Campanha - mercado livre top banner
Melhores

Melhores monitores gamers para comprar em 2024

Selecionamos os melhores monitores gamer para você ter a melhor performance, seja em campeonatos ou naquelas partidinhas amistosas de fim de expediente.

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

6 de dez de 2024

0 comentários

Conteúdo da página

    Encontrar o monitor gamer perfeito pode ser um verdadeiro desafio, ainda mais quando o objetivo é balancear preço e qualidade. Com o boom dos campeonatos de eSports nos últimos anos, ficou claro que, para se destacar nas competições, é essencial contar com uma taxa de quadros por segundo de altíssimo nível. E isso vale não só para jogos competitivos, como também para títulos single-player focados em história ou em um gameplay imersivo, já que o monitor é o grande responsável por transformar sua experiência de jogo. Por isso, preparamos uma seleção com os 10 melhores monitores gamers da atualidade para te auxiliar no momento da compra, entre modelos intermediários com bom custo-benefício, opções boas e baratas ou até as mais caras e completas. 

    Melhores monitores gamers 

    Samsung Odyssey G40Melhor monitor gamer
    TUF Gaming VGQ1AAlternativa com painel VA e 165Hz
    LG UltraGear GS60F-BCusto-benefício com painel IPS e 180Hz
    AOC Destiny 25G3ZMMelhor monitor barato com 240Hz
    Samsung Odyssey G30 Custo-benefício geral
    AOC Hero G2S/BKMonitor gamer bom e barato
    Dell Alienware AW2523HFConectividade ampla e 360Hz
    TUF Gaming VG32VQ1BTela curva com base ajustável 
    BenQ ZOWIE XL2546XModelo favorito dos profissionais de FPS
    Samsung Odyssey OLED G9Monitor Ultrawide premium 

    Samsung Odyssey G40

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Na primeira colocação buscamos um modelo que equilibre performance e recursos de alto nível para quem deseja investir em um monitor acima de média, mas com um preço não tão elevado para o seu segmento, geralmente custando uma média de 1.500 reais. E o principal destaque dentro desse recorte é o Samsung Odyssey G40, um monitor de 25 polegadas, com resolução Full HD, frequência de 240Hz e painel IPS. Dentre seus recursos destacamos o suporte a HDR10, G-Sync e FreeSync Premium, junto aos modos Eco Saving Plus e Sensor Mode, que ajustam a imagem para reduzir o gasto de energia ou para se adaptar a luz do ambiente, respectivamente. 

    O modelo possui uma porta DisplayPort 1.2, duas portas HDMI 2.0, um USB-A e um conector para fones ou caixa de som. Seu suporte, além de bastante robusto, proporciona uma boa usabilidade no quesito ergonomia, ao permitir ajustar a altura, inclinar, rotacionar ou até utilizar o monitor na vertical. Seus poucos pontos fracos ficam relacionados a seu contraste e definição da cor preta, mas que podem ser ajustados em suas configurações. 

    TUF Gaming VGQ1A

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Se a questão do contraste do modelo acima for um grande ponto negativo e você não vê problema em abrir mão de cores mais vivas e definidas para conseguir um melhor equilíbrio entre desempenho e contraste, o TUF Gaming VGQ1A é a melhor opção para o seu caso. Estando disponível nas opções de 23.8 ou 27 polegadas, ele conta com 165Hz de taxa de atualização, resolução Full HD, painel VA, FreeSync Premium, tempo de resposta de 1ms junto com sincronização adaptativa devido a tecnologia ELMB da ASUS. 

    Seu suporte apesar de ser igualmente robusto, permite apenas ajustes de inclinação da tela, e em sua traseira temos duas portas HDMI 1.4, um DisplayPort 1.2 e o conector para fones de ouvido ou caixas de som. O TUF Gaming VGQ1A aparece justamente como um alternativa ao Odyssey G40 na diferença de painel e por uma faixa de preço similar, apesar de ser levemente inferior de forma geral. 

