Disputa no Aliexpress: como abrir, por que e quais as consequências?
Saiba como abrir uma disputa no AliExpress e veja quais são as consequências disso para o seu perfil de cliente do site.
Conteúdo da página
Você já teve problemas com compras feitas no site AliExpress? Abriu ou está pensando em abrir uma disputa no Aliexpress, mas não sabe o que acontece quando você faz isso? Nós te explicamos tudo o que você precisa saber.
Abrir uma disputa é um recurso que pode ser utilizado quando você tem problemas com alguma compra realizada no site. Nesse artigo, iremos mostrar como abrir uma disputa e analisar os prós e contras dessa função.
Por que abrir uma disputa no AliExpress?
A disputa é parte do processo de pedido de reembolso, caso você tenha tido problemas com a compra.
O AliExpress é um site no modelo Marketplace e abriga uma grande quantidade de vendedores que podem ser pessoas físicas, pequenas ou grandes empresas. Esses vendedores negociam seus produtos com intermédio da plataforma.
A disputa é uma solução para os compradores que têm problemas com o produto ou com o vendedor e utiliza essa alternativa para se proteger e evitar prejuízos. Se o AliExpress der ganho de causa na disputa, o dinheiro da compra é reembolsado.
Você pode abrir uma disputa porque o seu produto não foi entregue, porque ele tem características diferentes do que foi anunciado, por apresentar danos ou não funcionar, porque a quantidade é diferente da que foi adquirida ou porque a caixa chegou vazia.
Como abrir uma disputa do AliExpress?
Antes de fazer a abertura da disputa, é recomendado entrar em contato com o vendedor, pois em muitos casos, isso já é suficiente para solucionar o problema. Para isso, é só entrar nos detalhes do pedido e clicar em Contato Vendedor. Lembre-se que as conversas são sempre em inglês.
Toda compra feita no site tem um prazo de proteção ao consumidor. A abertura de disputa só pode ser feita dentro desse prazo, por isso atente-se a ele. Caso esteja acabando, solicite mais prazo. Essa informação encontra-se no status do seu pedido.
Para abrir uma disputa, basta seguir esses passos:
- Acesse o site aliexpress.com e faça login na sua conta;
- Aponte o cursor do seu mouse para a opção ”Minha Conta” e clique sobre “Meus pedidos”;
- Localize o pedido que apresentou problemas e para o qual você registrará a abertura de uma disputa;
- Clique no botão “Abrir disputa” ou “Open dispute”;
- Será aberto um questionário que deverá ser preenchido com as informações sobre o problema do pedido;
- O site vai perguntar se você deseja devolver a mercadoria. Em casos, onde o produto veio com problemas, clique em “Não”, pois você terá que pagar as taxas de envio que, muitas vezes, excedem o valor da compra;
- O campo de descrição por extenso deve ser preenchido em inglês. Nele podem ser inseridas fotos e até vídeos. Isso é importante para esclarecer o problema;
- Ao terminar o preenchimento do formulário, clique em “Enviar”.
Após isso, o vendedor terá um prazo de 5 dias para responder a disputa e negociar diretamente com você uma solução. Caso ele não se manifeste, o site fará o encerramento da disputa por conta própria, decidindo se você tem ou não direito ao reembolso.
Em caso positivo, fará o estorno do valor da compra na fatura do seu cartão de crédito ou na conta EBANX, se a compra tiver sido paga pela opção de boleto. Você receberá e-mails do AliExpress informando sobre a forma de recuperação do dinheiro.
Quais as consequências da abertura de disputa no AliExpress?
A abertura de uma disputa ajuda a resolver problemas com compras feitas no site e ter o dinheiro de volta. Mas, isso também pode implicar na diminuição do seu nível de comprador no site.
Por isso, o mais indicado é sempre tentar uma conversa com o vendedor para solucionar o problema é só abrir a disputa em casos em que ele realmente não concordar ou simplesmente não responder.
Se você gosta de comprar no AliExpress aproveite os cupons do Promobit.