Campanha - top banner samsung
Melhores

20 melhores jogos de tabuleiro disponíveis no Brasil em 2024

Separamos grandes nomes de board games para todas as situações. Confira a lista com os melhores jogos de tabuleiro para se divertir.

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

19 de out de 2024

0 comentários

Conteúdo da página

    Os jogos de tabuleiro são excelentes opções para se divertir em grupo se deseja fazer algo diferente em um encontro com os amigos, familiares ou mesmo para se divertir em uma viagem com outras pessoas. Aqueles que amam esse tipo de jogo ou simplesmente querem ter o primeiro contato, vão encontrar nesta lista os melhores jogos de tabuleiro para aproveitar o momento e se divertir.

    Selecionamos algumas opções para você conhecer e não se esqueça que se algum deles chamar sua atenção, basta adicionar à lista de desejos aqui do Promobit para ser notificado quando entrar em promoção.

    Melhores jogos de tabuleiro

    Separamos nosso ranking por estilo para que você encontre os melhores jogos de tabuleiro para você.

    Jogos de tabuleiro para famílias e amigos

    Jogos de enigmas

    Jogos de tabuleiro para festa/muita gente

    Jogos de tabuleiro para levar na viagem

    Jogos de tabuleiro de estratégia

    Jogos de tabuleiro cooperativos

    Jogos de tabuleiro para famílias e amigos

    Ticket to Ride

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Permitindo que joguem entre 2 a 5 jogadores, tendo de 30 a 60 min de duração e sendo recomendado para maiores de 8 anos, Ticket to Ride é bastante dinâmico e desafiador, ótimo para ser jogado em grupo. É dividido por rodadas em que cada jogador, tendo um turno, precisa utilizar seus recursos para construir a maior linha de trens do mapa e completar os objetivos secundários.

    Esse é o desafio, conseguir construir a maior linha de trem antes do outro jogador, pois as possibilidades de construção de linhas são limitadas, o que o torna bastante estratégico. Esse jogo de tabuleiro possui várias versões temáticas de cidades do mundo.

    Dixit

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Dixit conta com um pacote básico para até 6 jogadores, mas possui expansões que permitem abranger até 12 jogadores ao mesmo tempo.

    As regras consistem em, a cada turno, o narrador da vez vai escolher em segredo uma carta entre 6 da sua mão e dizer uma frase sobre ela, podendo ser um texto ou apenas uma palavra. Usando como base o que foi dito pelo narrador da vez, os outros jogadores terão de escolher uma carta que combine com a frase, sem revelar a sua escolha para os outros. No final do turno, todas as cartas são embaralhadas e reveladas.

    Expondo as cartas, há o momento em que eles precisam votar na carta que eles acreditam ser a correta, a carta escolhida pelo narrador lá no começo da rodada.

    Cada jogador que votar na carta certa ganha um ponto, enquanto o narrador, se tiver pelo menos um voto em sua carta, ganha 3. Porém, se todos os jogadores ou nenhum acertar a carta correta, o narrador não ganhará nenhum ponto e os jogadores ganharão dois pontos cada.

    Ubongo

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Ubongo é aquele tipo de jogo de tabuleiro para quem gosta de correr contra o tempo para sair na frente. O desafio dos jogadores é construir a figura desenhada nas suas cartelas individuais com peças geométricas o mais rápido possível, pois o maior número de pontos virá para aquele que conseguir “encaixar” primeiro as peças no desenho.

    A dinâmica do jogo permite de 2 a 4 jogadores, as partidas têm duração média de 30 minutos e é recomendado para maiores de 8 anos.

    Jogo da vida

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O Jogo da Vida é um clássico extremamente popular, e como o próprio nome já diz, passa por situações onde é preciso construir uma vida. No tabuleiro estão presentes diversos tipos de acontecimentos rotineiros e situações inusitadas envolvendo trabalho, estudos, investimentos, família e outros.

    O objetivo do jogo é se tornar o mais rico possível, conseguir cuidar de todo o seu dinheiro e não falir. Cada jogador, em sua vez, gira a roleta e anda o número de casas correspondente e onde parar, deve seguir as instruções. O objetivo é não falir e ganha aquele se tornar milionário primeiro ou for mais rico ao final, se alguém falir, o jogo termina. As partidas duram em média 60 minutos, pode ser jogado entre 2 a 6 pessoas, recomendado para maiores de 8 anos.

