Campanha - top banner amazon
Melhores

Melhores celulares para jogos: 10 opções para comprar em 2024

Do Genshin Impact até o Candy Crush, confira a seleção dos dez melhores celulares para jogos para aproveitar seus games mobile em qualquer lugar

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

4 de dez de 2024

0 comentários

Conteúdo da página

    Se engana quem pensa que somente os smartphones gamers são boas alternativas para aproveitar o melhor dos jogos mobile. A maioria dos aparelhos que conseguem rodar bem os games mais pesados não foram desenvolvidos com este intuito, mas possuem componentes poderosos em sua ficha técnica que garantem o bom desempenho durante as jogadas. E se você está querendo elevar o nível e melhorar a experiência durante as partidas, confira uma lista com os melhores celulares para jogos em diferentes faixas de preços. 

    Melhores celulares para jogos

    1iPhone 16 ProMelhor iPhone para jogos
    2Galaxy S24 PlusMelhor Android para jogos 
    3ROG Phone 8 ProMelhor celular gamer do mercado
    4Motorola Edge 50 UltraMelhor Motorola para jogos
    5Nubia Red Magic 9 ProAlternativa gamer custo-benefício
    6POCO X6 ProMelhor Xiaomi para jogos
    7Galaxy S23 UltraSamsung premium de 2023
    8Redmi Note 13 ProMelhor intermediário para jogos
    9Galaxy A55Alternativa de bom intermediário
    10Galaxy A35Bom e barato para jogos

    iPhone 16 Pro 

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Que o iPhone é sinônimo de qualidade e desempenho não é nenhuma novidade. O iPhone 16 Pro é o mais recente da Apple e traz os melhores recursos da fabricante. Então é de se esperar que o modelo tenha muito poder de fogo para executar com facilidade os títulos mais pesados, com gráficas com alta qualidade. Por isso, é o primeiro colocado entre os melhores celulares para jogos.

    Começando pela tela do aparelho, o painel Super Retina XDR OLED de 6.3 polegadas e taxa de atualização de 120Hz, alcança pico de brilho de 1.600 nits e proporciona uma boa experiência para o usuário, com imagens nítidas, rápidas, transições suaves, cores vivas e com bom contraste. Agora, em relação ao seu desempenho, o iPhone 16 Pro tem um conjunto de componentes poderoso em sua ficha técnica, de longe uma das mais potentes do mercado. O processador é o Apple A18 Pro e 8GB de memória RAM, mantendo as otimizações de desempenho dos últimos iPhones.

    E um dos grandes destaques que foi mantido e levemente melhorado é a tecnologia de Ray tracing, recurso de renderização para criar imagens com iluminação e sombras mais realistas utilizada em computadores e consoles da nova geração. Os jogos mobile pesados rodam com muita facilidade no iPhone 16 Pro e ele ainda consegue rodar alguns jogos de videogame, como o Resident Evil Village. 

    Galaxy S24 Plus

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    A atual linha premium da Samsung possui 3 modelos que poderiam perfeitamente estar citados nessa lista, mas o escolhido como um dos melhores celulares para jogos foi o Galaxy S24 Plus por ser bastante equilibrado, tendo basicamente o mesmo desempenho da versão base, mas com uma tela maior e sendo mais barato que a versão Ultra. Logo, seu hardware conta com um processador Exynos 2400, que possui a GPU Xclipse 940 junto a 12GB de memória RAM. 

    Sua tela possui 6.7 polegadas em um painel Dynamic AMOLED de resolução WQHD+, suporte a HDR10+ e cores DCI-P3, com taxa de atualização variável de até 120Hz. Ou seja, além de desempenho, o modelo também proporciona uma boa e dinâmica experiência visual, que serve bem tanto para jogos quanto para usos comuns por também apresentar um ótimo nível de brilho para ser utilizado com tranquilidade tanto em locais abertos quanto em locais fechados. 

