Melhores

Qual é a melhor TV 50 polegadas em 2024?

Seja para ver filmes, para acompanhar esportes ou para jogar videogame, confira qual é a melhor TV 50 polegadas em 2024

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

10 de out de 2024

0 comentários

Conteúdo da página

    O tamanho da TV é uma questão importante no momento de decidir pela compra de um novo televisor. Como aproveitar ao máximo de séries, filmes, esportes e jogos em uma tela grande mas que caiba em diferentes cômodos. Nesse quesito, os modelos de 50 polegadas se tornaram a escolha mais equilibrada para se ter como “tela principal”, sendo possível achar ótimas TVs de diferentes marcas por bons preços atualmente. E para te ajudar na compra de um novo televisor, separamos 10 modelos que podem ser considerados a melhor TV 50 polegadas em 2024 para diferentes necessidades e formas de uso.

    Melhor TV 50 polegadas em 2024

    TCL P755Melhor TCL 50 polegadas 
    Samsung Q60DMelhor Samsung 50 polegadas
    LG NANO80TMelhor LG 50 polegadas
    TCL C655Melhor TV custo benefício
    Samsung Neo QLED QN90DMelhor TV 50 polegadas para jogos 
    Samsung DU8000Melhor Samsung barata 
    Philips 50PUG7908/78Melhor TV Philips barata
    Samsung QLED The FramePara compor o ambiente
    LG NANO77TV LG custo benefício 
    Samsung DU7700TV de entrada para esportes

    TCL P755: Melhor TCL 50 polegadas

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Dentre os modelos lançados neste ano, a TCL P755 se destacou como um modelo de entrada com imagens de boa definição e alta qualidade. A junção de um aparelho com design simples, porém bonito e elegante, junto aos principais recursos da atualidade, resulta em uma TV completa e que não custa uma fortuna. Tendo uma tela OLED, com resolução 4K e taxa de atualização de 60Hz, a P755 entrega uma boa imagem, com cores precisas, apesar de um contraste sem tanta definição, tendo uma boa qualidade de forma geral dentro do segmento. 

    Quanto aos recursos, este modelo da TCL conta com Dolby Vision e HDR10+, além de trazer boas opções de conectividade com uma USB 3.0, e 3 portas HDMI 2.1. Um dos seus principais pontos de destaque é o seu som, que mesmo possuindo uma qualidade comum para um aparelho desse segmento, sua altura surpreende, sendo alta o bastante para proporcionar uma maior imersão ao conteúdo que está sendo consumido. 

    Ficha técnica

    • Tela – OLED
    • Taxa de atualização – 60Hz
    • Sistema operacional – GoogleTV
    • Entradas – 3 HDMI 2.1; 1 USB

    Samsung Q60D: Melhor Samsung 50 polegadas

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Uma TV QLED de entrada, com design fino e moderno que visa combinar com praticamente qualquer sala. A Q60D da Samsung possui resolução 4K, com painel VA e 60Hz de taxa de atualização, se destacando em relação a outros modelos de entrada por possuir tecnologia de pontos quânticos que salientam as cores exibidas e entregam imagens de alta qualidade. Este modelo possui um brilho bastante intenso, permitindo um consumo tranquilo em áreas mais claras, ao mesmo tempo que vemos um grande realce do seu contraste em ambientes escuros devido a presença de HDR10+. 

    Enquanto sua imagem desponta como uma grande virtude, seu som não é digno de tanta nota, por também permanecer no básico de 20W, podendo comprometer um pouco a experiência de se assistir a um filme ou série. Por outro lado, a função Multitela surge como uma feature interessante, sendo possível dividir a tela em duas e consumir simultaneamente algo que está na TV e em seu smartphone. 

    Ficha técnica

    • Tela – QLED
    • Taxa de atualização – 60Hz
    • Sistema operacional – Tizen
    • Entradas – 3 HDMI 2.1; 2 USB

    LG NANO80T – Melhor LG 50 polegadas

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    A LG atualizou suas linhas de TVs premium neste ano, além de também ter apresentado novidades nos modelos intermediários e de entrada, tendo a NANO80T como a melhor TV 50 polegadas da marca. Com tecnologia NanoCell, painel VA e resolução 4K, a NANO80T tem como principal característica de imagem as cores puras e vivas para o segmento, principalmente em ângulos amplos, algo que é já é tradicional das TVs com essa tecnologia e pode até parecer mais do mesmo para quem já possui o modelo do ano passado, apesar de apresentar melhores níveis de preto. 

