Campanha - mercado livre top banner
Guia de compras

Notebook para arquitetura: 8 modelos para comprar em 2024

Procurando um bom notebook para arquitetura? Selecionamos os melhores notebooks para arquitetos considerando não só o AutoCAD

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

9 de nov de 2024

0 comentários

Conteúdo da página

    Ao procurar por notebooks para arquitetura, o profissional ou estudante da área se depara com uma ampla variedade de programas comumente utilizados no dia a dia da profissão, e, por muitas vezes, esses programas possuem uma variedade de requisitos mínimos e recomendados para executá-los bem. A escolha mais segura acaba sendo investir em um hardware mais amplo que seja capaz de lidar com diversas aplicações desse meio, além de também suprir as necessidades mais rotineiras e de entretenimento. Portanto, separamos 8 modelos interessantes para quem esteja buscando um bom notebook para arquitetura em 2024. 

    E para não perder nenhuma oferta especial, não deixe de acompanhar a Black Friday 2024 aqui no Promobit, para ter acesso a promoções de verdade!

    Notebook para arquitetura: conheça os modelos

    Legion Slim 5 83D600005BRMelhor notebook para arquitetura
    Acer Nitro V15 ANV15-51-73E9Melhor notebook para arquitetura custo-benefício
    MacBook Pro M3Melhor notebook Apple para arquitetura
    Galaxy Book3 UltraNotebook leve e com ótima tela
    Dell G15-i1300-A45PModelo robusto e potente
    TUF Gaming F15 FX507ZC4-HN113WAlternativa robusta custo-benefício 
    Ideapad Gaming 3i 82CG0002BRCusto-benefício de entrada
    Lenovo LOQ 83EU0000BRNotebook barato para arquitetura

    1º Legion Slim 5 83D600005BR – Melhor notebook para arquitetura

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    A linha Legion já se estabeleceu como uma das grandes protagonistas, tanto no meio gamer quanto nos modelos da Lenovo como um todo. E o primeiro escolhido como, possivelmente, o melhor notebook para arquitetura, conta com um design clean que a linha mantém mesmo sendo um modelo gamer, junto a uma ótima ficha técnica, tanto para usos voltados à arquitetura quanto para outras finalidades. Começando pelas especificações de forma geral, ele possui uma tela IPS de 16 polegadas, resolução WQHD e 165Hz de taxa de atualização. 

    Quanto a sua conectividade, ele possui duas portas USB 3.1 comuns, duas USB do tipo C e uma HDMI, além das portas mais comuns, como a RJ45 para internet e entrada de fones. Partindo para o que realmente interessa, seu hardware conta com 16GB de memória RAM DDR5 (com possibilidade de upgrade para até 32GB), processador i7-13700H, SSD de 512GB e a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4050 com 6GB de memória dedicada. Ou seja, é um notebook para arquitetura completinho por possuir boa capacidade de processamento, renderização de gráficos e imagens, junto a um armazenamento que possibilita rapidez na abertura de diferentes projetos.

    2º Acer Nitro V15 ANV15-51-73E9 – Melhor notebook para arquitetura custo-benefício

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Se a Lenovo tem o Legion como linha estabelecida de notebooks gamers intermediários com bom custo-benefício com ficha técnica mais completa, a Acer tem a linha Nitro como grande protagonista dentro desses segmentos. O modelo V15 ANV15-51-73E9 é a nossa escolha como melhor notebook para arquitetura para quem busca uma opção com boa relação custo-benefício, tendo um hardware interessante para sua faixa de preço, e com poder de fogo o suficiente para ter um desempenho agradável nos principais programas utilizados por profissionais e estudantes do meio. 

    Sua tela IPS com revestimento antirreflexo possui resolução Full HD e tamanho de 15.6 polegadas, reproduzindo imagens com qualidade e definição suficiente para uma experiência profissional com AutoCAD, 3ds Max, Revit e etc. E o desempenho fica a cargo do processador Intel Core i7-13620H, com 16GB de memória RAM DDR5 e uma GPU NVIDIA GeForce RTX 3050 dedicada de 6GB. Esse conjunto possibilita a execução de projetos de diferentes magnitudes sem grandes engasgos, a não ser em casos mais exigentes com a memória de vídeo.

