iPhone 8 é bom em 2023? Entenda porque não mais
Analisamos algumas das principais características do smartphone lançado em 2017 para saber se ainda faz sentido comprar o aparelho atualmente
Conteúdo da página
Com o lançamento do novo iPhone 15 se aproximando e preço do 14 ainda nas alturas, não é todo mundo que vê a possibilidade de investir um valor tão alto no aparelho. Mas muita gente não abre mão de usar os smartphones da Apple. Por isso, o iPhone 8 ainda é uma opção considerável para boa parte do público, principalmente pelo valor mais acessível. Porém, será que o iPhone 8 é bom em 2023? Analisamos algumas características do aparelho lançado em 2017 para saber se a compra ainda vale a pena.
Compre agora o iPhone 14 na Amazon
Ainda se garante no desempenho?
Para o desempenho, o iPhone 8 vem equipado com o chip Apple A11 Bionic e apenas 2 GB de memória RAM. Já para o armazenamento, o usuário conta com versões de 64 GB, 128 GB e 256 GB, sendo que o armazenamento menor já não é mais tão interessante assim.
No geral, o iPhone 8 é bom e até aguenta algumas coisas durante o uso cotidiano. Contudo, o iPhone 8 já não é vendido de forma oficial pela Apple e não possui o mesmo suporte que aparelhos mais recentes. Com a atualização para o iOS 16.6, os smartphones da maçã ganharam algumas atualizações e novidades no software. Mesmo o iPhone 8 tendo suporte para receber o iOS 16.6, não são todas as novidades que serão suportadas pelo aparelho lançado em 2017. E provavelmente, muito em breve, ele já não será atualizado para versões mais recentes do sistema operacional.
Design ultrapassado

O iPhone 8 é o último modelo da Apple com o famoso botão “home” que também funcionava como leitor de digital. Mesmo sendo um avanço na construção dos modelos, fato é que a retirada do botão nos sucessores agradou muita gente, ao mesmo passo que fez com que outras não gostassem tanto assim da novidade. Inclusive a presença do botão home passou a ser vista como sinônimo de celular ultrapassado por alguns usuários. Mas como muita gente ainda gosta, fica a critério do consumidor decidir se esse é um ponto relevante na hora da compra.
O acabamento é um ponto forte do aparelho. O iPhone 8 possui metal nas laterais e vidro na tampa traseira que conferem ao smartphone um acabamento polido. Já a parte da frente possui bordas bastante generosas, inclusive por conta do botão home, o que acaba diminuindo o tamanho da tela e deixa a aparência um pouco obsoleta em comparação com outros smartphones com bordas bem mais finas.
Tela

Em termos de qualidade, a tela é composta por um painel IPS LCD com taxa de atualização de 60Hz e resolução HD que entrega bons níveis tanto de contraste e brilho, como de fidelidade das cores graças ao recurso True Tone. A tela do iPhone 8 possui 4,7 polegadas, enquanto a do iPhone 8 Plus tem 5,5 polegadas.
Atualmente, esse tamanho é muito pequeno, já que a grande maioria dos smartphones está na casa de mais de 6 polegadas, inclusive modelos da própria Apple. A telinha ainda pode agradar parte do público que gosta de celulares pequenos. Mas este é um ponto considerável para quem gosta de assistir vídeos, jogar ou acha ruim digitar em um teclado virtual pequeno, por exemplo.
Câmeras

Os modelos de iPhone 8 contam com uma câmera principal de 12 MP, enquanto o 8 Plus possui câmera dupla, principal e grande angular, ambas com 12 MP. Já a câmera frontal possui 7 MP. Podem até parecer câmeras simples demais para 2023, mas o iPhone 8 ainda consegue fazer um bom trabalho de processamento de imagens para entregar boas fotos na teoria. Para a gravação de vídeos, na câmera principal é possível fazer registros em 4K e na frontal em Full HD a 30 fps.
Mesmo que consiga fazer fotos e vídeos para as redes sociais ou mesmo para guardar lembranças, alguns usuários têm reclamado constantemente em fóruns de falhas no funcionamento como travamentos e borrões em partes das fotos. Mesmo que não seja nada oficial, esse já pode ser um indicativo do mau funcionamento de algumas partes do sistema operacional para ficar atento.
Bateria é um ponto para ficar de olho
Agora um ponto bastante sensível é a autonomia da bateria, 1821 mAh no iPhone 8 e 2691 mAh no 8 Plus. Para servir de parâmetro, os aparelhos Android já estão na casa dos 5000 mAh. Mas aqui também vale uma ressalva sobre o consumo de bateria nos modelos da Apple.
Não dá para negar que é uma bateria pequena, mas a marca consegue entregar uma autonomia maior do que parece devido a algumas otimizações do sistema. Portanto, mesmo que seja bem menor que aparelhos Android, seu consumo também é diferente.
Mesmo assim, para usuários que utilizam o celular de modo mais intenso, provavelmente a bateria não vai durar o dia inteiro. E como já não é vendido de forma oficial, provavelmente você terá que optar por um aparelho usado, o que pode não ser uma boa ideia devido a saúde da bateria já desgastada. Isso pode fazer com que tenha que fazer mais de uma recarga durante o dia.
Afinal, o iPhone 8 é bom em 2023?
Dito isso, o iPhone 8 não é uma boa opção para se considerar em 2023. Mas se mesmo assim quiser arriscar, o aparelho pode até possuir alguns atrativos caso esteja querendo um modelo mais acessível da Apple. Se estiver custando mais de R$1.000 já não é uma compra tão vantajosa assim, pois alguns recursos estarão ultrapassados em pouco tempo. Melhor investir um pouco mais e adquirir o iPhone 11.
Agora, se o Android não for um problema, é possível encontrar aparelhos intermediários mais interessantes nesta mesma faixa de preço, como o Galaxy M14 ou o Motorola Moto G52, que já vêm equipado com suporte ao 5G.
Não saia sem conferir as promoções de iPhones aqui no Promobit. Aproveitando o cupom Casas Bahia ou cupom Amazon seu smartphone novo pode sair ainda mais barato.
Promoção de Smartphones, Tablets e Telefones, iPhones e mais é no Promobit

Qual iPhone tem a melhor câmera? Modelos soberanos em fotos e vídeos

Como saber se o iPhone é original?

Como comprar iPhone barato: aprenda quais são as melhores maneiras

iPhone 12 vale a pena em 2024? A resposta é não e explicamos o porquê

iPhone 14 é bom? Saiba se o modelo de 2022 compensa atualmente
