Escova rotativa ou prancha para cabelo: qual é melhor?
Verificamos o passo a passo de como se deve usar a escova rotativa ou prancha para cabelo e definimos qual a opção mais prática e assertiva para comprar.
Conteúdo da página
Cuidar das madeixas é um hábito diário, seja com o shampoo ideal ou com um creme para cabelo específico. Para dar mais brilho e maciez, algumas pessoas ainda optam por utilizar uma escova rotativa ou prancha para cabelo, que também servem para alisar e, especificamente a primeira, secar os fios.
Mas, qual dessas opções será que oferece custo-benefício maior? Nós verificamos o passo a passo de como se deve usar esses dois aparelhos e qual é a opção mais prática para dizer se é melhor optar por um ou por outro. Acompanhe nossa análise.
O que é e como funciona uma escova rotativa?
A escova rotativa, também chamada de escova modeladora, é uma opção para quem precisa de praticidade no dia a dia. Ela é cilíndrica, giratória e seca os fios ao mesmo tempo que os modela. Dependendo do modelo, pode ser usada nos cabelos molhados, secos ou úmidos. Isso vai acontecer de acordo com uma potência pré-determinada e uma variação de temperatura que pode ser ajustada na própria escova.
Como vantagem, a escova modeladora é capaz de diminuir o frizz, dar volume e brilho aos fios. Com ela, é possível fazer diversos tipos de penteados e também topetes. O uso da escova rotativa é contraindicado, porém, para pessoas com cabelo crespo, porque os fios podem enroscar, machucar a cabeça e não alisar.
O que é e como funciona a prancha?
Já a prancha para cabelo, que possui área de contato lisa e plana (como uma chapa, literalmente) serve para alisar e dar brilho ao cabelo, mas não para secá-lo (se fizer isso, os fios vão queimar). O efeito liso da chapinha é conseguido por meio do calor, que desidrata e amolece as células mortas de queratina, a proteína que compõe o cabelo. Assim, ao passar pela chapa, os fios se esticam.
Quanto ao brilho, ele é conseguido porque a chapinha também atua na cutícula do cabelo, que contém camadas de escamas irregulares. Com a chapinha em temperatura quente, essas escamas se fecham e formam uma espécie de película em torno do fio, o que reflete a luz com mais intensidade.
Qual a diferença entre a escova rotativa e a prancha?
Além de diferenças visíveis nas formas dos dois aparelhos, também é possível notar algumas outras quanto ao uso. Enquanto a chapinha apenas alisa os fios e dá brilho, algumas escovas rotativas são capazes de secar os cabelos enquanto os alisam. Porém, em ambos os casos o efeito passa após a transpiração do couro cabeludo, a chuva e qualquer outro tipo de contato com a água.
Além disso, a diferença também pode ser vista no preço: enquanto modelos de prancha para cabelo são encontrados em promoção por menos de R$30, uma escova rotativa é mais cara, geralmente custando, no mínimo, em torno dos R$100.
Afinal, qual é melhor: escova rotativa ou prancha para cabelo?
Se você quiser investir em um produto completo e prático, é melhor optar pela escova rotativa. Já se estiver procurando por uma alternativa mais barata e não se importar em ter que tirar o excesso de água do cabelo com uma toalha e com um secador de cabelo antes de passar a chapinha (um processo mais demorado) pode optar por esse produto.
Agora que você já sabe escolher a melhor entre escova rotativa ou prancha para cabelo, aproveite nossas promoções de chapinha e promoções de escova rotativa para comprar a sua! Use um cupom Americanas para pagar mais barato!