    Jogos de enigmas

    Código Secreto

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    No game Código Secreto há dois times de espiões, um guiará o grupo ou a dupla a acertar o código, dando uma palavra relacionada às cartas do seu time que ajudará a escolher as cartas com as palavras certas para o seu time pontuar.

    Caso a carta escolhida não seja a correta, os pontos podem ir para o adversário ou você pode terminar pulando a próxima rodada. Explicando melhor, o tabuleiro são cartas com palavras como casa e cão, a dica dada ao grupo não pode ser um sinônimo ou uma palavra direta, precisa ser algo, como construção e animal.

    As partidas são bem rápidas, durando cerca de 15 minutos, permite entre 2 a 8 jogadores e é recomendado para maiores de 14 anos.

    Checkpoint Charlie

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Na história alguns gatos estão querendo cruzar um muro e um deles está fazendo isso de maneira ilegal. Pegos, os cães precisam descobrir qual dos gatos é o suspeito de tentar passar ilegalmente para o outro lado.

    Cada jogador escolhe aleatoriamente e secretamente uma ficha que terá dois lados, cada um com uma característica do gato, escolhe um lado e a mantém escondida dos outros jogadores, pois todos estão tentando descobrir quem é o gato e estão competindo para saber quem ganhará.

    Ao longo do jogo, cada jogador vai revelando cartas que indicam os gatos e deve indicar, baseado em sua pista pessoal, se aquele personagem deve ou não ser considerado suspeito. Por isso, cada um precisa prestar bastante atenção nas ações dos outros jogadores e buscar identificar o ponto em comum entre todas as pistas dadas para identificar o gato correto que corresponde a todas elas e é o culpado.

    O Checkpoint Charlie está entre os melhores jogos de tabuleiro, pois é bastante divertido para jogar em grupo e envolve observação, agilidade e dedução. Permite entre 3 a 5 jogadores, recomendado para maiores de 10 anos e tem duração média de 30 minutos.

    Jogos de tabuleiro para festa/muita gente

    Patuscada

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Patuscada é baseado no famoso jogo Cards Against Humanity, ele traz cartas brancas e pretas. Nas cartas pretas, está o começo de uma frase ou uma pergunta. Já nas cartas brancas há possíveis respostas.

    A cada rodada, o líder escolhe uma carta preta de sua mão e a lê para os outros jogadores, que devem escolher cartas brancas para responder à preta, mas em segredo. As cartas, então, são embaralhadas e depois lidas em voz alta. O desafio é fazer a melhor combinação de frase e palavra para convencer o líder da jogada a te dar os pontos pela melhor combinação da rodada.

    O jogo pode ser entre 4 a 20 jogadores, mas a recomendação é que sejam maiores de 18 anos e a duração média da partida é de 30 minutos.

    The Resistance

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Similar ao Among Us, The Resistance é um jogo de blefe em que todos os jogadores são do Time Azul, na teoria, mas alguns jogadores são traidores. Isso é sorteado com cartas, então você não sabe quem é fiel e quem é traidor.

    A cada rodada, os jogadores precisam realizar missões, uma pessoa será responsável por escolher quem participará das missões e, ao mesmo tempo, eles devem deduzir a identidade dos traidores. Ao fim da missão, membros que foram devem definir, secretamente, pelas cartas de sim ou não se a missão foi um sucesso ou fracasso. O time de traidores vence se impedir 3 ou mais missões sejam um sucesso.

    Coup

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Neste jogo, cada jogador recebe duas cartas, cada uma tem um personagem com habilidades próprias, dentro das cinco opções disponíveis, apesar dos personagens poderem se repetir. Definidos os personagens de cada membro, todos guardam suas cartas e não revelam nada.

    Em seu turno cada jogador pode comprar moedas da mesa, usar suas habilidades ou blefar, dizendo que tem uma habilidade que na verdade não tem. Com 7 moedas, você pode eliminar outro jogador, mas os outros participantes também podem duvidar do seu blefe. Se não conseguirem provar seu blefe, a pessoa que acusou o blefe tem um personagem eliminado e assim segue o jogo até restar apenas um participante.

