Campanha - top banner avon
Melhores

Melhor iPhone custo-benefício: 6 opções de destaque

Veja seis opções que podem ser consideradas o melhor iPhone custo-benefício dentro de diferentes necessidades e perfis

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

28 de nov de 2024

0 comentários

Conteúdo da página

    Muitos usuários acompanham de perto o lançamento de novos iPhones para trocar o seu modelo atual por um novo. Já outros consumidores aproveitam a chegada de novas versões para adquirir linhas mais antigas por um preço mais acessível, já que os produtos da Apple costumam ter um preço mais elevado em comparação a outras fabricantes de smartphones. Logo, hoje iremos responder qual é o melhor iPhone custo-benefício para comprar em 2024, indicando 6 opções para diferentes gostos.

    E para pagar ainda mais barato nos produtos desejados, aproveite a chegada da Black Friday 2024 aqui no Promobit para aproveitar ao máximo as promoções e descontos especiais.

    Confira o preço dos modelos recomendados

    iPhone 13Melhor iPhone custo-benefício
    iPhone 12iPhone mais barato
    iPhone 14 ProModelo Pro custo-benefício
    iPhone SE 3ª GeraçãoCusto-benefício com tela pequena
    iPhone 15Modelo recente custo-benefício
    iPhone 16 PlusCusto-benefício com tela grande e maior bateria

    iPhone 13 

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O modelo lançado em 2021 se mantém como o melhor iPhone custo-benefício da atualidade. O iPhone 13 é a opção mais equilibrada para quem busca um bom smartphone Apple sem gastar uma fortuna, apresentando as principais características que se espera de um celular da Maçã: um bom desempenho, um conjunto de câmeras versátil e interessante junto a uma tela de qualidade, por um preço médio de 4.000 reais nos modelos com 128GB. 

    Partindo para suas especificações, sua tela de 6.1 polegadas possui resolução Full HD com tecnologia Super Retina XDR OLED, sendo o primeiro modelo a diminuir o tamanho do notch. Se trata de uma tela com ótima definição, cores vivas e bom contraste, e com suporte a HDR10, apesar de contar com uma taxa de atualização de apenas 60 Hz. Quanto ao desempenho, o A15 Bionic garante uma boa performance mesmo na versão com 4GB de RAM, apresentando uma usabilidade fluida e com poder de fogo o suficiente para rodar jogos como PUBG Mobile e Asphalt 9. 

    Seu conjunto de câmeras, apesar de não ter apresentando grandes evoluções em relação ao seu antecessor, se manteve em alto nível e entregando ótimos resultados. A lente principal de 12MP se destaca pelo detalhamento e por entregar cores bastante fiéis e vivas, apresentando também ótimos resultados em locais com pouca luz com o Modo Noturno ativado. E o mesmo pode ser dito pelas sensores ultrawide e frontal, que também contam com 12MP. Todas voltadas a entregar realismo e atenção aos detalhes. Esse conjunto também permite vídeos em 4K a 60fps. 

    iPhone 12

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Se o melhor iPhone custo-benefício ainda não couber em seu orçamento, o modelo base mais barato talvez seja a escolha. Sendo facilmente encontrado por menos de 3.300 reais atualmente, o iPhone 12 surpreendeu em seu lançamento tanto por fatores positivos quanto negativos, mas ainda é uma opção viável para quem visa economizar ao máximo. E um dos principais motivos que fazem do 12 ainda uma opção viável é ter sido o primeiro a trazer certas características que foram citadas acima no iPhone 13. A primeira delas é a tela, que é basicamente a mesma só que um notch maior. 6.1 polegadas, OLED Super Retina XDR, resolução Full HD, 60Hz, suporte a HDR e True Tone além de alcançar brilho de até 1.200 nits.