    3º MacBook Pro M3 – Melhor notebook Apple para arquitetura

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Apesar do “asterisco” que os produtos Apple possuem relacionados ao seu preço, não tem como listar bons modelos de notebook para arquitetura sem citar os MacBooks. E o modelo em questão é o MacBook Pro com tela de 14 polegadas, possivelmente a opção com melhor custo-benefício voltada a performance. Suas principais características estão relacionadas ao seu alto desempenho por longos períodos, sobretudo fora da tomada. O MacBook Pro possui autonomia para até 22 horas de uso, com um forte poder de processamento do chip M3, e com um sistema de resfriamento bastante competente. 

    Como é um padrão de qualidade da linha, um dos grandes destaques do MacBook é a sua tela Retina, com retroiluminação LED, tonalidade de cores P3 e tecnologia True Tone, que permite uma visualização mais natural ao ajustar automaticamente o tom de cores brancas à temperatura de cor da luz ao seu redor. Pensando em finalidades mais específicas, o MacBook Pro seria uma boa escolha para renderizações mais detalhadas e realistas.

    4º Galaxy Book3 Ultra – Notebook leve e com ótima tela

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Para quem busca uma opção com características semelhantes ao MacBook em portabilidade, qualidade da tela, também capacidade para trabalhos mais pesados, mas utilizando Windows, o Galaxy Book3 Ultra é o melhor notebook para arquitetura com esse foco. Mesmo que seu sucessor já esteja no mercado, este continua sendo uma boa opção devido ao seu preço mais baixo.

    O Galaxy Book3 Ultra pesa apenas 1,79 kg e tem apenas 1,6 cm de espessura, um corpo fino e leve para “abrigar” um hardware tão abrangente, com 32GB de memória RAM GDRR6, um i7 de décima terceira geração, uma RTX 4070 de 6GB, além de um SSD de 1TB. 

    Logo, se trata de um modelo apto a trabalhos de diferentes amplitudes, desde os mais leves até os mais complexos e pesados, em uma experiência que é ainda superior em relação a maioria dos modelos aqui citados por sua tela AMOLED de 16 polegadas e frequência de 120Hz. Todos esses fatores em conjunto entregam um ótimo desempenho em praticamente qualquer software de arquitetura voltado a usos profissionais. 

    5º Dell G15-i1300-A45P – Modelo robusto e potente

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    A próxima indicação da lista de boas opções de notebook para arquitetura tem como principal foco sua construção robusta em um grande corpo para quem prioriza o desempenho e não se importa tanto com a portabilidade. O G15-i1300-A45P é o modelo da Dell que une potência e durabilidade, contando com um processador Intel Core i5-13450HX, com 16GB de memória RAM e uma RTX 4050 de 6GB. Sua conectividade, além das entradas padrões, também possui três USBs 3.1 e um USB-C. 

    Conforme destacado, sua tela antirreflexo é outro ponto alto do notebook, sendo um painel WVA Full HD, com retroiluminação LED, 165Hz de taxa de atualização, 300 nits de brilho e gama de cores 100% sRGB. Logo, você contará com um bom poder de fogo junto a visualização de imagens vividas e com alta definição, ideal na utilização dos programas de arquitetura para uma visão mais rica de pequenos detalhes.

    6º TUF Gaming F15 FX507ZC4-HN113W – Alternativa robusta custo-benefício

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Na sexta posição trazemos uma belíssima alternativa ao notebook citado acima, mantendo a característica de ter um corpo mais robusto e resistente, mas nesse caso, sendo um modelo com um preço mais acessível e destinado a trabalhos não tão complexos.  Dentro desses quesitos, destacamos o TUF Gaming F15 da ASUS, que conta com uma RTX 3060 de 4GB, junto a um i7 de décima segunda geração e 16GB de memória RAM que é expansível até 32GB. 