    Pode ser jogado por 2 a 10 jogadores com idade mínima de 10 anos e as partidas são bem rápidas, com duração aproximada de 15 minutos.

    Jogos de tabuleiro para levar na viagem

    Tinco

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Em Tinco, podem jogar de 2 a 6 jogadores que precisam trocar cartas de suas mãos com outros membros até completarem um quinteto de cinco animais iguais. No entanto, existe um medalhão para atrapalhar o jogo, cuja carta, se terminar na sua mão, faz com que você perca pontos.

    Existem também pedaços de um medalhão quebrado que ficam no centro da mesa e fazem com que não basta completar seu grupo de animais, você também precisa garantir, discretamente, seu pedaço e enganar os outros jogadores.  É um jogo que pode render boas risadas durante sua viagem.

    Black Stories

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Cada carta de Black Stories traz uma história, que deve ser lida por uma única pessoa para todos os jogadores em voz alta. 

    Os demais jogadores, fazendo perguntas de sim ou não, devem descobrir os detalhes do que realmente aconteceu naquela história e decifrá-la. Apenas o líder da rodada, pode ler o verso da carta, com a versão completa do que aconteceu. O jogo vem com 50 casos baseados em fatos reais.

    Geomundo

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Para entrar de vez na onda de viagens, Geomundo é um dos melhores jogos de tabuleiro. O jogo ajuda a conhecer vários locais do mundo de um jeito divertido e simples. Geomundo pode ser jogado por 2 a participantes com recomendação mínima de 10 anos de idade.

    Cada jogador pega uma carta com uma bandeira e precisa descobrir qual a localização do lugar. Aqueles que acertarem, podem responder perguntas sobre a localização e a cultura do local descrito na carta que podem incluir informações sobre o clima, vegetação, pontos turísticos e muito mais. Se a resposta estiver correta, você ganha a carta e soma pontos. Além de muito divertido, é um bom jeito de aprender mais sobre o mundo brincando.

    Cara a cara

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Cara a Cara é outro clássico que não poderia ficar de fora dos melhores jogos de tabuleiro. O jogo é indicado para maiores de 6 anos e para 2 jogadores. A dinâmica é bem simples e divertida. Ele vem com dois tabuleiros, com 48 rostos em uma moldura e 24 cartas. O objetivo é adivinhar qual a identidade oculta do seu adversário primeiro.

    Para acertar, cada hora um faz uma pergunta sobre algumas características do personagem para ir eliminando as molduras que não se encaixam dentro daquelas respostas ou dicas. O Cara a Cara possui uma duração média de 10 a 15 minutos cada partida.

    Jogos de tabuleiro de estratégia

    WAR

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Este é mais um clássico que não poderia ficar de fora dos melhores jogos de tabuleiro. WAR é aquele tipo de jogo que você deve tomar cuidado para as coisas não saírem do controle entre os jogadores mais estrategistas. O objetivo é conquistar a maior quantidade possível de territórios, continentes e eliminar seus adversários.

    Pode ser jogado entre 3 a 6 pessoas com idade mínima de 10 anos. Cada um escolhe uma cor e sorteia uma carta com um objetivo. A cada rodada os participantes atacam os territórios de acordo com a sua estratégia para se proteger e se fortalecer, roubando os territórios dos oponentes. O jogo termina quando alguém completar seu objetivo, mas este também é daqueles que a partida pode durar muito tempo. O título possui várias versões temáticas.

    Carcassonne

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Na sua vez, cada jogador coloca uma peça modular em jogo, um pedaço de mapa que pode conter estrada, castelo e campo em diferentes combinações, fazendo assim crescer o mapa.

    Ao adicionar a peça, o jogador pode optar por colocar um meeple, bonequinho, na peça, para controlar as áreas, que podem ser cidade (Cavaleiro), estrada (Ladrão), mosteiro (Monge) ou campos (Fazendeiros) para ganhar pontos. Mas é importante tomar cuidado, já que a quantidade de meeples para se colocar no jogo é limitada.

    Cada jogada consiste em comprar e colocar uma peça nova no mapa até completar a área e pontuar mais que os outros. Pode ser jogado por 2 a 5 participantes maiores de 8 anos de preferência e tem duração média de 45 minutos.