    O conjunto de câmeras é bastante similar, apesar de ligeiramente inferior. O conjunto do iPhone 12 também conta com três sensores de 12MP, sendo dois na parte traseira e um na frontal. Por contar com um sensor levemente menor que capta menos luz, a lente principal do iPhone 12 não alcança o mesmo nível de detalhamento de seu irmão mais novo, mas ainda entrega uma ótima definição de cores e uma alta faixa dinâmica. Características essas que também são compartilhadas nas outras duas lentes, com todas filmando em 4K a 60 fps.

    Sendo o modelo mais antigo e mais barato da lista, se trata do iPhone com o desempenho mais limitado entre as cinco opções aqui presentes. O que não significa que ele possua um hardware fraco ou limitado, longe disso, mas que possa ficar um pouco aquém para os padrões de um smartphone dessa faixa de preço. Mas ainda assim, o A14 Bionic será capaz de proporcionar uma experiência tranquila em usos rotineiros, e chegando até a rodar jogos pesados como Genshin Impact, apesar de não ser tão indicado por conta de sua bateria limitada (apenas 2.815 mAh) e um sistema de refrigeração não tão robusto também. Em jogos menos exigentes, a experiência será bem positiva. 

    iPhone 14 Pro

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O modelo 14 Pro se destaca como o melhor iPhone custo-benefício entre os aparelhos do tipo Pro da marca, tendo uma construção robusta e um design sofisticado, junto a especificações mais completas e robustas que são dignas de um modelo Pro, só que sem custar uma fortuna. Equipado com o processador A16 Bionic e tendo 6GB de memória RAM, o desempenho do iPhone 14 Pro “trabalha” muito bem proporcionando fluidez e praticidade para usos comuns do dia a dia, além de lidar bem com uma ampla variedade de jogos. 

    E grande parte dessa boa usabilidade se dá por sua tela Super Retina XDR OLED, de 6.1 polegadas, resolução QHD, taxa de atualização de 120Hz e tendo suporte a HDR10+, além de ter sido o primeiro iPhone (junto do 14 Pro Max) a ter Dynamic Island. Um dos principais atrativos do iPhone 14 Pro é o seu avançado sistema de câmeras. Com uma configuração tripla, que conta com uma lente principal de 48 MP, uma lente ultrawide e telefoto de 12 MP, o aparelho é capaz de registrar fotos com detalhes notáveis, mesmo em diferentes condições de iluminação.

    No que diz respeito a selfies, o iPhone 14 Pro se destaca ainda mais. Sua câmera frontal de 12 MP proporciona ótima clareza, nitidez e níveis de cores por sua eficiência na captação de luz, além de contar com funcionalidades avançadas, como a possibilidade de gravar vídeos em 4K. Essas características o tornam uma escolha excelente para quem curte postar fotos e vídeos um pouco mais trabalhados nas redes sociais.

    iPhone SE 3ª Geração

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    A linha SE também costuma ser uma referência ao falarmos de iPhone custo-benefício, principalmente para quem curte celulares com telas menores e consequentemente mais compactos. No caso destacamos a versão de terceira geração lançada em 2022, que mantém a principal característica da linha de trazer o visual retrô dos iPhones, mas sem abrir mão de muitas características mais modernas. Conforme citado, seu tamanho menor é um chamativo para muitos usuários, possuindo uma tela de apenas 4.7 polegadas em um display LCD IPS de resolução HD+, não sendo indicada para jogar, mas tendo seu charme para usabilidades mais simples e rotineiras. Ainda assim, é uma tela mais simples com imagens que não impressionam. 

    E falando em uma boa usabilidade rotineira, sua única câmera traseira de 12.2MP serve exatamente a esse propósito. Com abertura de f/1.8, HDR e estabilização óptica de imagem, a lente principal permite boas imagens, com baixo ruído, cores sóbrias e bons níveis de detalhes, apesar de ser fortemente dependente de boas condições de luz. Em locais escuros ou de pouca luz, os resultados obtidos tendem a cair um pouco, apresentando cores estouradas em determinados registros. Muito disso se dá ao fato do modelo não contar com Modo Noturno. 