    LG UltraGear GS60F-B

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Tal qual a Samsung, a LG é sinônimo de boas telas e não poderia ser diferente no mercado de monitores, ainda mais com a marca tendo lançado neste ano o sucessor de um de seus modelos mais populares com pequenas melhorias, e que se destaca como o principal custo-benefício da atualidade. O LG UltraGear GS60F-B se trata de um monitor com painel IPS, frequência de 180Hz, resolução Full HD, com suporte a HDR10, G-Sync e FreeSync por menos de 900 reais. Podendo ser adquirido nos tamanhos de 24 ou 27 polegadas, o sucessor do UltraGear de 144Hz é a principal referência da atualidade de monitor gamer custo-benefício por entregar uma ótima experiência de visualização e desempenho com baixo input lag a um preço acessível. 

    Seu brilho e calibragem de cores podem não fazer frente a modelos mais caros, mas também está longe de ser ruim para o seu segmento, e seu suporte permite apenas um leve ajuste de inclinação, o que o torna pouco versátil. Entretanto, sua parte traseira já possui os furos padronizados para se colocar um braço articulado caso necessite. E falando em traseira, podemos encontrar um DisplayPort 1.4, uma porta HDMI 2.0 e o conector de 3.5 mm para fones. 

    AOC Destiny 25G3ZM

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O AOC Destiny 25G3ZM aparece na quarta posição como o melhor monitor barato com 240Hz. Com uma tela de 25 polegadas e resolução Full HD, ele oferece uma ótima fidelidade de cores para um painel VA, o que é uma raridade em modelos acessíveis. Além disso, com um tempo de resposta de 0,5ms e suporte ao FreeSync Premium, o monitor entrega uma jogabilidade fluida ideal para jogadores de FPS e MOBA que buscam performance e qualidade visual para compor um setup baratin

    Porém, este modelo da AOC não é perfeito, já que a presença de um leve ghosting pode ser um problema em jogos de alta velocidade, afetando a clareza das imagens durante movimentos rápidos. Além disso, seu suporte simples limita os ajustes ergonômicos, podendo não ser ideal para quem busca um monitor totalmente personalizável. Em termos de conectividade, ele conta com DisplayPort 1.2, dois HDMI 2.0 e conector de 3.5mm, o que oferece boa versatilidade para a maioria dos setups, mas não inclui portas mais avançadas como USBs.

    Samsung Odyssey G30

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O quinto modelo foi escolhido por nós do Promobit como o melhor custo-benefício geral, sendo uma ótima escolha para quem busca um monitor que combine desempenho de qualidade com custo-benefício excepcional. Com 144Hz de taxa de atualização e 1ms de tempo de resposta, o Samsung Odyssey G30 se destaca como uma excelente opção para jogos, oferecendo uma exibição dinâmica e precisa, mesmo em títulos de ação rápida. Além disso, seu painel VA e resolução Full HD garantem boa qualidade de imagem, com um equilíbrio perfeito entre nitidez e fluidez.

    Seu design minimalista e sem bordas em três lados torna o Odyssey G30 perfeito para setups modernos, além de ser fácil de integrar em ambientes diversos, seja na horizontal ou na vertical. Entre os recursos extras, destacam-se a tecnologia Flicker Free, que reduz a tensão ocular, e o Eye Saver Mode, que diminui a luz azul, tornando a experiência mais confortável. Para completar, o AMD FreeSync Premium garante uma sincronização adaptativa de alto nível, eliminando falhas e garantindo a melhor experiência de jogo.