    Quanto a recursos de melhoria de imagem, o modelo se mantém dentro do padrão básico com HDR10 e HLG. Seu sistema de som com 2.0 canais conta com 20W de potência e também se mantém num nível similar ao modelo antecessor, com níveis interessantes de graves, mas com perda gradativa de definição em volumes mais altos. Uma das grandes diferenças fica na questão do processador a5 Gen7, que apresenta uma notável evolução quanto à fluidez ao executar o webOS 24. 

    Ficha técnica

    • Tela – NanoCell
    • Taxa de atualização – 60 Hz
    • Sistema operacional – webOS 24
    • Entradas – 3 HDMI 2.1; 2 USB

    TCL C655: Melhor TV custo benefício

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Tendo um preço levemente maior que o primeiro colocado, mas com alguns recursos e características melhores são alguns dos pontos que justificam a presença da TCL C655 na lista de melhor TV 50 polegadas em 2024 como uma ótima escolha custo-benefício. O modelo conta com resolução 4K, suporte a HDR10+, Dolby Vision VRR e Dolby Atmos, capaz de reproduzir imagens com bom contraste e um áudio com boa definição e volume. Seu ângulo de visão também é um dos seus pontos fortes, perdendo definição apenas em posições pouco convencionais. 

    Seu sistema operacional é o Google TV, que permite uma navegação simples e direta, além de contar com uma grande biblioteca de aplicativos a serem baixados. Sua conectividade também se destaca pela faixa de preço, por possuir três entradas HDMI todas 2.1. Por oferecer tantos recursos, com uma boa qualidade de imagem, um sistema prático de usar e por um preço abaixo da média entre modelos intermediários, a TCL C655 é a definição de TV custo benefício. 

    Ficha técnica

    • Tela – QLED
    • Taxa de atualização – 60Hz
    • Sistema operacional – Google TV
    • Entradas – 3 HDMI 2.1; 1 USB

    Samsung Neo QLED QN90D: Melhor TV para jogos

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    A Samsung é uma das marcas referência no meio gamer, e lançou em 2024 mais um modelo de grande destaque nesse segmento. A Neo QLED QN90D conta com as principais características que uma TV voltada a jogos pede, como 144Hz de taxa de atualização, baixo input lag, Motion Xcelerator e um menu especial que exibe informações específicas relacionadas a performance, como a quantidade de frames por segundo. 

    Este modelo também conta com uma conectividade completa, tendo 4 portas HDMI 2.1, perfeito para os consoles da atual geração, também possuindo suporte a HDR10+ para melhorar ainda mais a imagem. E apesar de não contar com Dolby Vision, o sistema de som do modelo se destaca no quesito imersão, ao possuir um sistema de 2.2 canais com 40W de potência e suporte a Dolby Atmos.

    Por fim, o aparelho conta com o Samsung Gaming Hub, já tradicional nas TVs da marca, permitindo jogar os games presentes na sua biblioteca do Xbox Game Pass diretamente na TV sem precisar de um console Xbox, além de contar com um controle remoto que pode ser recarregado por energia solar. De forma geral, pode ser considerada a melhor TV 50 polegadas em 2024 para jogos. 

    Ficha técnica

    • Tela – Neo QLED
    • Taxa de atualização – 144Hz
    • Sistema operacional – Tizen
    • Entradas – 4 HDMI 2.1; 2 USB

    Samsung DU8000: Melhor TV Samsung barata

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Voltando para as TVs baratas, a DU8000 é o modelo que combina acessibilidade e qualidade entre os aparelhos Samsung. Com uma tela LED de resolução 4K, a DU8000 conta com uma ampla gama de recursos para uma TV de entrada, como HDR10, som adaptativo de 20W e Google Assistente integrado e compatibilidade com Alexa. Em sua parte traseira conta com apenas uma porta USB 3.0, que é compensado por 3 entradas HDMI 2.1. 

