Campanha - top banner avon
Comparativos

iPhone 15 ou iPhone 16: em qual investir atualmente?

O modelo mais novo trouxe poucas novidades e apostou em um novo recurso. Será o suficiente para se tornar a nova opção de compra de entrada da marca?

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

22 de set de 2024

0 comentários

Conteúdo da página

    O mercado de smartphones já não é mais tão empolgante em termos de novos lançamentos há algum tempo, algo que impacta até mesmo os principais lançamentos das grandes marcas. E essa questão tende a impactar mais em aparelhos top de linha, já que tendem a beneficiar quem estava de olho no modelo anterior pela eventual queda de preço que uma nova versão traz. Pensando nisso, explicaremos abaixo qual modelo compensa atualmente entre o iPhone 15 ou o iPhone 16, tanto em suas versões base quanto nas versões Plus. 

    Ficha técnica dos aparelhos:

    Especificação iPhone 15iPhone 15 PlusiPhone 16iPhone 16 Plus
    TelaOLED Super Retina XDR, 6.1’’, QHD, 60HzOLED Super Retina XDR, 6.7’’, QHD, 60HzOLED Super Retina XDR, 6.1’’, QHD, 60HzOLED Super Retina XDR, 6.7’’, QHD, 60Hz
    ProcessadorA16 BionicA16 BionicA18 BionicA18 Bionic
    Memória RAM6GB6GB8GB8GB
    ArmazenamentoAté 512GBAté 512GBAté 512GBAté 512GB
    Câmeras traseiras48 MP (Principal); 12 MP (Ultrawide + macro)48 MP (Principal); 12 MP (Ultrawide + macro)48 MP (Principal); 12 MP (Ultrawide + macro)48 MP (Principal); 12 MP (Ultrawide + macro)
    Câmera frontal12 MP12 MP12 MP12 MP
    Bateria3.349 mAh4.383 mAhNão confirmadoNão confirmado
    Dimensões147.6 x 71.6 x 7.8 mm – 171g160.9 x 77.8 x 7.8 mm – 201g147.6 x 71.6 x 7.8 mm – 170g160.9 x 77.8 x 7.8 mm – 199g

    Design e conectividade

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Visualmente falando, cada modelo busca “inspiração” em algum iPhone anterior. O iPhone 15 é praticamente idêntico ao 14, tendo os sensores de câmera na diagonal mas se diferenciando pelo Dynamic Island não estar junto da borda superior. Já o iPhone 16 mantém essa característica do Dynamic Island independente, mas tendo uma traseira mais parecida com o iPhone 12, tendo os sensores enfileirados um em cima do outro em um pequeno bump que não deixa espaço nem para o LED do flash que se posiciona ao lado direito. 

    A traseira de ambos possui um acabamento em vidro e possui pequenas diferenças quanto às cores de cada modelo. Enquanto o iPhone 15 conta com cores mais claras e leves, os novos modelos contam com uma coloração mais intensa e levemente fosca, ainda que não seja exagerada e mantendo um aspecto mais brilhante. 

    Quanto à conectividade e distribuição de botões, os dois mantiveram a porta USB-C na parte de baixo, os controladores de volume na esquerda e o botão de bloqueio na esquerda. Entretanto, o iPhone 16 conta com um novo botão de ação para controlar funções da câmera, algo que foi vendido como uma das grandes novidades da linha. Esse botão permite acionar a câmera para fotos ou vídeos de forma rápida, além de alterar e selecionar diferentes configurações, como a utilização de zoom e outras funções. 

    O botão de fato contribui para uma maior praticidade e rapidez para a utilização da câmera de forma direta, mas passear entre as funções pelo botão é praticamente o mesmo que fazê-lo diretamente pela tela como sempre foi feito, então na prática o novo botão não agrega tanto assim. Os demais aspectos de conectividade como 5G, WiFi 6, Bluetooth 5.3, certificação IP68 e NFC estão presentes em ambos, e todos os aspectos citados neste tópico valem tanto para a versão base quanto para a Plus. 

    Considerando que as poucas diferenças entre eles não apontam para uma superioridade clara, ficando ao gosto do consumidor escolher qual lhe agrada mais, temos um empate nesse quesito.   

    Resultado: Empate

    Tela e som

    Entre todos os critérios do comparativo iPhone 15 ou iPhone 16, tela e som são os que apresentam o principal empate por não ter nenhuma diferença relevante entre eles. Logo, ambos contam com uma tela de ótima qualidade, 6.1 polegadas nos modelos base e 6.7 nos Plus, em um display OLED Super Retina XDR de resolução QHD, mas que infelizmente possuem frequência de apenas 60Hz. Brilho de até 2.000 nits, HDR10, cores DCI-P3, Dolby Vision e Corning Gorilla Glass são características presentes nos 4 modelos. 

    Quanto ao som, eles contam com áudio estéreo com suporte a Dolby Atmos, com 3 microfones que também possuem cancelamento de ruído. Logo, tudo igual entre as linhas. 

