Campanha - top avon
Promobit Explica

Como funciona o ar-condicionado portátil?

Entenda como funciona o ar-condicionado portátil para entender se o aparelho é realmente uma boa compra para sua casa

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

10 de ago de 2024

0 comentários

Conteúdo da página

    Encontrar maneiras de se refrescar durante os dias de calor intenso normalmente envolve escolher entre duas alternativas: a mais econômica, mas nem sempre eficiente, que é o ventilador, e a opção mais eficaz, que exige um espaço específico para instalação, o ar-condicionado tradicional. Porém, existe uma terceira alternativa que se destaca pela facilidade de instalação e uso – o ar-condicionado portátil. Mas você sabe como funciona o ar-condicionado portátil? Saiba mais abaixo e entenda quais são suas vantagens e desvantagens. 

    Confira quais são os melhores ar-condicionados portáteis para comprar em 2024:

    Philco PAC12000F5 Melhor ar-condicionado portátil
    Hisense AP-12CWBRNPS01 Melhor ar-condicionado portátil custo-benefício
    Midea Springer MPHModelo ecológico e silencioso
    Eos Slim Eap12fMelhor opção compacta e potente
    DeLonghi PAC T 120 EKOpção prática para o dia a dia
    Elgin Eco Cobe Modelo compacto

    Como funciona o ar-condicionado portátil?

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    A instalação do ar-condicionado portátil é bem simples e fácil, bastando apenas conectá-lo em uma tomada e posicionar a mangueira responsável por expelir o ar quente em uma janela ou local adequado. Tendo o aparelho conectado e posicionado no local escolhido, basta apertar o botão de ligar que o ar-condicionado já deverá funcionar normalmente. 

    O aparelho funciona através da refrigeração do ar quente presente no ambiente que ocorre no evaporador do ar-condicionado. Dessa forma o “novo ar” é espalhado no ambiente, enquanto o calor que foi absorvido passa pela mangueira para ir para fora do local. Esse processo de resfriamento é uma das principais diferenças em relação ao ar-condicionado tradicional, já que o evaporador está dentro do aparelho ao invés de ficar posicionado na parte de fora. E apesar do nome portátil, ele ainda depende de ficar em um local que permita a instalação da mangueira para a saída de ar. 

    E mesmo sendo teoricamente menos potente que um modelo tradicional, sua capacidade de resfriamento não decepciona. Os ar-condicionados portáteis costumam ser encontrados em capacidades entre 9.000 e 14.000 BTUs, emitem um ar gelado pouco tempo após ser ligado e consegue manter bons níveis de refrigeração por bastante tempo, apesar de não chegar na temperatura desejada tão rápido quanto um modelo tradicional e nem ter a mesma efetividade em grandes locais. Entretanto, seu gasto de energia é praticamente o mesmo de um ar-condicionado split

    ➡️Aprenda a como calcular o BTU para não errar na escolha de ar-condicionado!

    Vantagens do ar-condicionado portátil 

    Conforme citado acima, uma das principais vantagens do ar-condicionado portátil é a praticidade e a facilidade de instalação e uso em relação a um modelo tradicional, podendo ser feita por praticamente qualquer pessoa. E mesmo não sendo tão portátil quanto o nome pode inferir, ainda pode ser facilmente transportado para ser utilizado em diferentes cômodos – desde que consiga um espaço para instalar a mangueira de saída de ar – tendo inclusive rodinhas na maioria dos modelos portáteis. 

    Desvantagens do ar-condicionado portátil 

    Quanto às desvantagens, podemos citar que a diferença de preço em relação a um modelo tradicional não é tão grande, além do ar-condicionado portátil fazer mais barulho também, já que o motor não fica do lado de fora do local instalado. Apesar de simples, a manutenção periódica de limpeza do filtro de ar e o esvaziamento do reservatório d’água pode acabar sendo um empecilho para algumas pessoas. Seu peso e tamanho também podem incomodar já que o aparelho está longe de ser algo discreto dentro do cômodo que ele ficará. 

    Ar-condicionado portátil é melhor que ar-condicionado split? 

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    De forma geral, se você já possui um modelo tradicional não há um grande motivo para adquirir um ar-condicionado portátil. Pontos como a capacidade de resfriamento mais rápido, o barulho menor e a pouca diferença de preço fazem com que o ar-condicionado split ainda seja uma escolha superior para refrescar sua residência caso as questões relacionadas à instalação não sejam um problema para você. 

    O modelo portátil acaba sendo uma solução prática para cômodos menores, mas justamente para quem não consegue lidar com a instalação do ar-condicionado de parede, seja pelo gasto ou por residir em algum lugar que não permita as alterações necessárias, como quem mora de aluguel. 


    Confira as melhores promoções de eletrodomésticos da internet, e aproveite os cupons de desconto Casas Bahia para economizar ainda mais