Por dentro de um tênis: veja as partes do calçado e suas funções
Conhecer as partes de um tênis vai te ajudar a escolher o modelo mais confortável para o seu tipo de pisada e pé. Veja quais são elas aqui.
Conteúdo da página
Com certeza você já comprou algum tênis esportivo para si mesmo ou para dar de presente, tenha sido ele para bicicleta, corrida ou até uma caminhada simples. Quando foi escolher o modelo, deve ter percebido que, apesar de as cores serem diferentes, a forma dele era quase sempre a mesma. Isso acontece porque, quase que invariavelmente, o que muda no tênis são as tecnologias, não sua estrutura. Para entender melhor sobre isso, confira nosso artigo que explica quais são as partes de um tênis esportivo e suas funções.
Quais são as partes de um tênis?
Algumas partes do tênis estão presentes em todos eles, porque fazem parte de uma estrutura principal, mas outras aparecem somente se o tênis for esportivo, porque são mais específicas. Conhecer cada uma delas ajuda você a entender não só o produto que está comprando, mas a conseguir tirar possíveis dúvidas sobre o calçado desejado.
Cabedal
É a parte “lateral” do tênis, que envolve os pés e fica presa pelos cadarços amarrados e pela língua. É importante que o tecido do cabedal seja respirável para que o pé não fique quente e abafado e prejudique o seu desempenho na caminhada, pedalada ou corrida.
Já se você estiver procurando um tênis mais despojado, para sair, provavelmente não terá problemas quanto à respirabilidade e poderá inclusive, escolher tênis com cabedal quadriculado, colorido ou com outros detalhes.
Palmilha
É uma das partes removíveis do tênis, que dá para lavar separadamente. Elas ajudam pessoas que apresentam desnível entre as pernas ou têm a pisada pronada ou supinada, proporcionando suporte e conforto. Também atuam na absorção do impacto da passada.
Entressola
É um amortecedor colocado entre o solado do tênis e a palmilha. Se o tênis for de solado reto, para o dia a dia, existem grandes chances de a entressola ser de EVA. Já se o tênis for esportivo, provavelmente ela será feita em gel. De qualquer forma, essas placas garantem mais maciez para a pisada.
Contraforte
Na área externa do tênis, contorna o calcanhar e ajuda a manter o pé centrado e estável. Por ser de material resistente e um pouco duro, reduz o risco de torções no tornozelo e pronação exagerada.
Protetor do calcâneo
Calcâneo é o maior osso do pé humano e é ele que dá forma ao calcanhar. Só por essas informações, já fica claro como ele é importante e como é necessário tomarmos cuidado para não machucá-lo. Por isso, os tênis têm uma proteção especial para essa parte do pé, que é onde geralmente também fica uma fita para podermos colocar o calçado com mais tranquilidade.
Solado
O solado é a parte do tênis que fica em contato com o chão. As ranhuras e depreciações nele fazem com que ocorra aderência entre o tênis e o chão, assim evita-se escorregamentos e quedas, seja qual for o tipo de tênis que você comprar.
Biqueira
É a ponta do tênis, que geralmente aparece nos tênis esportivos e chega até a parte de cima da estrutura dele para se tornar visível. Ela é importante para proporcionar e facilitar o impulso na passada ou corrida e assim, ajudar o corredor a manter o ritmo.
Drop
É a diferença de altura entre a base do calcanhar e a planta do pé, ou seja, o “salto” do tênis (neste caso, como se ele fosse uma bota ou sapato mesmo). Quanto menor for o drop, mais vai se parecer com a pisada natural.
Há ainda as outras partes mais conhecidas dos tênis, que não achamos tão necessário nos aprofundar sobre, porque são bastante visuais: a língua, que fica entre os dois lados do cabedal e dá mobilidade ao pé quando está calçado; e o cadarço, que serve para prender os dois lados do cabedal com a língua, justamente, e ajudar o calçado a não sair do pé.
Aproveite nossas promoções de tênis esportivos e de tênis Adidas para comprar o seu! Com um cupom de desconto, você economiza ainda mais!