    Pandemic

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Os jogadores devem se unir para evitar que uma pandemia de doenças se alastre pelo globo, como especialistas de diversas áreas, de médico a engenheiro, eles precisam se mover pelo mapa usando suas habilidades para contar o avanço de cada doença, tratando populações infectadas, construindo estações de pesquisa e trabalhando para encontrar a cura.

    Se uma ou mais doenças se espalhar demais, o jogo se encerra sem vencedores. A duração média das partidas é de 60 minutos e pode ser jogado por 2 a 4 jogadores com idade mínima recomendada de 10 anos.

    Azul

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Azul é um jogo que busca relembrar as belezas dos azulejos portugueses e mouros da época medieval. Nele os participantes precisam embelezar o palácio do rei, competindo uns com os outros para serem os melhores artistas.

    A cada turno, os jogadores posicionam peças de azulejos no tabuleiro, ganhando pontos, dependendo de cada posicionamento e se foram feitos padrões. No final, o jogador com mais pontos é aquele que mais impressionou o rei. Com duração média de cada partida de 30 minutos, pode ser jogado por 2 a 4 jogadores.

    Jogos de tabuleiro cooperativos

    Zombicide

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Acrescentando uma opção de jogo de zumbi entre os melhores jogos de tabuleiro, em Zombicide cada jogador participa como um sobrevivente do apocalipse, com habilidades específicas.

    Na hora de começar os jogadores escolhem uma missão do livro de regras ou alguma das inúmeras missões disponíveis online. Monta-se o tabuleiro de acordo com o indicado e então os jogadores devem tentar completar a missão sem serem transformados em um cadáver ambulante.

    Como é um jogo cooperativo, a duração é bem maior, girando em torno de 150 minutos e pode contar com até 6 jogadores.

    MicroMacro: A Cidade do Crime

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Este é um jogo cooperativo muito divertido para testar as habilidades de dedução e investigação. Em um mapa gigante, há várias evidências de crimes onde os jogadores precisam encontrá-las para analisar os suspeitos e as motivações do crime. 

    Todos os jogadores jogam ao mesmo tempo para solucionar os 16 casos com 5 níveis de dificuldade. O mapa é todo preto e branco, com muitos detalhes que escondem as informações. As cartas que acompanham contém perguntas que servem como dicas para direcionar a solução. As partidas duram em média de 30 a 60 minutos e podem jogar entre 1 a 4 jogadores a partir de 14 anos.

    Mysterium

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Mysterium tem uma dinâmica bem simples, com jogabilidade interessante para testar a atenção de todos os participantes. Na partida, há um fantasma que vive em uma mansão antiga misteriosa e os outros jogadores são médiuns que precisam resolver os mistérios do local. 

    No jogo há várias cartas com dicas e imagens abstratas com elementos escondidos que todos devem desvendar para solucionar o mistério. É um dos melhores jogos de tabuleiro para pensar com toda a galera reunida. Pode ser jogado entre 2 a 7 pessoas a partir de 10 anos e dura em média de 30 a 60 minutos.

    Quais são os tipos mais comuns de jogos de tabuleiro?

    Existem muitos tipos de jogos de tabuleiro, mas podemos destacar cinco principais tipos, são eles:

    • Jogos de estratégia: como Catan ou Ticket to Ride, que envolvem planejamento e tática.
    • Jogos cooperativos: Como Pandemic, onde os jogadores trabalham juntos contra o jogo.
    • Jogos de festa: Como Dixit ou Codenames, ideais para grandes grupos.
    • Jogos de cartas: Como Dominion ou Exploding Kittens.
    • Jogos de guerra: Como Risk ou Axis & Allies, focados em batalhas e conquista de territórios.

    Quais são os melhores jogos de tabuleiro para iniciantes?

    Jogos de tabuleiro para iniciantes devem ser principalmente fáceis de aprender as regras e rápidos em duração para que a diversão venha antes do cansaço na tentativa de assimilar a dinâmica. Exemplos de bons jogos de tabuleiro para iniciantes são Ticket to Ride, Carcassonne, Dixit e Codenames. 


    Ficou com vontade de jogar algum desses jogos de tabuleiro? Aproveite também as ofertas de jogos de tabuleiro e cupons Amazon, cupons Americanas e cupons Shoptime para comprar com desconto.