Moto G30 é bom? Saiba mais sobre o intermediário da Motorola
Tela de 90 Hz e bateria de longa duração estão entre os pontos fortes do aparelho da Motorola.
Conteúdo da página
A nova linha Moto G está repleta de aparelhos e entre eles o Moto G30 desponta como uma boa opção intermediária com preço mais acessível. Mas para saber se o Moto G30 é bom a ponto de deixar os concorrentes para trás ou se existem outras opções melhores, analisamos as especificações do intermediário de entrada da Motorola que já apresenta bom custo-benefício.
Design
O Moto G30 possui design bem semelhante com o Moto G10 e Moto G20, mas o modelo mais caro possui traseira lisa, embora feita também em plástico. Já o módulo de câmera também é semelhante ao G10 e mais abaixo e centralizado está o leitor biométrico sobre a logo Motorola.
Na parte da frente temos uma visual bastante comum entre os aparelhos da atualidade com notch na parte superior central da tela em formato de gota, enquanto na lateral está o botão de energia e volume, já na parte superior a entrada para fone de ouvido. Falando neles, a Motorola incluiu fone na caixa do aparelho, algo que já foi trivial, mas atualmente está menos comum.
Tela
A tela do Moto G30 possui virtudes e defeitos, com um saldo mediano assim como o aparelho como um todo. A tela é LCD IPS com 6,5 polegadas e resolução apenas HD, mas com taxa de atualização de até 90 Hz que pode ser configurada para travar em 60 ou 90 Hz ou mudar automaticamente de acordo com a necessidade de uso. No mais é uma tela IPS típica com bom ângulo de visão e contraste dentro da média.
- Leia também:Entenda a diferença entre taxa de atualização e taxa de amostragem ao toque na tela dos smartphones
Câmeras
O grande destaque do conjunto de câmeras do Moto G30 fica por conta da lente wide de 64 MP, mas o aparelho ainda possui uma boa câmera ultrawide de 8 MP e 118° para fotos com ângulo mais amplo. No mais a câmera macro de 2 MP não possui a melhor configuração para esse tipo de sensor que poderia ser de 5MP. Já a câmera frontal é de 13 MP e registra selfies dentro da média para um aparelho intermediário de entrada.
O conjunto de câmeras possui modo noturno na lente principal e ultrawide, mas como era de se esperar os melhores resultados ficam com a câmera de maior capacidade. A qualidade para vídeos é boa, mas com resolução máxima Full HD a 60 FPS na câmera de 64 MP.
Desempenho
Como já falamos o Moto G30 é um smartphone intermediário de entrada e isso significa que o aparelho oferece usabilidade além do básico, mas não será capaz de rodar de tudo, principalmente quando falamos em games. Com o processador Snapdragon 662, títulos menos exigentes rodam com qualidade mediana, mas os mais pesados podem ser jogados apenas na configuração mais baixa, logo não é possível tirar tanto proveito da tela de 90 Hz para jogos.
Um dos pontos fortes do aparelho é a sua capacidade de armazenamento de 128 GB, mais do que suficiente para ficar um bom tempo instalando aplicativos e recebendo arquivos sem preocupar-se em deixar o smartphone sem espaço. Para uso convencional, redes sociais, aplicativos de mensagens, o Moto G30 vai bem. Além disso pode faltar fôlego.
Bateria
O mercado de smartphones vive um bom momento quando o assunto são as baterias, já que atualmente é comum encontrar aparelhos com baterias de 5.000 mAh, como no caso do Moto G30. Com essa bateria o Moto G30 possui autonomia energética de até dois dias na mão de usuários convencionais. O aparelho da Motorola também é acompanhado de carregador de 20W.
Moto G30 é bom também no preço
O Moto G30 pode valer a pena a depender do preço no momento da compra, já que alguns concorrentes apresentam ficha técnica mais vantajosa, como o Galaxy A32 com tela Super Amoled ou o Poco M3 com bateria de 6.000 mAh. O Moto G30 está com preço médio atual de R$1.200, mas aqui no Promobit já esteve disponível por R$1.130.
Em resumo o Moto G30 é bom e com preço atual competitivo entre os aparelhos intermediários de entrada, porém caso queira configurações um pouco melhores com uma faixa de preço próxima, o já citado Galaxy A32 ou o anterior Moto G9 Power são opções interessantes.
Moto G30 – Ficha técnica
Tela | LCD IPS, 6,5”, HD+, 90 Hz |
Processador | Snapdragon 662 |
RAM | 4GB |
Armazenamento | 128 GB |
Câmeras traseiras | 64 MP (wide), 8 MP (ultrawide), 2 MP (macro), 2 MP (sensor de profundidade) |
Câmera frontal | 13 MP |
Bateria | 5.000 mAh – carregador de 20W |
Dimensões | 165.2 x 75.7 x 9.1 mm |
- 10 melhores celulares Xiaomi para comprar em 2022
- 15 Melhores celulares Samsung para comprar em 2022
- Melhores celulares até 900 reais para compra em 2022
- 10 melhores celulares até 1 mil reais para comprar
- 10 Melhores celulares até 1500 reais
- Moto G41 é bom? Vale a pena comprar o gêmeo do Moto G31?
- Moto G71 é bom? Aparelho chega às lojas com tela OLED e 5G
- Moto G200 é bom? Conheça o novo aparelho da Motorola
- Moto E20 é bom ou será que é básico demais? Analisamos modelo de entrada
- Motorola Edge 20 Lite é bom e vale a pena dar uma chance ao aparelho
- Moto G60s é bom? Uma letra a mais e bateria a menos que o Moto G60
- Galaxy A22 é bom? Confira os prós e contras do aparelho
- Galaxy A12 é bom? Aparelho surpreende na bateria e o preço está mais acessível
- Galaxy M12 é bom? Analisamos o aparelho de entrada da Samsung
Confira aqui no Promobit as melhores promoções de celular Samsung e economize ainda mais com o cupom Submarino ou cupom Ponto.