    Quanto a sua performance em si, o S24 Plus se mostra um aparelho bem versátil, entregando uma performance estável de 60 fps em média no Fortnite, Asphalt 9, Free Fire e até mesmo no Genshin Impact. Outros títulos como PUBG, Tower of Fantasy e Mortal Kombat ultrapassam os 70 fps em média. E mesmo se tratando de um chipset Exynos, sua variação de temperatura não costuma passar dos 10ºC.

    ROG Phone 8 Pro

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Quem quer usufruir ao máximo de jogos mobile, desde os mais leves até os mais pesados, e pretende investir em um smartphone totalmente voltado a games, o ROG Phone 8 Pro é o modelo ideal. Com 16GB de memória RAM e processador Snapdragon 8 Gen3, o celular gamer da ASUS é a escolha certa para rodar tudo, da melhor forma e por bastante tempo, já que ele conta com o sistema de resfriamento GameCool 8 e bateria de 5.500 mAh. 

    Ademais, sua tela Super AMOLED, de 6,78 polegadas e resolução Full HD+ conta com até 165Hz de taxa de atualização, com sensor de toque de até 720Hz, ou seja, é basicamente o melhor smartphone em relação a tempo de resposta tendo praticamente nenhum input lag.

    Motorola Edge 50 Ultra

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O principal aparelho lançado pela Motorola em 2024 também é um dos melhores celulares para jogos atualmente por apresentar performances sólidas em diferentes jogos. O Edge 50 Ultra conta com um display pOLED de 6.7 polegadas, resolução QHD, suporte a Dolby Vision, HDR10+ e taxa de atualização de 144Hz, mantendo a tradição da marca de entregar ótimas telas no quesito imagem e definição de cores, tendo como destaque no modelo em questão justamente a sua frequência que a torna altamente responsiva e dinâmica. 

    Quanto ao hardware, o Motorola Edge 50 Ultra pode ser adquirido em versões com 12 ou 16GB de memória RAM, com ambas sendo equipadas com o Snapdragon 8s Gen3 como processador, se tratando de um modelo ligeiramente mais simples em relação ao modelo padrão desse chipset presente em outros aparelhos premium, mas que tá longe de ficar devendo no quesito desempenho. 

    Partindo para sua performance, o modelo é capaz de rodar Genshin Impact com os gráficos no máximo a 60 fps, COD Warzone a 90 fps, e talvez seu resultado mais surpreendente que é uma média de 55 fps com os gráficos no alto no CarX Street que é um título famoso por ser mal otimizado e acabar rodando mal até em hardwares potentes.

    Nubia Red Magic 9 Pro

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Os modelos gamers que costumam se destacar entre os melhores celulares para jogos geralmente não são das marcas mais famosas, e aparecendo como uma ótima alternativa dentro do segmento, citamos o Red Magic 9 Pro. O aparelho é equipado com o Snapdragon 8 Gen 3, chipset presente em smartphones top de linha que possui a GPU Adreno 750, e podendo ser adquirido nas variações com 12 ou 16GB de memória RAM. 

    Sua tela fica dentro do padrão de alta qualidade de 6.8 polegadas, em um painel AMOLED de resolução Full HD+ e 120Hz de taxa de atualização. Um grande diferencial do Red Magic 9 Pro em relação aos demais modelos citados é a sua bateria de 6.500 mAh, proporcionando uma autonomia acima da média, junto a um carregamento rápido de até 80W. 

    Se tratando de um celular gamer com essas configurações, é de se esperar que a sua performance seja boa e ele não decepciona, sendo capaz de manter uma média de 60 fps de forma fixa no Genshin Impact, no COD Mobile e no Asphalt 9. Outro destaque do modelo é seu sistema de refrigeração que chega a superar até mesmo o do Galaxy S24 Ultra.

    POCO X6 Pro

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Os celulares POCO seguem sendo referência quando falamos em desempenho, tendo o modelo X6 Pro como o melhor Xiaomi para jogos atualmente, com destaque para alguns títulos mais competitivos. O aparelho conta com uma tela AMOLED de 6.67 polegadas, resolução QHD, suporte a HDR10+, cores DCI-P3 e 120Hz de taxa de atualização. Ou seja, se trata de uma tela com imagens de ótima qualidade, com bastante fluidez e bem responsiva. 