    Seu design fino de apenas 2,5 cm faz com que ela combine bem com praticamente qualquer rack ou colocando-a na parede, e também é uma forma de pagar menos sem abrir mão de bons recursos.

    Ficha técnica

    • Tela – LED
    • Taxa de atualização – 60Hz
    • Sistema operacional – Tizen
    • Entradas – 3 HDMI 2.1; 1 USB

    Philips 50PUG7908/78 : Melhor TV Philips barata

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Partindo para uma TV Philips com boa relação custo benefício, a 7908 se destaca ao somar a resolução 4K com a tecnologia Ambilight (exclusiva da marca), que torna a experiência ao assisti-la muito mais imersiva. Recursos como HDR, Dolby Vision e Dolby Atmos fazem o modelo ganhar ainda mais notoriedade, além de já vir com Chromecast integrado, e permitir espelhar a tela do celular de maneira simples e direta. 

    A cereja do bolo é a sua conectividade na parte traseira, possuindo 4 portas HDMI e duas USB. Sua configuração de forma geral é bem equilibrada, trazendo mais pontos positivos do que negativos, como seu áudio de pouca potência. 

    Ficha técnica

    • Tela – LED
    • Taxa de atualização – 60Hz
    • Sistema operacional – Android TV
    • Entradas – 4 HDMI 2.0, 3 USB

    Samsung QLED The Frame: para compor o ambiente

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Apesar da evolução das TVs ter passado por telas cada vez maiores porém com designs e “corpos” mais discretos, a The Frame da Samsung vai por um outro caminho que pode interessar muitos usuários. Um de seus diferenciais se dá por sua tela anti-reflexo, que ao exibir fotografias e pinturas de seu banco de imagens com o brilho reduzido, passa a impressão de estar observando um quadro de verdade, servindo como um sofisticado item de decoração. 

    Partindo para sua usabilidade comum, a The Frame possui uma tela QLED, de resolução 4K e taxa de atualização de 60Hz. Ela conta com 4 portas HDMI 2.0, áudio de 20W, suporte a HDR10 e também possui o Xbox Cloud Gaming. Infelizmente a The Frame também não conta com suporte a Dolby Vision, e sua interface pode ser um pouco confusa para usuários mais leigos. 

    E apesar de muitos consumidores terem um pé atrás com TVs Samsung por problemas relacionados a burn-in, o modelo conta com dez anos de garantia para esse possível empecilho. 

    Ficha técnica

    • Tela – QLED
    • Taxa de atualização – 60Hz
    • Sistema operacional – Tizen
    • Entradas – 4 HDMI 2.0; 2 USB

    LG NANO77: TV LG custo benefício

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Um dos principais lançamentos da LG no último ano que conseguiu grande destaque por sua boa relação custo-benefício, sendo uma TV de 50 polegadas recheada de recursos, com boa qualidade de imagem, como o melhor modelo de entrada da marca na atualidade. O painel Nanocell em uma TV LCD contribui para uma exibição de cores que chamam a atenção por sua vivacidade e pureza, que somado ao nível de detalhes que o painel exibe, resulta em uma TV bem colorida com imagens nítidas. 

    O som do aparelho fica dentro do segmento básico, com 20W de potência, mas o recurso AI Sound Pro permite que o áudio ganhe mais camadas e fique um pouco mais denso e volumoso. O sistema webOS 23 apresenta uma maior fluidez que seu antecessor, permitindo o acesso a suas diferentes funções de forma mais simples, como GeForce Now para o consumo de jogos, e as inúmeras plataformas de streaming. 

    Ficha técnica

    • Tela – NanoCell
    • Taxa de atualização – 60Hz
    • Sistema operacional – webOS 23
    • Entradas – 3 HDMI 2.1; 2 USB

    Samsung DU770: TV de entradapara esportes

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O último modelo da lista é para quem busca uma alternativa de TV de entrada de boa qualidade. A Samsung DU770 se destaca por ser um televisor barato com boas imagens para o segmento, contribuindo para uma experiência agradável ao assistir diferentes conteúdos nos serviços de streaming, principalmente esportes. Sua tela LCD se destaca pelo alto nível de brilho, com boas cores e baixo reflexo, apesar de níveis de contraste pouco profundos. Essas características em uma tela 4K com suporte a HDR10+ resultam em um modelo que se sobressai entre as TVs de entrada. 