    Essa ficha técnica é digna de um bom modelo para rodar inúmeros jogos e os principais softwares de arquitetura também, com destaque para o SketchUp, Revit, 3ds Max e o próprio AutoCAD. Sua tela IPS de 15.6 polegadas e 144Hz de frequência contribuem ainda mais para um bom aproveitamento em sua usabilidade como um todo. Mas conforme citado, por se tratar de um modelo gamer acaba sendo mais recomendado para quem não visa o máximo de portabilidade, já que ele pesa seus 2,20 kg e com uma espessura que mede 2,4 cm.

    7º Ideapad Gaming 3i 82CG0002BR – Custo-benefício de entrada

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Mais um modelo da Lenovo em nossa lista, o Ideapad Gaming 3i é uma opção para quem não quer ou não pode investir tanto dinheiro em um dispositivo. Mas mesmo sendo mais “acessível”, ele não vai te deixar na mão ao utilizar softwares 3D em níveis mais altos. O modelo vem com processador Intel Core i5-10300H, RAM de 8GB, SSD de 256GB. 

    A quantidade de memória RAM é suficiente para rodar os softwares de arquitetura de forma suave, permitindo trabalhar com diversos projetos abertos simultaneamente. Trabalhando em conjunto com o processador, garantem um bom desempenho para executar os principais programas da área, como AutoCAD, Revit e SketchUp, que exigem bastante processamento.

    O problema aqui, que acaba sendo uma grande desvantagem se você quer utilizar para trabalhos muito complexos, é a placa de vídeo GTX 1650. Por mais que tenha bom desempenho para tarefas cotidianas, ela pode não ser a ideal para renderizações 3D muito complexas e em alta resolução. Para trabalhos mais exigentes, uma GPU mais avançada seria mais indicada. Mas, se você trabalha com projetos 2D, esboços e apresentações, o Gaming 3i 82CG0002BR é uma ótima escolha.

    8º Lenovo LOQ 83EU0000BR – Notebook barato para arquitetura

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Como já dissemos anteriormente, os modelos gamer podem ser ótimas escolhas de notebooks para arquitetura. O Lenovo LOQ 83EU0000BR é a indicação de modelo para jogos que não é tão caro, mas que entrega um bom desempenho. 

    Começando pelo processador Intel Core i5 de 12ª geração, ele oferece um excelente equilíbrio entre performance e eficiência energética, garantindo um bom desempenho multitarefas. A memória RAM de 8GB é suficiente para rodar os softwares de arquitetura de forma suave e eficiente e o SSD de 512GB agiliza o carregamento de arquivos grandes, como modelos 3D e imagens de alta resolução.

    Um dos destaques é sua placa de vídeo dedicada RTX 2050, que mesmo sendo uma GPU de entrada, oferece um desempenho gráfico bom para renderizações 3D, simulações e softwares de design como SketchUp, por exemplo. A tela de 5.6 polegadas com resolução Full HD oferece boas cores e ângulos de visão, o que é importante para visualizar os projetos com precisão. E por fim, o modelo ainda tem um sistema de resfriamento eficiente, projetado para manter a temperatura sob controle mesmo se você precisar passar horas em um trabalho que exige muito.

    Como escolher um modelo entre os melhores notebooks para arquitetos

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
    • Considere as suas necessidades antes de optar por um dos notebooks

    O estudante de arquitetura terá necessidades diferentes de um arquiteto já formado, logo, escolher pelo notebook certo dependerá muito do que você precisa, de seus próprios hábitos e recursos, afinal, se quer um computador para estudo e jogos mais exigentes, um modelo de entrada pode não lhe atender bem e ir pros modelos intermediários fará com que o investimento inicial seja mais alto. Avaliar o que for essencial e o quanto pretende investir contribuirá para encontrar o melhor custo-benefício para você.

    • Atenção aos processadores e placas de vídeo na hora de escolher

    Tanto o processador quanto a placa de vídeo são itens essenciais para que você consiga rodar os softwares que deseja usar, por isso é muito importante confirmar quais são as recomendações técnicas de cada programa que utiliza no dia a dia para achar o modelo com as especificações certas.

    Computadores de entrada podem funcionar muito bem para você e terão um custo menor, mas podem não oferecer tanta durabilidade a longo prazo, dependendo do seu uso, é por isso que saber o que é essencial e o quanto pretende investir contribui na tomada de decisão.

