Campanha - top avon
Promobit Explica

Disputa no Aliexpress: como abrir, por que e quais as consequências?

Saiba como abrir uma disputa no AliExpress e veja quais são as consequências disso para o seu perfil de cliente do site.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

5 de jun de 2021

0 comentários

Conteúdo da página

    Você já teve problemas com compras feitas no site AliExpress? Abriu ou está pensando em abrir uma disputa no Aliexpress, mas não sabe o que acontece quando você faz isso? Nós te explicamos tudo o que você precisa saber.

    Abrir uma disputa é um recurso que pode ser utilizado quando você tem problemas com alguma compra realizada no site. Nesse artigo, iremos mostrar como abrir uma disputa e analisar os prós e contras dessa função.

    Por que abrir uma disputa no AliExpress?

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    A disputa é parte do processo de pedido de reembolso, caso você tenha tido problemas com a compra.

    O AliExpress é um site no modelo Marketplace e abriga uma grande quantidade de vendedores que podem ser pessoas físicas, pequenas ou grandes empresas. Esses vendedores negociam seus produtos com intermédio da plataforma. 

    A disputa é uma solução para os compradores que têm problemas com o produto ou com o vendedor e utiliza essa alternativa para se proteger e evitar prejuízos. Se o AliExpress der ganho de causa na disputa, o dinheiro da compra é reembolsado.

    Você pode abrir uma disputa porque o seu produto não foi entregue, porque ele tem características diferentes do que foi anunciado, por apresentar danos ou não funcionar, porque a quantidade é diferente da que foi adquirida ou porque a caixa chegou vazia.

    Como abrir uma disputa do AliExpress?

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Antes de fazer a abertura da disputa, é recomendado entrar em contato com o vendedor, pois em muitos casos, isso já é suficiente para solucionar o problema. Para isso, é só entrar nos detalhes do pedido e clicar em Contato Vendedor. Lembre-se que as conversas são sempre em inglês.

    Toda compra feita no site tem um prazo de proteção ao consumidor. A abertura de disputa só pode ser feita dentro desse prazo, por isso atente-se a ele. Caso esteja acabando, solicite mais prazo. Essa informação encontra-se no status do seu pedido.

    Para abrir uma disputa, basta seguir esses passos:

    • Acesse o site aliexpress.com e faça login na sua conta;
    • Aponte o cursor do seu mouse para a opção ”Minha Conta” e clique sobre “Meus pedidos”;
    • Localize o pedido que apresentou problemas e para o qual você registrará a abertura de uma disputa;
    • Clique no botão “Abrir disputa” ou “Open dispute”;
    • Será aberto um questionário que deverá ser preenchido com as informações sobre o problema do pedido;
    • O site vai perguntar se você deseja devolver a mercadoria. Em casos, onde o produto veio com problemas, clique em “Não”, pois você terá que pagar as taxas de envio que, muitas vezes, excedem o valor da compra;
    • O campo de descrição por extenso deve ser preenchido em inglês. Nele podem ser inseridas fotos e até vídeos. Isso é importante para esclarecer o problema;
    • Ao terminar o preenchimento do formulário, clique em “Enviar”.

    Após isso, o vendedor terá um prazo de 5 dias para responder a disputa e negociar diretamente com você uma solução. Caso ele não se manifeste, o site fará o encerramento da disputa por conta própria, decidindo se você tem ou não direito ao reembolso.

    Em caso positivo, fará o estorno do valor da compra na fatura do seu cartão de crédito ou na conta EBANX, se a compra tiver sido paga pela opção de boleto. Você receberá e-mails do AliExpress informando sobre a forma de recuperação do dinheiro.

    Quais as consequências da abertura de disputa no AliExpress?

    A abertura de uma disputa ajuda a resolver problemas com compras feitas no site e ter o dinheiro de volta. Mas, isso também pode implicar na diminuição do seu nível de comprador no site.

    Por isso, o mais indicado é sempre tentar uma conversa com o vendedor para solucionar o problema é só abrir a disputa em casos em que ele realmente não concordar ou simplesmente não responder.


    Se você gosta de comprar no AliExpress aproveite os cupons do Promobit.