Melhores placas de vídeo: 7 modelos para jogar tranquilamente
Elencamos sete diferentes modelos que podem ser considerados as melhores placas de vídeo para jogos em 1080p, 1440p e uma GPU baratinha
Conteúdo da página
Ao montar um PC para jogos é mais do que comum que o maior “estrago” na conta do banco seja feita pela compra da placa de vídeo, afinal de contas, a GPU costuma ser o fiel da balança para saber se o computador rodará ou não um jogo dentro de determinadas configurações, e por conta disso, os gamers acabando mirando bem alto para abranger o máximo de performance possível dentro do orçamento disponível. Mas nem sempre a placa mais cara – ou mais barata – é a ideal para o seu caso, portanto confira abaixo as melhores placas de vídeo para se comprar na atualidade, de diferentes fabricantes, faixas de preço e recursos gerais.
Confira as melhores placas de vídeo
Galax NVIDIA GeForce RTX 4060 | Melhor modelo NVIDIA por menos de 2.500 reais |
Radeon RX 7600 | Melhor modelo AMD por menos de 2.500 reais |
Gainward NVIDIA GeForce RTX 3060 12GB | Melhor GPU custo-benefício |
Radeon RX 6600 | Alternativa AMD custo-benefício |
AMD RX 580 2048sp 8GB | Melhor GPU barata |
AMD Radeon RX 7900 XT | GPU Radeon premium |
ROG Strix NVIDIA GeForce RTX 4090 | Melhor placa de vídeo top de linha |
Galax GeForce RTX 4060
O modelo que abre a nossa lista de melhores placas de vídeo teve um lançamento conturbado, mas com o seu preço tendo baixado consideravelmente com o passar do tempo, a RTX 4060 se tornou uma ótima GPU para se comprar atualmente, principalmente se você está montando um PC novo ou está dando um upgrade saindo de um modelo mais antigo. A 4060 possui 8GB de memória GDDR6, clock de 2.460 MHz, barramento de 128 bits e TDP de 115W, fazendo dela uma GPU bastante econômica na performance por watt. Sua conectividade conta com 3 DisplayPort 1.4 e um HDMI 2.1.
Com essas características fica claro que a 4060 é uma placa de vídeo para rodar com tranquilidade a grande maioria dos jogos em 1080p. Títulos como Red Dead Redemption 2, Horizon Forbidden West e Forza Horizon 5 mantém a média de 60 fps com os gráficos no Alto sem grandes problemas. Já jogos um pouco mais exigentes como Cyberpunk 2077 são “salvos” por recursos como DLSS 3 e Frame Generation para manter uma boa média de frames por segundo. A 4060 recebeu muitas críticas em seu lançamento por conta de seu preço, mas sendo facilmente encontrada atualmente por menos de 2.500 reais ela se tornou uma das principais opções por sua performance, eficiência energética e recursos oferecidos que a permitem resultados interessantes até nos jogos mais pesados.
Radeon RX 7600
Um modelo AMD equivalente ao citado acima é o Radeon RX 7600, sendo uma GPU ligeiramente mais barata e com um tamanho menor para setups mais compactos. Ela também possui 8GB de memória GDDR6, clock de até 2.695 MHz, barramento de 128 bits e TDP de 165W. Quanto a conectividade ela possui 3 DisplayPort 2.1 e um HDMI 2.1. Sua similaridade com o modelo anterior está no foco a rodar bem a maioria dos jogos em 1080p. Logo, jogos como Red Dead Redemption 2, Cyberpunk 2077 e Horizon Forbidden West também alcançarão a média de 60 fps com gráficos no Alto em Full HD.
Apesar de não contar com recursos da NVIDIA, como DLSS, para obter um resultado ainda melhor, a RX 7600 também se destaca por ser bastante econômica no quesito gasto de energia e baixa temperatura, resultando em bom modelo de baixo custo em média para curtir os principais jogos competitivos online sem nenhuma problema. Além disso, ela também é uma boa opção para renderização de vídeos em alta resolução, como 4 e 8K, devido a codificação AV1.
Gainward GeForce RTX 3060 12GB
Um modelo um pouco mais antigo mas que ainda segura a onda em diferentes jogos e aplicações resultando em uma boa relação custo-benefício é a RTX 3060 de 12GB. As 3060 foram por muito tempo sinônimo de boas GPUs de entrada com suas variações de 4 e 6GB, mas essa que aqui destacamos como uma das melhores placas de vídeo é a que assume esse posto atualmente, chegando a bater de frente com modelos intermediários. Além dos 12GB de memória GDDR6, possui clock de até 1.777 MHz, barramento de 192 bits e TDP de 170W.