    Resultado: Empate

    Desempenho

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O mínimo que se espera em uma nova linha de smartphones top de linha é um desempenho superior em relação a anterior, e isso o iPhone 16 entrega – mesmo que pouco. Enquanto os modelos 15 e 15 Plus possuem 6GB de memória RAM e são equipados com o chipset de 2022, o A16 Bionic (já que o A17 ficou exclusivo para as versões Pro e Pro Max), os iPhones 16 e 16 Plus contam com 8GB de RAM e o processador de 2024 A18 Bionic, que também está presente nos modelos Pro e Pro Max da nova linha. 

    O novo chipset traz não só um desempenho levemente superior tanto em processamento quanto em GPU, como também suporte nativo ao Apple Intelligence, o sistema de inteligência artificial da Maçã que promete recursos como resumo de notificações, identificação de perguntas em um texto e sugestões de respostas para e-mails e mensagens, além de demais funções específicas relacionadas a Siri que são explicadas pela própria fabricante

    Resultado: iPhone 16 e 16 Plus

    Câmeras

    O iPhone 15 quebrou a tradição ao contar com um sensor principal de 48 MP ao invés de 12, e o iPhone 16 manteve o mesmo. E não só na câmera principal, como também na ultrawide que também serve como macro e a câmera frontal de 12 MP, tendo a mesma abertura nas lentes também. Recursos como HDR, vídeos em 4K e estabilização óptica de imagem e zoom em 2x não são surpresa para ninguém ao ter em ambas as linhas, mas o iPhone 16 base e Plus tendem a apresentar resultados superiores majoritariamente por seu hardware mais potente, ainda que igualmente bem otimizado como já é de praxe da marca. 

    As principais qualidades nas imagens feitas pelo iPhone 16 estão no contraste encorpado e bem definido, dando uma maior vivacidade nas fotos, e o fato dos modelos base e Plus não serem tão abaixo dos Pro e Pro Max como acontecia nos anos anteriores. 

    Resultado: iPhone 16 e 16 Plus

    Bateria

    Apesar de não ter sido divulgado oficialmente qual a autonomia de bateria dos novos modelos em mAh, a fabricante o anunciou tendo uma maior vida útil e diversos testes realizados por sites especializados, como o Tom’s Guide, comprovaram que a bateria dos novos modelos é, aproximadamente, 20% maior em relação a linha do ano passado, chegando a durar pouco mais de um dia inteiro sem grandes problemas. 

    Além disso, enquanto o iPhone 15 tinha suporte a carregamento rápido de até 20W, o 16 traz um leve aumento para 25W, que junto a capacidade geral, resulta em um claro vitorioso nesse quesito do comparativo. 

    Resultado: iPhone 16 e 16 Plus

    Preço

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O lançamento de um novo modelo tende a vir junto de uma queda considerável em relação ao anterior, sendo esse o momento que muita gente aproveita para adquirir um novo aparelho da Apple. O preço do iPhone 16 em sua pré-venda está próximo aos 7.800 reais, mais caro que o 15 quando foi lançado no mercado nacional no ano passado. Por outro lado, o iPhone 15 atualmente é encontrado facilmente por 4.800, e os modelos mais baratos do 15 Plus a pouco mais de 6.000. Logo, essa questão da diferença de preço se mantém a favor do aparelho de 2023. 

    Resultado: iPhone 15 e 15 Plus

    iPhone 15 ou iPhone 16: qual comprar em 2024?

    O lançamento do iPhone 16 se assemelha ao lançamento do 14, onde o modelo base não agregava em quase nada, sobrando para os Pro e Pro Max para “carregarem” a linha. Nesse caso, o 16 Plus vem desempenhando um pouco mais esse papel, já que ele foi o principal destaque comercial durante a pré-venda em relação às opções mais avançadas. Mas, seja para o modelo base ou o Plus, o iPhone 15 ainda se mantém como a melhor opção ao colocarmos na balança a diferença de preço para as pequenas evoluções. 

    As novas cores e o botão de ação podem até chamar a atenção de usuários mais específicos, mas nada que realmente compense o valor cobrado. E apesar da diferença nas câmeras, a inferioridade do iPhone 15 fica à mercê de pequenos detalhes que só são notados quando comparados lado a lado. 

    A única diferença relevante que poderia fazer valer a compra é o desempenho que o iPhone 16 apresenta, entretanto, por um preço mais baixo do que foi cobrado na pré-venda dos modelos de 2024 você consegue um iPhone 15 Pro, que é superior tanto no desempenho quanto em outros quesitos. Portanto, entre iPhone 15 ou iPhone 16, seja base ou Plus, para uma experiência de entrada, vá no mais barato. Agora priorizando o poder de fogo para jogos e aplicações mais pesadas, vá no modelo Pro mais barato.

    Aproveite para conferir quais são os melhores iPhones

    iPhone 15 ProMelhor iPhone para comprar em 2024 
    iPhone 15 Pro MaxMelhor iPhone com tela grande
    iPhone 13Melhor iPhone custo-benefício
    iPhone 14 Pro MaxiPhone top de linha “barato”
    iPhone 15iPhone da última linha acessível
    iPhone 14Modelo equilibrado
    iPhone 12Melhor iPhone barato
    iPhone SE 3ª geraçãoMelhor iPhone de botão

    Utilize os cupons de desconto para economizar na compra de seus novos fones de ouvido