    AutoCAD roda bem no Mac?

    A resposta é sim! O AutoCAD possui compatibilidade nativa com o sistema MacOS da mesma forma que possui com o Windows, com a questão de “rodar bem” ficando dependente apenas do hardware presente no modelo com Mac em questão. Em nossa lista de melhores notebooks para AutoCAD destacamos o MacBook Air M2 como uma ótima opção que equilibra desempenho e portabilidade, se valendo da integração que seu hardware possui para manter um bom desempenho entre seu processador e sua GPU. 

    O que é preciso em um notebook para uma boa renderização 3D?

    Para fazer renderização 3D de forma eficiente a primeira coisa que você precisa entender é que é necessário investir em um hardware potente e bem equilibrado. Portanto, não é um valor baixo, mas o desempenho vai ser bem superior. Confira os principais pontos:

    • Processador (CPU): O processador com um alto número de núcleos e threads vai garantir um bom trabalho quando for fazer renderização de algum projeto. Dê preferência para modelos que possuam os Intel Core i7 ou i9 de 12ª geração ou superiores, ou os AMD Ryzen 7 ou 9.
    • Placa de vídeo (GPU): A GPU é responsável por acelerar o processo de renderização, especialmente em tarefas que envolvem cálculos gráficos. Modelos de alta performance, como as NVIDIA RTX série 30 ou 40, são as mais indicadas para renderização 3D.
    • Memória RAM: A RAM é a responsável por armazenar os dados dos projetos 3D e acelerar o processo de renderização. Os modelos de 8GB vão sofrer com projetos complexos, portanto, dê preferência para notebooks com 16GB ou mais para trabalhos complexos e com riqueza de detalhes.
    • Sistema de resfriamento: O sistema de resfriamento evita o superaquecimento do notebook durante a renderização (que pode demorar bastante). Procure por modelos com ventiladores e dissipadores de calor eficientes.
    • Tela: Uma tela com boa resolução e cores precisas é importante para visualizar o resultado final da renderização.
    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Como escolher um notebook para arquitetura com custo-benefício?

    Como já deu para perceber, escolher um notebook para arquitetura exige atenção a detalhes específicos, pois as tarefas envolvidas precisam de um hardware robusto e eficiente. Mas de forma geral, priorize a placa de vídeo, afinal, é o componente mais importante para trabalhos gráficos muito pesados e complexos. Analise as especificações técnicas de diferentes modelos para verificar se os softwares que você utiliza são compatíveis com o hardware escolhido e compare os preços.

    Quais são as melhores linhas de notebook para arquitetura?

    Existem muitos modelos de notebooks no mercado e as demandas profissionais acabam limitando a definição da melhor linha geral, afinal, são necessidades bastante específicas. Contudo, algumas como a MacBook Pro, a linha Galaxy Book Ultra e a Lenovo ThinkPad P Series são boas indicações que possuem modelos robustos, duráveis e componentes equilibrados para tarefas complexas e com alto processamento gráfico.

    Quais são os requisitos mínimos de um bom notebook para arquitetura?

    Para formar a lista acima nos baseamos em alguns requisitos mínimos e recomendados para selecionar bons notebooks para arquitetura dentro de diferentes segmentos e faixas de preço. Alguns deles ficam dentro do mínimo necessário para um bom desempenho, enquanto alguns ficam dentro de uma boa média entre mínimo e recomendado e outros superam os recomendados, confira:

    • Processador: i5 de décima geração / Ryzen 5 3600 (Mínimo); i5 de décima segunda geração / Ryzen 5 5600 (Recomendado)
    • Memória RAM: 8GB (Mínimo); 16GB ou mais (Recomendado)
    • Placa de vídeo: Dedicada com 2 ou 4GB (Mínimo); 6GB ou mais (Recomendado)
    • Armazenamento: SSD de 256GB (Mínimo); SSD de 512GB ou mais (Recomendado)
    • Tela: Pelo menos, resolução Full HD

    No Promobit você também encontra as melhores promoções de HDs e SSDs, e pode economizar ainda mais utilizando os cupons de desconto KaBuM