Como funciona a garantia da Gearbest?
Saiba quais são os seus direitos ao realizar uma compra na varejista chinesa.
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Pensar na garantia do produto que você está comprando é um passo essencial para aproveitar sua compra o máximo possível, não importa se você está comprando um fone de ouvido para o dia a dia ou um celular. No caso das compras internacionais, fica sempre a dúvida: “como funciona a garantia? Como posso contatar a assistência técnica?”
Enquanto para os produtos comprados em território brasileiro muitas vezes essas informações são fáceis de encontrar (no ecommerce, por exemplo, os varejistas costumam informar sobre a garantia antes do pagamento e até mesmo oferecer garantia estendida), em lojas estrangeiras, como a Gearbest, encontrar essas informações pode ser mais complicado.
Separamos neste artigo os principais pontos que você precisa saber sobre garantia e assistência técnica para os produtos comprados pela loja chinesa, para você conseguir aproveitar as ofertas da Gearbest sem preocupações.
Em caso de problema com a entrega
Como nos explicamos no artigo “O que fazer se sua compra da Gearbest não chegar”, a varejista chinesa oferece algumas precauções que você pode tomar antes de finalizar sua compra.
Primeiro, a Gearbest oferece uma garantia de 180 dias, seguindo as leis chinesas de direito do consumidor. Isso significa que, se o produto não chegar dentro desse período (cerca de seis meses), ou chegar com defeito, eles te enviarão um novo. Alguns produtos, no entanto, não entram nessa garantia, mas eles aparecem devidamente sinalizados na página do site. Aqui no Brasil, outro problema é o atraso dos Correios nas entregas. Nesses casos, você tem até três dias após o recebimento do produto para pedir seu reembolso ou um novo envio. Vale lembrar também que a Gearbest tem novas regras para o envio de produtos ao Brasil.
Para ter certeza de que a loja irá te enviar um produto igual ao comprado caso a sua compra não chegue, peça sempre o seguro da loja na hora de finalizar seu pedido. Pedidos com seguro têm reembolso completo caso a encomenda seja extraviada durante a viagem. Pedidos acima de R$ 100 sem seguro podem não receber reembolso completo caso sejam perdidos (a Gearbest analisa caso por caso).
Em caso de produtos já entregues com algum defeito
Como dito acima, você terá até três dias para entrar em contato com a Central de Atendimento da Gearbest e abrir um tíquete sobre o problema.
É necessário explicar no tíquete qual o defeito apresentado. Lembre-se: quanto mais informações você passar aqui, mais rápido seu pedido poderá ser analisado. Se possível, envie também fotos ou vídeos que mostrem o problema em seu produto.
No final, a loja deverá te fornecer um reembolso pelo produto (a responsável para isso no Brasil é a EBANX, empresa parceira da varejista). O reembolso pode demorar até 45 dias para ser realizado.
E se meu produto quebrar depois da entrega?
Os produtos da Gearbest são oferecidos com um ano de garantia de reparo gratuito, salvo se estiver informado o contrário na página do produto (aqui sempre vale tirar um print antes de realizar sua compra, para garantir). O ano de garantia é contato a partir da data de recebimento do produto pelo consumidor.
Caso você precise enviar seu produto para eles, você deverá arcar com os custos do envio, mas a loja se responsabiliza por pagar o envio do produto consertado de volta para você. É sempre bom lembrar, no entanto, que esse processo pode levar vários meses.
Essa garantia não é válida caso o defeito seja devido ao desgaste natural do produto, ou a mal-uso por parte do cliente. Você também precisa receber autorização da Central de Atendimento antes de enviar seu produto de volta.
Sobre os reembolsos
Os reembolsos são feitos por créditos na sua Carteira Gearbest, atrelada ao seu perfil de compra. Você pode enviar esse dinheiro para sua conta, mas para isso é necessário falar com a Central de Atendimento.
Caso você opte por receber o reembolso por PayPal ou cartão de crédito, o processo pode levar de 7 a 14 dias úteis. A forma de receber o reembolso depende da forma de pagamento escolhida. Conheça as formas que o EBANX reembolsa o seu dinheiro.
E assistência técnica no Brasil?
Se você não quiser ficar meses esperando seu produto voltar da China (e eu suspeito que você não vá querer), você pode optar por procurar uma assistência técnica no Brasil. Mas fique avisado: esse processo é muito mais complicado e será difícil encontrar assistência técnica gratuita, já que poucas empresas têm representantes aqui no país. Além disso, a compra de produtos no exterior não tem amparo nas leis brasileiras.
Algumas fabricantes fornecem suporte por email ou telefone (inclusive em português) para ajudar você a resolver seu problema, mas isso nem sempre é suficiente. Em caso de peças, isso pode ser ainda mais complicado. Nesse caso, pode ser necessário procurar uma assistência não autorizada, mas ai você terá que bancar com os custos.
Algumas empresas, como a Lenovo e a Alcatel, têm assistência oficial no Brasil, então você pode ficar tranquilo se adquirir um produto de uma delas. Só fique preparado para pagar o concerto, já que nem todas aceitam cobrir garantias de itens comprados fora do país.