Campanha - top avon
Promobit Explica

Como funciona o umidificador?

O aparelho aumenta a umidade relativa do ar no ambiente e traz uma série de benefícios para a saúde. Saiba como funciona o umidificador

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

17 de set de 2024

0 comentários

Conteúdo da página

    O tempo quente e seco é um verdadeiro vilão para a saúde e bem estar. Além dos problemas respiratórios ficarem mais intensos, tem que lidar com a pele e olhos secos e ainda com a dificuldade para dormir. Mas uma solução simples e barata que pode aumentar muito o conforto é o umidificador de ar, aparelho que ajuda a aumentar a umidade do ar em um ambiente. Por isso, descubra como funciona o umidificador, quais as vantagens e como usar o aparelho corretamente.

    Mas antes, confira nossa lista dos melhores umidificadores de ar para comprar em 2024 e não passar tanto sufoco nos dias secos!

    Melhores umidificadores de ar

    Black & Decker Air1000Melhor umidificador para comprar em 2024
    Fisher Price HC115Melhor umidificador para crianças
    G-Tech Allergy Free TimerUmidificador com reservatório de alta capacidade
    Elgin 2 Litros UNZN02N0NAMelhor umidificador custo-benefício
    Wap Air FlowModelo compacto e versátil
    Mondial Comfort Air 6Umidificador de ar econômico 
    WAP Air Flow U2Umidificador de ar 3 em 1
    Elgin Digital InteligenteBoa opção de umidificador para usar a noite
    Ventisol U-04Ideal para ambientes maiores 
    10°Fisher Price HC055Umidificador compacto
    Dica extraUmidificador Lua 3DModelo barato, básico e decorativo

    Como funciona o umidificador de ar?

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    A proposta do umidificador de ar é muito simples. Como o seu próprio nome já diz, ele serve para aumentar a umidade presente no ar naquele ambiente. Basicamente, ele transforma água em vapor e joga no ambiente, como se fosse uma névoa refrescante que hidrata o ar. Esse simples movimento consegue trazer uma série de benefícios para você e sua família ficarem mais confortáveis.

    Já vamos falar quais as vantagens do aparelho, mas antes vamos entender quais os tipos de umidificador de ar e como cada um deles funciona.

    Tipos de umidificador:

    Umidificador Ultrassônico

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O umidificador ultrassônico transforma a água em uma camada fina de névoa fria para aumentar umidade. Para fazer isso, ele conta com uma placa vibratória no interior que utiliza vibrações de alta frequência para quebrar as moléculas de água em partículas minúsculas, que são então dispersas no ar. 

    Este tipo de modelo está entre os mais silenciosos do mercado, por isso é muito procurada para ser utilizado em quartos, principalmente de crianças e bebês. O umidificador ultrassônico também é mais rápido, conseguindo aumentar a umidade do ar em pouco tempo. Além disso, muitos também permitem a utilização de óleos essenciais para praticar aromaterapia e deixar o local mais relaxante. O ponto negativo é que geralmente são mais caros.

    Umidificador a Vapor

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O umidificador a vapor também é conhecido como vaporizador e é bastante popular, por ser mais acessível e ter o funcionamento mais simples. Para você ter ideia de como funciona o umidificador a vapor, ele aquece a água do seu reservatório até entrar em ebulição e joga esse vapor diretamente no ambiente. 

    Aqui a desvantagem é que a névoa sai quente e pode ajudar a esquentar o local. Mas isso também pode ser uma vantagem nos dias frios, já que o vapor quente pode ajudar a aquecer levemente o ambiente. Ele também pode fazer mais barulho e o consumo de energia é maior, já que o processo de aquecimento da água consome mais energia em comparação com os umidificadores ultrassônicos.