    O seu hardware é composto por 8 ou 12GB de memória RAM, junto ao chipset Dimensity 8300, que se mantém como uma opção potente. Essa combinação é capaz de rodar, praticamente, qualquer jogo mobile, desde os mais leves até Genshin Impact com uma taxa alta de frames por segundo

    Por fim, a cereja do bolo é a sua bateria de 5.000 mAh, com suporte a carregamento rápido de até 67W, permitindo um carregamento completo em menos de 50 minutos. Esse conjunto de fatores em um celular que custa menos de 3.500 reais, faz do POCO X6 Pro um dos melhores celulares para jogos com uma ótima relação custo-benefício.

    Galaxy S23 Ultra

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O principal smartphone da Samsung do ano passado continua sendo uma excelente opção entre os melhores celulares para jogos para comprar em 2024. Mesmo já tendo um sucessor, o Galaxy S23 Ultra também desponta com um custo-benefício mais vantajoso, já que seu preço vem sendo reduzido ao longo dos meses.

    O desempenho fica a cargo do principal chipset de 2023, o Snapdragon 8 Gen2, com 8 ou 12GB de memória RAM. Essa configuração permite que jogos pesados, como Genshin Impact e Asphalt 9, alcancem os 60 frames por segundo com os gráficos na mais alta qualidade.

    Sua tela também tem um alto padrão, um painel AMOLED de 6.8 polegadas, com 120Hz de taxa de atualização e resolução WQHD+. Além de exibir cores de forma detalhada e com vivacidade, a tela do S23 Ultra conta com brilho máximo de até 1.200 nits, permitindo uma boa exibição sob a luz do sol. Sua capacidade de resfriamento não é das melhores, mas também não chega a prejudicar a experiência de jogar por muito tempo. 

    Redmi Note 13 Pro

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Entre os modelos intermediários que possuem um conjunto interessantes para jogos destacamos o Redmi Note 13 Pro, que se mostra um smartphone bastante versátil e com uma usabilidade bastante ampla para curtir os principais games mobile da atualidade. Ele conta com uma tela AMOLED de 6.7 polegadas, resolução QHD, com Dolby Vision, cores DCI-P3 e taxa de atualização de 120Hz, garantindo uma ótima qualidade de imagem junto de uma boa fluidez. Sua bateria de 5.100 mAh com suporte a carregamento rápido de 67W permite um uso intenso por pelo menos um dia inteiro e sem te deixar “preso” à tomada quando precisar carregá-lo. 

    Seu hardware é composto pelo processador Snapdragon 7s Gen2 junto a 8GB de memória RAM, que possibilita não só um desempenho competente para lidar com praticamente qualquer demanda comum do dia a dia, como também lidar bem com alguns dos jogos mais procurados, alcançando uma média de 40 FPS no COD Mobile, 60 FPS no Free Fire, 55 FPS no Asphalt 9 e 80 FPS no Wild Rift, isso sem gastar tanta bateria e esquentando surpreendentemente pouco para um aparelho do segmento.

    Galaxy A55

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Com um design premium que segue o visual do top de linha da Samsung, o Galaxy A55 pode ser considerado um dos melhores custo-benefício atualmente. Ele possui uma bateria dentro da média dos 5.000 mAh e sua tela de 6.6 polegadas, com painel Super AMOLED, resolução Full HD+ e 120Hz de taxa de atualização, garante uma reprodução de cores com alta fidelidade e tonalidade, juntamente com a capacidade de até 1.000 nits de brilho. 

    O hardware do A55 é composto por 8GB de memória RAM, junto ao chipset Exynos 1480 com a Xclipse 530. Essa combinação permite um bom desempenho de forma geral, sobretudo com os mais variados tipos de jogos, incluindo os mais pesados, só não apresentando tanta estabilidade em jogos que exijam muito do hardware, como o Genshin Impact. Mas no Mortal Kombat, por exemplo, o modelo consegue atingir mais de 70 fps com a qualidade gráfica no padrão e 60 fps no COD Mobile com os gráficos no médio.