    Mas talvez a maior surpresa positiva seja o seu desempenho, já que o iPhone SE de 3ª Geração é equipado com o A15 Bionic, o mesmo chipset presente no iPhone 13. Logo, desempenho não falta para basicamente qualquer tarefa, seja na utilização de redes sociais, consumo de vídeos ou em jogos leves, intermediários e pesados. Entretanto, seu uso constante em aplicações pesadas acabará esgotando rapidamente sua bateria, já que ela possui apenas 2.018 mAh, a menor da lista. Em compensação, o modelo conta com uma construção digna dos iPhones da linha principal, conectividade 5G e conta com certificação IP67. 

    iPhone 15

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    A linha lançada em 2023 também tem seu espaço entre os melhores custo-benefício para quem mira nos modelos mais atualizados, mas não quer (ou não pode) investir em um modelo com preço de cinco dígitos. O iPhone 15 conta com recursos que se tornaram já característicos dos smartphones Apple. Um deles é a presença do Dynamic Island, recurso presente em todos os iPhones desde o 14 Pro, permitindo ao usuário um uso mais prático ao exibir notificações de apps e permitir alguns usos diretos através do notch. 

    O tamanho de 6.1 polegadas em um painel OLED se mantém, mas com resolução Quad HD, com taxa de atualização de 60Hz e brilho de até 2.000 nits com o HDR ativado, oferecendo uma ótima visibilidade em ambientes externos, além de contar com suporte a Dolby Vision. O desempenho fica a cargo do processador A16 Bionic com 6GB de memória RAM, o suficiente para executar com tranquilidade qualquer ação. O Genshin Impact, jogo mobile famoso por ser pesado, alcança seus 60 fps sem grandes quedas de desempenho com as configurações gráficas no máximo. 

    Achou que ainda teríamos câmeras de 12MP? Achou errado – ou só meio certo – já que sua lente principal conta com 48MP, enquanto as outras 2 lentes se mantém nos 12. Com isso, se trata de um conjunto traseiro que proporciona um alto nível de definição e qualidade de imagem, com a câmera frontal também entregando bons resultados apesar de ser mais dependente de boas condições de iluminação. O conjunto também permite vídeos em 4K.

    iPhone 16 Plus

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    A sexta e última opção de melhor iPhone custo-benefício é o 16 Plus, que “ganhou” seu espaço não só por sua grande tela, mas também por não contar com um preço tão alto considerando o quão recente ele é. Enquanto os modelos base se mantém até hoje com o tamanho de 6.1 polegadas, o 16 Plus possui 6.7 polegadas, em um painel OLED de resolução QHD, suporte a HDR, Dolby Vision e frequência de até 120Hz. O 16 Plus é equipado com o A18 Bionic, proporcionando um alto nível de performance junto a 8GB de memória RAM.

    O iPhone 16 base herdou o conjunto do 15 só aplicando algumas mudanças, e o 16 Plus manteve essas mesmas características. No caso, com o padrão de uma lente principal de 48 MP e outras duas de 12MP, que utilizam não só da força de seu processamento como também do recurso Photonic Engine para alcançar o melhor resultado possível através da remoção de ruídos e a otimização de texturas. E assim como grande parte dos aparelhos da marca, a qualidade da câmera frontal se equipara a da principal. 

    Por fim, a principal qualidade do iPhone 16 Plus junto da tela e do desempenho é a sua bateria, sendo o modelo com maior autonomia entre os cinco citados na lista, tendo 4.674 mAh, o suficiente para pelo menos um dia inteiro de usos rotineiros. É um modelo que não costuma ter tanto destaque quando colocado lado a lado a outros, mas que pode ser uma boa alternativa de entrada na marca. 

    Como escolher um bom iPhone?