    AOC Hero G2S/BK

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Fechando a “leva” de modelos acessíveis entre os melhores monitores gamers temos o AOC Hero G2S/BK, que possui variações de tamanho entre 24 e 27 polegadas e que podemos considerá-lo o melhor bom e barato, já que é facilmente encontrado por menos de 800 reais. Com um painel IPS, resolução Full HD, taxa de atualização de 165Hz e tempo de resposta de 1ms, o modelo acaba sendo ideal para títulos rápidos e dinâmicos. Apesar de seu apelo voltado para o público gamer, o modelo também se sai bem em tarefas do dia a dia, como trabalho e navegação, oferecendo uma experiência geral satisfatória. Ele vem equipado com tecnologias como Flicker Free e AMD FreeSync, que ajudam a reduzir a fadiga ocular e melhorar a fluidez das imagens. 

    Sua base ajustável é um grande diferencial para um monitor barato, permitindo ajustes de altura, inclinação e rotação, além das bordas ultrafinas, que dão um toque mais moderno ao design. No entanto, sua conectividade é um pouco antiga, com duas portas HDMI 1.4, um DisplayPort 1.2 e uma conexão VGA, o que pode limitar a compatibilidade com dispositivos mais novos. Outro ponto a ser considerado é que, embora tenha um bom desempenho geral, as cores não são tão fiéis quanto outros monitores da mesma faixa de preço, o que pode ser um fator negativo para quem busca por cores mais precisas. 

    Dell Alienware AW2523HF

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Partindo para as opções mais caras e de mais alto nível, trazemos o Alienware AW2523HF da Dell como um grande expoente no quesito tempo de resposta e precisão de cores. O modelo conta com 360Hz de taxa de atualização junto a um input lag baixíssimo, o que o credencia a jogos que se beneficiam de ações rápidas. Além disso, por ser equipado com um painel IPS junto a resolução Full HD, este monitor Alienware não abre mão de riqueza visual em prol de performance, exibindo cores ricas e bem definidas com um ótimo ângulo de visão, apesar de não se destacar tanto quanto ao contraste. Recursos como HDR10, FreeSync Premium, G-Sync e AdaptiveSync estão presentes, assim como modos que adaptam a visibilidade e a nitidez ao que está sendo exibido na tela.  

    Sua conectividade faz jus ao preço, com um DisplayPort 1.4, duas portas HDMI 2.0 e dois conectores de 3.5mm. E dois dos pontos mais elogiados do modelo estão em seu design e construção, tendo um visual com características gamer mais modernas e elegantes, junto ao suporte que proporciona uma ótima ergonomia com diferentes ajustes. 

    TUF Gaming VG32VQ1B

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Se você curtiu o modelo acima mas busca uma alternativa similar com uma tela maior e curva, o TUF Gaming VG32VQ1B é um dos melhores monitores gamers para você. Com 31.5 polegadas, resolução QHD (1440p) e 165Hz de frequência são as características principais deste modelo da ASUS para se sobressair entre as opções de mais alto nível. Com suporte a HDR10 e FreeSync Premium ele proporciona uma boa experiência com diferentes tipos de jogos, se valendo de um baixo input lag para títulos competitivos, e somando sua alta resolução e o contraste do painel VA para proporcionar uma experiência mais imersiva em jogos single-player. 

    Com duas portas HDMI 2.0, DisplayPort 1.4 e um conector 3.5mm ele fica dentro “da média” no quesito conectividade, mas fica um pouco atrás em relação ao Alienware no quesito ergonomia. Apesar de também possuir uma ótima e robusta construção, sua posição só pode ser ajustada quanto altura e inclinação, mas não nas laterais. 

    BenQ ZOWIE XL2546X

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Quando procuramos pelos melhores monitores gamers, costumamos dar relevância a modelos que vão bem nos mais variados tipos de jogos. E não que esse aqui não vá, mas se o seu foco é o alto rendimento em nível competitivo em jogos FPS, a melhor opção é o BenQ ZOWIE XL2546X, monitor amplamente utilizado por jogadores profissionais de CS2. Com 240Hz de taxa de atualização e 1ms de tempo de resposta, conta com uma excelente responsividade e fluidez em jogos rápidos. Sua tecnologia DyAc melhora a clareza de imagens durante movimentos rápidos, enquanto a compatibilidade com FreeSync e G-Sync elimina o screen tearing. A tela anti-reflexo e o ajuste de altura proporcionam maior conforto durante longas sessões de jogo, além de permitir uma configuração personalizada para o melhor desempenho.