    Galaxy A35

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Um bom modelo para quem quer pagar um pouco mais barato, com tela de alta qualidade e voltado a jogos não tão pesados é o Galaxy A35. Seu hardware com 6 ou 8GB de memória RAM, aliado ao chipset Exynos 1380 garantem um bom desempenho em games como Mortal Kombat, Free Fire e PUBG Mobile. Mesmo sendo um modelo intermediário, sua tela faz jus às principais características de bons modelos para jogos, como resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120Hz. 

    Não se trata de um aparelho para longas horas de gameplay, mas que não vai fazer feio para quem quer um celular bom e barato para curtir alguns games ocasionalmente.

    Como escolhemos os melhores celulares para jogos?

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    A lista de melhores celulares para jogos tem o objetivo de abranger uma ampla gama de modelos em diferentes faixas de preços, todos capazes de oferecer uma experiência de jogo satisfatória. Desde os modelos gamer e tops de linha, que lidam facilmente com qualquer título, até os intermediários e os celulares de entrada. 

    Contudo, priorizamos aparelhos que também desempenham bem em outras atividades cotidianas, além de jogar. Nossa principal consideração foi encontrar uma combinação equilibrada entre tela de qualidade e especificações robustas de hardware, e avaliar como essas configurações se traduzem em desempenho em diferentes jogos, considerando o custo de cada modelo.

    Qual a importância da taxa de atualização em um celular para jogos?

    A frequência ou taxa de atualização é uma das principais especificações para se atentar em praticamente qualquer tela que será utilizada para jogos, seja em celulares, televisores ou monitores. Como ela corresponde à quantidade de vezes por segundo que a imagem da tela é atualizada, quanto maior for essa taxa, mais fluida e suave ela será exibida. Logo, jogos tendem a se beneficiar disso justamente por proporcionar dinamismo e um realismo a mais em praticamente qualquer tipo de jogo. Portanto, uma tela ter 120Hz de taxa de atualização é praticamente um requisito mínimo para ela ser boa para games. 

    Celular para jogos precisa ter um processador potente?

    O desempenho varia conforme o jogo que você escolher baixar. Títulos renomados, conhecidos por serem mais pesados, como Genshin Impact, geralmente apresentam uma boa performance, com mais de 50 fps, apenas em dispositivos de ponta ou voltados para gamers, que possuem os processadores mais avançados dos últimos 2 a 3 anos. Por outro lado, para jogos menos exigentes ou para aqueles que não se importam com gráficos de alta qualidade, modelos intermediários e até mesmo de entrada podem proporcionar uma experiência satisfatória em jogos como Asphalt 9 e COD Mobile.

    Qual o melhor Xiaomi para jogos?

    Geralmente os modelos da linha POCO costumam ser as opções mais indicadas da marca nesse quesito, com destaque em nossa lista para o X6 Pro que entrega um ótimo equilíbrio entre desempenho, telas e bateria, além de modelos da linha Redmi com o Note 13 Pro e Pro Plus. Os aparelhos top de linha da marca, como Xiaomi 14 e o recém lançado 15, também oferecem uma ficha técnica robusta para lidar com inúmeros jogos exigentes. 

    Celular gamer ou um bom celular para jogos?

    Depende das suas preferências e até mesmo da sua rotina. Um celular gamer será a melhor opção para quem não só deseja rodar diversos jogos com o melhor desempenho, mas também para quem não têm tantas necessidades em um smartphone para além de seu poder de fogo e sua tela e tem o costume de jogar frequentemente. Por outro lado, um celular “comum” que é bom para jogos tende a atender melhor quem joga apenas ocasionalmente, também tendo bons recursos em outras funcionalidades, além de geralmente ter um visual mais discreto e um preço menor.


    Aproveite as melhores promoções de smartphones aqui no Promobit e fique de olho nos cupons de desconto para economizar ainda mais em suas compras!