica a cor da roupa que vai usar para produzir a tonalidade mais próxima entre as milhares de combinações possíveis. O produto já está em pré-venda no mercado internacional por U$299.
As melhores promoções de TV estão no Promobit. Sua nova TV 4K pode ficar ainda mais barata com cupom Submarino ou cupom Americanas.

CES 2023: o que de melhor aconteceu na feira de tecnologia

Óculos de realidade aumentada da Samsung são revelados em vazamento de vídeos conceituais

Apple lança novo iPad Air, iPad de 8ª geração, Apple Watch Series 6 e Apple Watch SE

Xiaomi só para baixinhos: fabricante lança smartwatch infantil MiTu Kids Watch 4X

Confiras as novidades do Galaxy Tab S7, Galaxy Buds Live e Galaxy Watch 3