    Mesmo para um modelo básico, ele conta com o tradicional sistema Tizen, com suporte ao Samsung Gaming Hub, Xbox Cloud Gaming e GeForce NOW, permitindo o consumo de jogos em nuvem. Seu sistema de som de 20W fica dentro do padrão para uma TV de entrada, não tendo grandes definições em nenhum tipo de frequência, mas conta com uma conectividade interessante de 3 portas HDMI 2.1, sendo uma delas eARC. 

    Ficha técnica

    • Tela – LCD VA
    • Taxa de atualização – 60 Hz
    • Sistema operacional – Tizen
    • Entradas – 3 HDMI 2.1 (1 eARC); 1 USB

    Vantagens da TV 50 polegadas

    Os modelos de 50 polegadas acabam sendo opções bastante equilibradas por se tratar de um tamanho que vai bem em diferentes cômodos e tipos de salas, não ficando limitado a ser uma TV apenas de locais grandes ou pequenos. Além disso, é possível encontrar uma ampla variedade de modelos com esse tamanho, desde TVs mais baratas e básicas até opções mais completas com diferentes recursos. Por conta disso, a principal vantagem da TV de 50 polegadas é justamente ser um tamanho abrangente capaz de agradar a diferentes necessidades. 

    Qual a distância ideal para uma TV de 50 polegadas?

    A distância recomendada para assistir a uma TV de 50 polegadas é entre 2,10 e 2,30 metros entre o sofá e o aparelho. Com isso é possível aproveitar ao máximo da tela sem comprometer a sua visão a longo prazo. Para entender mais sobre os diferentes tamanhos de TVs, confira nosso artigo explicativo

    TV 50 polegadas é boa para games?

    Conforme citado acima, uma das principais qualidades das TVs 50 polegadas é a sua versatilidade, fazendo com que existem diferentes modelos com este tamanho que são boas TVs para jogos também. É possível encontrar modelos com alta taxa de atualização e baixo input lag de 50 polegadas para aproveitar ao máximo dos games.

    Como escolher TV 50 polegadas?

    O primeiro ponto a ser observado é a resolução da tela. A maioria das TVs atuais oferecem pelo menos Full HD (1920×1080), porém, é aconselhável escolher uma TV 4K (3840×2160) para garantir uma qualidade de imagem ainda melhor, especialmente em tamanhos maiores. Além disso, observe o tipo do painel, como LED, OLED ou QLED, pois isso impacta diretamente na riqueza das cores e na profundidade do contraste. Outro aspecto a ser considerado é a conectividade. Verifique se a TV possui entradas suficientes para todos os seus dispositivos, como consoles de videogame, reprodutores de Blu-ray e serviços de streaming. 

    Funcionalidades adicionais, como a opção de smart TV, podem facilitar o acesso a diversas plataformas de streaming. Recursos de melhoria de imagem, como HDR10 e Dolby Vision, podem variar de modelo para modelo entre marcas, assim como a taxa de atualização, que caso for utilizar a TV para jogar, é importante que ela tenha 120Hz. 

    Para uma explicação mais detalhada, confira nosso artigo explicativo sobre o que saber antes de comprar uma TV

    Qual o espaço necessário para uma TV 50 polegadas?

    Considerando que a distância recomendada para assistir é entre 2,10 e 2,30 metros, também é importante considerar o espaço para a instalação do suporte ou móvel, que deve ter dimensões adequadas para suportar a TV, geralmente com pelo menos 1,2 metros de largura. Recomenda-se deixar pelo menos 10 a 15 cm de espaço livre nas laterais e acima da TV, além de um espaço seguro na parte inferior para o suporte ou prateleira. Assim, o espaço total ideal para instalação seria de aproximadamente 130 cm de largura e 80 cm de altura, levando em conta também a necessidade de uma boa circulação de ar e fácil acesso às conexões.


    Aproveite os cupons Amazon e as promoções de Soundbar do Promobit para turbinar sua sala de estar junto a sua TV