    Com três portas HDMI 2.0, o monitor oferece boa conectividade, ideal para conectar diferentes dispositivos. No entanto, ele apresenta cores menos definidas e um brilho limitado, o que pode ser uma desvantagem para quem busca uma experiência visual mais vibrante. Apesar dessas limitações, esse modelo da BenQ se destaca como uma excelente escolha para quem busca o máximo de desempenho para trocar tiro online no mais alto nível. 

    Samsung Odyssey OLED G9

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Saímos do alto desempenho em jogos competitivos para o máximo de imersão em uma exibição rica em detalhes para fechar a nossa lista. O Samsung Odyssey G9 se trata de um monitor ultrawide de 49 polegadas, com resolução Dual Quad HD, 240Hz de taxa de atualização e uma tela OLED trazendo o equilíbrio entre cores vibrantes e presentes, com um alto nível de contraste e pretos profundos quase perfeitos. Por ser compatível com as principais tecnologias de VRR da atualidade e contar com um baixíssimo tempo de resposta, o Odyssey G9 “crava” seu nome entre os melhores monitores gamers por proporcionar uma experiência única em inúmeros títulos da atualidade, além de também contar com uma ótima usabilidade multitasking no dia a dia. 

    Como é de se imaginar de um monitor desse tamanho, sua conectividade é a mais ampla possível, tendo 2 HDMIs 2.1, um DisplayPort 1.4 e três portas USB-C. Por mais que sua qualidade seja inquestionável, ele amarga o fundo da nossa lista por se tratar de uma opção bastante segmentada, por requerer um grande espaço para ser instalado e não ser da necessidade ou agrado da maioria das pessoas, além de ser – de longe – o modelo mais caro da lista. 

    Painel IPS, VA ou TN: qual é o melhor para jogos?

    Se você está buscando a melhor experiência para jogos, é recomendado evitar telas TN. Embora elas tenham um tempo de resposta rápido, os ângulos de visão são limitados e as cores não são tão precisas, o que prejudica a qualidade visual, especialmente em jogos mais imersivos.

    Telas IPS tendem a se destacar por quem prioriza qualidade de imagem, com cores vibrantes e amplos ângulos de visão, o que melhora a experiência em jogos mais detalhados ou cinematográficos. É a melhor opção para quem quer uma tela equilibrada, com bom desempenho em gráficos e em jogos mais tranquilos ou competitivos de alta taxa de atualização.

    Monitores com painel VA, por outro lado, são recomendados para quem busca um contraste superior, com pretos profundos, o que é perfeito para jogos imersivos e mais atmosféricos, como jogos de terror ou aventura. Seu desempenho em contraste é notável, mas os ângulos de visão não são tão bons quanto os de um painel IPS.

    Como a frequência de 144Hz e 240Hz impacta nos Jogos?

    A taxa de atualização é um dos fatores mais importantes em um monitor gamer, pois ela define quantas vezes por segundo a imagem na tela é atualizada. Monitores com altas taxas de atualização, como 144Hz ou 240Hz, oferecem uma experiência de jogo muito mais suave e fluida, especialmente em jogos rápidos como FPS competitivos. Quanto maior a taxa de atualização, melhor a resposta do monitor aos comandos, o que é crucial para gamers competitivos, proporcionando uma vantagem no desempenho, sendo 144Hz o mínimo recomendado para um boa experiência em praticamente qualquer jogo quando falamos de monitores.


    Aproveite para conferir as melhores promoções de caideras gamer da internet, e economize ainda mais utilizando os cupons de desconto