Conheça a Huawei, gigante chinesa de celulares
A companhia chinesa acaba de se tornar a segunda maior fabricante de smartphones do mundo. Saiba mais sobre ela!
Conteúdo da página
A China é onde estão as maiores fabricantes de celulares do mundo, com várias empresas concorrendo no mercado e com nomes bastante conhecidos no Brasil, como Apple e Samsung. No segundo trimestre de 2018, a Huawei foi uma das fabricantes chinesas mais citadas na imprensa brasileira por ter passado a Apple em número de smartphones fabricados, ficando atrás apenas da sul-coreana Samsung.
A Huawei produziu mais de 54 milhões de unidades e subiu sua fatia no mercado de 11% para 15,8%, enquanto a Apple manteve 12,1% do mercado. O Brasil também é um mercado consumidor da empresa chinesa, que tem fãs no país mesmo sendo necessário importar os aparelhos. Este ano a empresa também ganhou os holofotes quando os Estados Unidos acusou a empresa de permitir graves falhas de segurança em seus aparelhos.
Mas qual é a história da gigante chinesa e porque ela tem conquistado tanto mercado?
Quem é a Huawei?
A Huawei foi fundada na província de Guandong, na China, em 1987, e desde então vem trabalhando com a produção de artigos eletrônicos, principalmente celulares, tablets e notebooks, além de fones de ouvido, roteadores, smartbands e outros aparelhos.
A visão internacional da marca teve seu pico em 1997, quando fechou seu primeiro contrato estrangeiro, em Hong Kong. Um tempo depois, a empresa passou também a comercializar na Índia, Suécia, Austrália, Noruega e vários outros países.
Sua investida no mercado de smartphones começou em 2012 e em 2018 teve uma de suas maiores conquistas, ultrapassando a Apple no número de vendas. Segundo os executivos da empresa, seu principal objetivo agora é investir em pesquisa e desenvolvimento para superar a Samsung e chegar no topo da fabricação de celulares.
A Huawei no Brasil
A empresa também já teve representação oficial no Brasil, chegando por aqui em 2001. No entanto, motivos estratégicos levaram a empresa a sair do mercado em 2015.
Em junho de 2018, a Huawei anunciou que estaria voltado para as terrar brasileiras em uma parceria com a Positivo, marca brasileira que ficará responsável pela importação, distribuição, vendas e suporte técnico da chinesa. O plano da empresa chinesa é focar na venda de aparelhos topo de linha. Em abril deste ano, foi anunciado o retorno da marca ao mercado brasileiro com o lançamento da série Huawei P30 no dia 30 de abril.
Leia também:Huawei voltará a vender smartphones no Brasil
O Brasil é o quarto maior mercado de smartphones, o que explica a escolha estratégica da empresa de tentar resgatar o comércio por aqui, sendo o país também um dos mais relevantes para o mercado de celulares na América Latina. Mas a empresa terá que concorrer com outra chinesa pelo mercado, a Xiaomi, que também está procurando entrar em nosso país com seus produtos.
Principais aparelhos no mercado
Com o lançamento da série P30, será possível comprar os aparelhos da marca diretamente de lojas brasileiras. Ainda não temos informações exatas se outras séries também serão trazidas para a venda por aqui, mas é uma boa aposta de que no futuro mais modelos da marca estarão disponíveis sem necessidade de importação,
Separamos três dos principais modelos da Huawei para você conhecer.
Leia mais:como funciona a taxação de produtos importados?
Huawei P30 Pro
O lançamento destaque da empresa esta semana, o P30 Pro, deve chegar no mercado pronto para disputar com os principais modelos premium. Seu sistema operacional é o Android 9.1 Pie e para rodar tudo certinho ela conta também com 6GB de memória RAM e processadores 2x 2.6 GHz Cortex-A76 + 2x 1.92 GHz Cortex-A76 + 4x 1.8 GHz Cortex-A55. Seu armazenamento interno é de 128 GB, podendo ser expandido com Nano SD até 256GB. A bateria é de 4.200 mAh.
A tela é OLED de 6,47 polegadas e resolução 2340×1080 pixels. Sua câmera deve agradar quem gosta de tirar fotos pelo celular, prometendo uma das melhores câmeras frontais já vistas em um smartphone. São quatro câmeras traseiras juntas, de 40 megapixels, 20 megapixels, 8 megapixels e câmera TOF 3D resolução de 7303×5477 pixels, zoom ótico de 5x e capacidade de gravar vídeos em 4K. A câmera frontal é de 32 megapixels, prometendo também boa qualidade nos selfies. Mas resta saber se realmente será possível tirar fotos da lua com essas especificações.
O preço de lançamento sugerido é de R$ 5.499.
Huawei P30 Lite
Da mesma linha do P30 Pro, o Lite foi pensando para ser mais acessível para aqueles que não fazem questão de tantas especificações potentes, mas ainda querem um bom modelo por um preço acessível.
O aparelho também vem com sistema operacional Android 9 Pie e armazenamento interno de 128 GB (expansível até 512 GB), mas traz 4GB de memória RAM e uma tela um pouco menor, de 6,15 polegadas e resolução de 2312×1080 pixels. Seus processadores são 4x 2.2 GHz Cortex-A73 + 4x 1.7 GHz Cortex-A53.
A câmera também é menos potente, mas ainda é bastante boa se comparada com outras no mercado. Na parte traseira do aparelho, são três câmeras juntas, de 24 MP, 8 MP e 2 MP. Já a câmera frontal é o destaque, com 32 MP. A bateria é de 3340 mAh.
O preço de lançamento sugerido é de R$ 2.499.
Huawei P20
Apesar de ser da última geração da empresa, o aparelho ainda é uma boa opção. Ele funciona com sistema operacional Android 8.0 Oreo e interface personalizada EMUI 8.1, que é bem semelhante ao iOS. Ele conta com tela LCD de 5,8 polegadas com resolução 1080 x 2244 pixels. Sua frequência de bandas compatíveis permite acesso ao LTE 4G, também chamado de 4.5G pelas operadoras brasileiras.
Sua memória interna é de 128GB, o que deve ser suficiente para seu uso cotidiano junto com a memória RAM de 4GB, mas infelizmente não há a possibilidade de expansão de memória, caso isso seja necessário para o seu dia a dia.