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Priorizar as principais necessidades que você possui é o básico para escolher qualquer celular, mas ao focarmos nos aparelhos da Apple, isso deve ser feito com um pouco mais de atenção, já que falamos de produtos com um preço alto e muitas vezes com poucas diferenças ao comparamos certos modelos. Boas telas, um bom desempenho e um bom conjunto de câmeras é o padrão encontrado em praticamente qualquer smartphone da Maçã, então como diferenciar cada um para acertar na compra? Focando em recortes específicos. 

    Já que desempenho não é um problema para praticamente nenhum modelo, se está em busca de um iPhone para jogos, priorize os que têm telas maiores e com taxas de atualização acima de 90Hz. O mesmo pode ser dito para as câmeras. Para registros cotidianos ou voltados a redes sociais de formas mais diretas, os modelos base com conjunto de 12MP entregarão um resultado acima da média, já para trabalhos profissionais e mais detalhados, os modelos Pro e Pro Max terão uma gama maior de recursos e conjuntos ainda mais completos para usos mais complexos. 

    Conseguir equilibrar todos esses aspectos dentro de um preço que você pode pagar é o caminho ideal para acertar na compra de um bom iPhone para o seu perfil, que no caso, foi o método implementado para destacarmos o iPhone 13 como o melhor custo-benefício da atualidade. 

    O iPhone 12 ainda vale a pena?

    Pelo preço correto, sim. Conforme citado acima, o iPhone 12 é o modelo mais barato entre os celulares da Apple que ainda recebem suporte da fabricante e que pode ser uma boa compra para quem nunca teve um iPhone e está considerando migrar para o universo dos eletrônicos da Maçã sem gastar tanto. Mas, considerando suas limitações e o fato de que ele só deve receber mais duas atualizações de software, o iPhone 12 valerá a pena se conseguir adquiri-lo pela faixa de 3.000 reais ou menos. 

    iPhone 64GB vale a pena?

    Não, não vale. Apesar de ser tentador por geralmente terem um preço consideravelmente mais baixo, tanto iPhone quanto qualquer celular com 64GB de memória interna acabará ficando “cheio” rapidamente. Mesmo com a facilidade de se armazenar arquivos na nuvem atualmente, os próprios aplicativos mais comuns de mensagens e redes sociais já podem preencher a memória do celular por completo, contando seu cache e suas constantes atualizações. O mínimo recomendado para uma experiência minimamente boa são 128GB de armazenamento, mas se o bolso permitir, pegue um modelo com a maior capacidade possível.

    iPhone 13 ou iPhone 14, qual o melhor custo-benefício? 

    O iPhone 14 base foi bastante criticado em seu lançamento por ser um aparelho praticamente igual ao 13, já que as novidades da linha ficaram praticamente exclusivas para os modelos Pro e Pro Max. Tendo a mesma tela, o mesmo chipset, praticamente as mesmas dimensões e o mesmo conjunto de câmeras, se diferenciando apenas por ter mais memória RAM. 

    E a atual diferença de preço entre eles é de aproximadamente 400 reais nos modelos com menor capacidade de armazenamento, logo é possível afirmar que o iPhone 13 segue como o melhor custo-benefício de forma geral, mas em casos de promoções que possam diminuir a diferença de preço entre eles, o 14 se torna uma opção mais viável. 

    iPhone 11 e iPhone 12 ainda são custo-benefício? 

    Conforme citado acima, o iPhone 12 ainda é uma opção viável justamente para quem deseja ingressar no ecossistema Apple pelo seu smartphone mais barato que ainda recebe atualizações e suporte da marca, mas caso possa adquiri-lo por menos de 3.000 reais. Já o iPhone 11 acaba não sendo um bom custo-benefício por diferentes motivos, primeiramente por já ter saído de linha fazendo com que só seja possível comprá-lo usado; suas especificações estarem relativamente defasadas para a média de celulares atuais, além de ser um dos modelos que deve parar de receber atualizações no ano que vem.


    Confira também as melhores promoções de smartwatches e smartbands, e aproveite os cupons de desconto para gastar ainda menos