Esta 3060 pode ser um ótimo complemento em um hardware intermediário com um Ryzen 7/Core i7 e 16GB de RAM para alcançar resultados surpreendentes em jogos pesados como Alan Wake 2, que chega a manter uma média de 40 fps com os gráficos no Alto em 1080p, resultado melhor até mesmo que a 4060 do topo da lista. Os demais títulos atuais como Forza Horizon 5, Red Dead Redemption 2 e Cyberpunk 2077 também conseguirão boas performances no preset Alto. E tal qual as GPUs anteriores, também se destaca pelo baixo consumo de energia e aquecimento.
Radeon RX 6600
A alternativa custo-benefício da AMD fica levemente atrás da 3060 no quesito desempenho, mas também possui um preço mais atrativo e por conta disso se destaca como uma das melhores placas de vídeo atualmente. A Radeon RX 6600 tem 8GB de memória GDDR6, barramento de 128 bits, clock de até 1.626 MHz e TDP de 132W. Em boa parte dos jogos citados acima ela entrega um resultado muito similar, apesar de uma média de FPS levemente inferior em jogos de mundo aberto, mas também mantendo uma média de temperatura ainda mais baixa.
Logo, essa pequena diferença acaba não impactando tanto em jogos single-player como o Red Dead Redemption 2, mas ainda manterá uma ótima média 70 fps em jogos online como COD Warzone. Muito disso se dá por sua arquitetura RDNA 2, que também possibilita um FSR bem eficiente. Logo, a RX 6600 se sobressai na questão custo-benefício por sua performance que não fica tão atrás de modelos mais caros.
AMD RX 580 2048sp 8GB
Placa de vídeo barata realmente existe? Dependendo das suas necessidades, sim! Sendo o modelo que ficou em primeiro lugar na nossa lista das GPUs de baixo custo, a RX 580 2048sp segue sendo uma das melhores placas de vídeo para compor aquele setup baratinho. Com 8GB de memória GDDR5, clock de até 1.284 MHz, barramento de 256 bits e TDP de 145W, essa GPU da AMD conta com 3 DisplayPorts junto a um HDMI, e te possibilitará pegar mais de 100 fps na grande maioria dos jogos online competitivos da atualidade.
E “trabalhando” em conjunto com um i5 de décima terceira geração e pelo menos 16GB de RAM DDR5, você consegue resultados surpreendentes para rodar até jogos mais recentes, como Baldur’s Gate 3 no Médio a 80 fps e Red Dead Redemption 2 a 65 fps. Se estiver afim de forçar um pouco a barra, até o Cyberpunk 2077 com os gráficos no mínimo ela aguenta. A RX 580 segue sendo uma boa GPU básica, mas que acaba dependendo um pouco mais do resto dos componentes.
AMD Radeon RX 7900 XT
Saindo do modelo baratinho para os de mais alto nível e consequentemente preço, temos uma das melhores placas de vídeo da AMD para alcançar a resolução de 1440p. A RX 7900 XT possui 24GB de memória GDDR6, clock de até 2.675 MHz, barramento de 384 bits e TDP de 300W. Funcionando junto a um hardware robusto, ela entregará uma ótima performance em jogos atuais, superando a média de 120 fps no Resident Evil 4 Remake e Red Dead Redemption 2 em 1440p.
O Cyberpunk 2077 em 1440p, com DLSS e FSR no modo qualidade fica um pouco acima dos 60 fps, mas pode alcançar até a média de 90 com essas funções desativadas. Ela também conta com codificação AV1 para codificação e renderização de vídeos em alta resolução, como 8K a 60 fps e 4K a 240 fps, e tem em sua conectividade duas DisplayPort 2.1, HDMI 2.1 e USB-C 2.1.
ROG Strix GeForce RTX 4090
Já se você está falando em rodar tudo, chegando até mesmo na resolução 8K em certos jogos, a RTX 4090 é uma das melhores placas de vídeo, se não a melhor, para isso atualmente. Este modelo da NVIDIA possui 24GB de memória GDDR6X, clock de até 2.640 MHz, barramento de 384 bits e TDP de 450W. Ela utiliza multiprocessadores com a microarquitetura Ada Lovelace que garante performance e eficiência por conta do suporte a DLSS 3.