    Umidificador Evaporativo

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O umidificador evaporativo funciona de uma forma diferente dos outros dois. Ele não utiliza vibração e nem calor para produzir a névoa. O modelo simplesmente possui um filtro umedecido com água e um ventilador sopra o ar úmido. A água do filtro evapora e é misturada ao ar, aumentando a umidade do ambiente. Este tipo é muito comum aparecer em climatizadores.

    Entre as vantagens estão o funcionamento silencioso, evaporação natural e consumo energético reduzido. Como não utiliza aquecimento, não promove a proliferação de bactérias e fungos, sendo uma boa opção para pessoas com alergias respiratórias. A desvantagem é a manutenção que precisa ser feita em uma intensidade maior.

    Vantagens do umidificador de ar

    • Melhora a saúde respiratória: O ar úmido ajuda a hidratar as vias respiratórias, aliviando sintomas das doenças mais comuns em épocas secas, como resfriado, gripe, sinusite, rinite e tosse seca.
    • Protege a pele e os olhos: A umidade ajuda a prevenir o ressecamento da pele e dos olhos, diminuindo irritações e desconfortos.
    • Melhora o sono: A respiração fica mais fácil em um ambiente úmido, o que por consequência contribui para um sono mais tranquilo e reparador.
    • Alivia alergias: O umidificador ajuda a reduzir a quantidade de poeira e outros causadores de alergias no ambiente, proporcionando alívio para quem sofre com alergias respiratórias.
    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Como usar o umidificador corretamente?

    O primeiro ponto é saber qual tipo é seu umidificador e quais os cuidados deve ter com ele. Basta observar as orientações do fabricante no manual, na caixa do produto ou mesmo no site oficial. Agora, que já sabe como funciona o umidificador, confira algumas dicas para tirar o máximo proveito do seu aparelho.

    • Confira a distância e altura: Mantenha o umidificador de ar a pelo menos 1 metro de distância de pessoas e objetos para que a névoa não vá diretamente. Em relação a altura, tente não deixar abaixo de 1 metro e se possível no centro do ambiente. Isso vai garantir que a névoa se espalhe melhor.
    • Evite superfícies perto: Não coloque seu umidificador de ar próximo a paredes e móveis, pois a umidade excessiva pode acabar causando mofo.
    • Mantenha limpo: Limpe o reservatório e as partes do umidificador com água e sabão neutro pelo menos uma vez por semana. Você também pode utilizar uma mistura de vinagre e água para remover qualquer acúmulo de minerais ou bactérias. Se o seu umidificador tiver filtro, troque-o conforme as instruções do fabricante.
    • Fique de olho na quantidade correta de água: Todos os aparelhos possuem níveis indicadores da capacidade mínima e máxima do reservatório. Sempre respeite a marcação para evitar vazamentos ou que seu aparelho seja danificado.
    • Qualidade da água: Utilize água filtrada ou destilada para evitar o contato de minerais no aparelho e no ambiente.
    • Nível de umidade: O ideal é manter a umidade relativa do ar entre 40% e 60%.
    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Quantas horas o umidificador pode ficar ligado?

    Isso vai depender de alguns fatores. Em ambientes maiores, pode ser necessário um tempo de funcionamento mais longo. A capacidade do reservatório e a potência do aparelho também influenciam o tempo de funcionamento. Em regiões com o clima mais seco, ele também precisará funcionar por mais tempo.

    De forma geral, entre 3 a 4 horas, geralmente, é o suficiente para deixar o ambiente mais confortável e com a umidade relativa do ar na medida certa. A umidade excessiva pode favorecer o crescimento de mofo e ácaros, prejudicando a saúde, conforme citado anteriormente, a umidade relativa deve ser mantida entre 40% e 60%.

    Caso você queira ficar o umidificador ligado por muitas horas, quando for dormir, por exemplo, basta tomar alguns cuidados. Mantenha o aparelho na intensidade mínima e deixe uma porta ou janela entreaberta para que o ar possa circular e evitar o excesso de umidade.


    Aproveite nossas promoções de umidificador e climatizador de ar e use um cupom de desconto para pagar mais barato!