Como saber se um tênis é original?
Separamos dicas sobre como saber se um tênis é original para você fugir da pirataria e garantir um produto confortável, de qualidade e que dure muito tempo.
Conteúdo da página
Tênis de marcas mais caras, como Adidas, Under Armour, Nike e New Balance são extremamente duráveis e muito procurados por quem quer mais conforto na caminhada, corrida ou prática de atividade física. Porém, essas marcas e tantas outras não escapam da pirataria e do comércio ilegal, quando é realizada a compra e venda de uma réplica falsificada, com material e características diferentes e inferiores do original, geralmente com preço mais barato do que o comum. Por isso, separamos dicas sobre como saber se um tênis é original para você garantir o melhor produto dentro da lei.
Problemas dos calçados falsificados
As principais fabricantes de tênis, seja para uso casual ou para diferentes modalidades esportivas, são criadas e desenvolvidas com tecnologias que acrescentam conforto, boa performance para a atividade que pretende fazer e comodidade para diferentes tipos de pisada e com variações de intensidade. Ao optar por calçados alternativos ou réplicas, toda a parte de conforto é deixada de lado, podendo ocasionar em dores e incômodo ao usar por longos períodos. O problema é acentuado no caso dos tênis esportivos, já que a carga de intensidade de uso é maior, abrindo a possibilidade para lesões e machucados.
Como identificar um tênis que não é original?
Repare nos detalhes da caixa
Quando compramos um tênis pela internet, logo após retirá-lo da embalagem, já conseguimos reparar na caixa de papelão, que contém informações importantes para saber se o tênis é original. Aliás, alguns tênis falsos costumam, às vezes, nem vir em caixas, mas em sacos plásticos, o que já é uma característica para um produto falsificado. Além disso, as caixas originais das marcas são bem resistentes, enquanto às falsificadas são apenas coladas rapidamente.
Repare no logo e na etiqueta
Para saber se o tênis que você comprou é original, depois de retirá-lo da embalagem está na hora de reparar no produto, principalmente no logo e na etiqueta. Os logos das marcas oficiais geralmente ficam na mesma posição e ângulo, por isso, se você tiver um tênis antigo da marca em casa, pegue-o e compare. Veja se alguma letra ou símbolo não está ao contrário ou espelhado. Compare também o tamanho do logo original no calçado com o que você acabou de comprar.
Confira os materiais e o conforto do tênis
Depois de observar a embalagem e o material, veja se o tênis é original colocando-o no pé e provando-o. Tênis falsos, geralmente, têm menos tração e uma pisada não tão confortável, lembrando bastante o plástico um pouco duro.
Além disso, se pensarmos na cor, veremos que os tons podem ser ligeiramente diferentes quando um modelo é falsificado e quando é original. Como os calçados de marcas como Nike e New Balance são feitos com couro legítimo, eles têm a cor mais acinzentada do que os falsificados, que na maioria das vezes são produzidos com couro sintético. Você também pode prestar atenção no cadarço, porque os de tênis originais são mais compridos do que os falsos, que geralmente não entram em todas as fendas do cabedal.
Verifique o preço
Por fim, também é necessário observar o preço do produto e verificar se não está barato demais. Embora a gente esteja acostumado a ver preços realmente mais baixos na Black Friday ou em outras datas de promoção e consumo do tipo, procure sempre comprar em sites de lojas ou marcas confiáveis.
Você também pode utilizar o Promobit, a nossa plataforma de promoções e descontos, para isso. Aqui, reunimos as melhores ofertas de tênis de lojas seguras. Antes de ser aprovada, cada oferta é analisada por uma equipe de especialistas que verificam se o preço do produto está realmente baixo e se a loja é confiável.
Veja se o modelo consta no site oficial da marca
Para você não descobrir que seu tênis pode ser falso somente depois de comprá-lo, existem duas dicas que você pode seguir: a primeira é ver se o modelo existe no site oficial da marca: se a cor e o design são os mesmos. Depois, uma dica que parece óbvia, mas que em alguns momentos não nos atentamos, é fazer a compra de um tênis somente depois da data de lançamento oficial divulgada pela marca. Se o modelo foi anunciado, mas ainda não colocado no mercado, os que existirem antes com certeza serão falsos.
Não se esqueça do seu direito de troca
Depois de realizar qualquer compra pela internet, você pode solicitar a troca do produto se não tiver gostado dele e, claro, se você desconfiar que ele é falso. O prazo para isso acontecer são sete dias após a compra, então se você realmente não gostar do tênis e estiver receoso, pode pedir para devolver. Contudo, esse tipo de troca não possui normas específicas em lei, então você precisa conferir a política de troca da loja, que deve ser integralmente cumprida.
Agora que você já viu nossas dicas sobre como saber se um tênis é original, não se esqueça de aproveitar nossas promoções de calçados femininos e promoções de calçados masculinos. Use um cupom Americanas para o preço abaixar ainda mais!