Seus resultados junto a um i9 13/Ryzen 9 5900 com 32GB de memória RAM permitem rodar o Cyberpunk 2077 no Ultra em 8K a uma média de 50 fps, ou jogos mais bem otimizados como o Forza Horizon 5 na mesma resolução e presets a uma média de 75/80 fps. E um dos pontos mais surpreendentes é o fato de ser uma GPU bastante silenciosa e que esquenta pouco. Claro que isso tem a ver com seu tamanho, é um modelo bem grande e que pode não caber em qualquer gabinete, além de possuir um preço bastante elevado.
Como escolher placa de vídeo?
Primeiramente, procure modelos que tenham a melhor capacidade gráfica dentro da sua forma de uso e do que você pode gastar. Especificações como memória, clock, quantidade de núcleos (NVIDIA) ou processadores (AMD) são simples de serem analisados, quanto mais melhor, mas que também resultam em modelos mais caros. Se você só joga de vez em quando, ou não tem interesse em rodar jogos modernos na mais alta qualidade gráfica ou necessidades específicas relacionadas a trabalho, GPUs de até 2.000 reais ou menos já poderão suprir as suas necessidades. Já para rodar tudo no máximo ou para executar trabalhos complexos, vale se atentar não só à ficha técnica mas também na presença de recursos extras, como suporte a DLSS, Ray Tracing e recursos de inteligência artificial.
O tamanho da placa de vídeo também é um ponto relevante no momento da compra, já que existem modelos com dois ou três fans que impactam diretamente nas dimensões do produto, e é sempre bom saber qual tamanho seu gabinete suporta. As GPUs dedicadas requerem atenção quanto ao seu gasto de energia e se a fonte do seu computador será capaz de “alimentá-la” corretamente. Portanto, esteja ciente em quanto é o TDP da placa para saber qual a potência necessária para utilizá-la.
Por fim, é importante entender se a placa de vídeo será compatível com seu monitor quanto a conectividade e resolução. Felizmente, a maioria das GPUs da atualidade possuem praticamente todas as formas de conexões presentes nos monitores, como HDMI, DisplayPort, e DVI, mas sempre vale conferir para garantir que ela se conectará ao seu monitor. Quanto a resolução, ela deve “bater” com o que a placa de vídeo oferece. Portanto, se o seu monitor é 1080p o ideal é uma GPU com a mesma resolução. Adquirir uma GPU com resolução acima do que o seu monitor suporta pode ser um gasto a mais desnecessário.
Tipos de placa de vídeo
Basicamente existem dois tipos de placas de vídeo, as integradas (ou onboard) e as dedicadas (ou off-board). As integradas estão presentes em computadores mais básicos e na grande maioria dos notebooks, e ela fica na placa mãe junto ao processador. Elas ocupam pouco espaço e gastam pouca energia, porém são bastante limitadas quanto a desempenho e recursos, geralmente servindo apenas para usos bem básicos e rotineiros.
Já as dedicadas são peças a parte da placa mãe e são a escolha para quem procura um bom desempenho para jogos e tarefas gerais que demandam memória de vídeo. Em contrapartida, seu preço é mais elevado, tanto para comprar individualmente quanto para adquirir um computador que possui uma GPU dedicada; ocupam mais espaço e gastam mais energia.
Qual a melhor placa de vídeo da NVIDIA, RTX ou GTX?
GTX e RTX são dois tipos diferentes da NVIDIA, com a RTX sendo basicamente a sucessora da GTX. A partir da GeForce 7, todas as placas de vídeo da linha lançadas pela marca até 2019 eram GTX, que durante esse tempo eram as GPUs mais poderosas da NVIDIA. Já as RTX chegaram em 2019, assumindo o posto de ser sinônimo de maior desempenho nas linhas da marca por possuírem recursos dedicados a Ray Tracing, permitindo renderizações mais complexas e realistas. Logo, a RTX é superior por contar com tecnologias mais avançadas e recentes, o que também as tornam mais caras. Ainda assim, os modelos GTX mais recentes, como a 1660 Ti, ainda são boas opções de GPUs de entrada na faixa dos 1.500 reais ou menos.
Para turbinar o seu PC, aproveite as promoções de processadores no Promobit junto aos cupons de desconto KaBuM!