Campanha - top avon
Comparativos

Moto G85 ou Moto G84: qual é a melhor opção atualmente?

Veja onde cada aparelho se destaca para investir na melhor opção possível

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

5 de set de 2024

0 comentários

Conteúdo da página

    A linha Moto G se manteve como uma das principais referências no segmento intermediário do mercado de smartphones, tendo recentemente voltado seu foco a produzir aparelhos com destaque no design premium e em telas de alta qualidade, apesar de já não receber mais a mesma atenção de outrora. Em 2023 a Motorola lançou o Moto G84, que rapidamente se destacou como um de seus melhores aparelhos custo-benefício, tendo recebido um sucessor há poucos meses. Mas será que o sucessor assumiu esse posto? Confira o comparativo completo e entenda qual é a melhor opção de compra atualmente, o Moto G85 ou Moto G84. 

    Ficha técnica dos aparelhos:

    Especificação Compre o Moto G85 no Mercado LivreCompre o Moto G84 na Amazon
    TelapOLED, 6.67’’, Full HD+ – 120HzpOLED, 6.55’’, Full HD+ – 120Hz
    ProcessadorSnapdragon 6s Gen3Snapdragon 695
    Memória RAM8/12GB8/12GB
    Armazenamento256/512GB256GB
    Câmeras traseiras50 MP (wide), 8 MP (ultrawide)50 MP (wide), 8 MP (ultrawide)
    Câmera frontal32 MP16 MP
    Bateria5.000 mAh5.000 mAh 
    Dimensões161.9 x 73.1 x 7.6 mm – 171g160 x 74.4 x 7.6 mm – 167g

    Design e conectividade

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Ambos os modelos possuem um visual digno de celulares premium, estando mais próximos da linha Edge, com diferentes opções de cores vibrantes e que engrandecem o aspecto geral do aparelho. As pequenas diferenças entre eles estão na espessura e no formato, já que o Moto G85 é um pouco mais fino, não possui bordas tão arredondadas e se diferencia principalmente pela curvatura nas laterais da tela. Na traseira, o modelo mais recente possui um módulo de câmeras um pouco mais discreto e menos saltado, o que contribui para deixá-lo de forma plana em uma mesa. 

    De forma geral, tanto G85 quanto G84 são leves e oferecem uma experiência confortável de uso por longos períodos, principalmente por sua “pegada” que é firme e macia. Os dois possuem slots para dois chips ou cartão SD, certificação IP54, conectividade 5G, NFC e Bluetooth 5.1. Apenas o Moto G84 conta com conector para fones de ouvido e apenas o G85 suporta WiFi 6. Temos pequenas diferenças entre eles que ficam ao gosto do consumidor decidir qual lhe agrada mais, já que não há uma superioridade concreta entre os modelos, mas podemos dar uma leve vantagem ao visual mais arrojado do G85. 

    Resultado: Moto G85

    Tela e som

    Tal qual o tópico acima, também não há um grande destaque para nenhum dos lados quanto a tela e som, considerando que ambos são ótimos dentro de sua proposta e do seu segmento. Eles possuem telas pOLED de resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120Hz, se diferenciando no tamanho e nos níveis de brilho, já que a tela do Moto G85 possui 6.67 polegadas e brilho de até 1.600 nits, enquanto a do G84 tem 6.55 polegadas e um brilho um pouco mais baixo, de até 1.300 nits. 

    Os dois modelos oferecem cores vivas e bem definidas, tendo uma ótima usabilidade tanto para usos comuns do dia a dia, quanto para o consumo de conteúdos e na execução de jogos. Quanto ao som, tanto G85 quanto G84 possuem áudio estéreo com suporte a Dolby Atmos. 

    O fato da tela do modelo deste ano ser um pouco maior, ter um pouco mais de brilho máximo e ser curva pode ser um grande diferencial para algumas pessoas, mas não o suficiente para ser necessariamente considerada superior em relação ao modelo do ano passado, já que as telas são igualmente boas.  

    Resultado: Empate

    Desempenho

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Moto G85 ou Moto G84, qual tem o melhor desempenho? Esse talvez seja um dos tópicos mais polêmicos do comparativo, já que o empate acaba ficando por conta de um maiores deslizes da Motorola para com o novo modelo. Ambos estão disponíveis em versões com 8 ou 12GB de memória RAM, o que é ótimo, com o Moto G85 estando equipado com o Snapdragon 6s Gen 3, enquanto o G84 conta com o Snapdragon 695. Logo, cada um possui um SoC que consequentemente entregam performances diferentes, certo? Errado. 

    Ao olhar atentamente as especificações dos processadores vemos que eles possuem a mesma litografia e arquitetura, além de serem identificados com o mesmo código, SM6375. Ou seja, os dois celulares possuem praticamente o mesmo processador, com o modelo do Moto G85 só tendo um nome diferente (algo que foi confirmado até pela própria fabricante). E considerando que o desempenho já não era um dos pontos fortes do G84 mesmo em seu lançamento, faz com que até os principais intermediários da Motorola ainda fiquem um pouco atrás em relação aos concorrentes nesse quesito. 

    A performance de ambos é boa para usos corriqueiros de redes sociais e aplicativos de mensagens, além de também executar bem jogos mais leves. Mas qualquer tarefa que exija mais do que isso, tanto Moto G85 quanto G84 ficam devendo. Testes de benchmark até indicam uma pequena superioridade no G85, mas que é algo praticamente imperceptível na prática. Fazendo com que os dois se “firmem” como aparelhos intermediários plenos. 

    Resultado: Empate

    Câmeras

    As câmeras dos dois modelos entrega algo similar ao desempenho: são boas para registros mais simples e usos mais rotineiros, mas é dependente de condições consideravelmente boas de luz e não possui os mesmos recursos que outros aparelhos da mesma faixa de preço já têm. Ambos contam com dois sensores traseiros, o principal de 50 MP e o ultrawide de 8 MP, se diferenciando apenas na câmera frontal que tem 32 MP no G85 contra os 16 MP do G84. 

    Em locais com boa iluminação, as fotos tiradas com a câmera principal consegue reproduzir bem as cores e entrega uma boa definição, junto a um modo retrato interessante e macros surpreendentemente boas. Entretanto, ambos têm a característica de acabar saturando mais a cores em certas situações além de não ter uma função HDR que realmente funcione como deveria, e neste caso acaba dando um aspecto mais artificial às imagens. 

    Quanto a gravação de vídeos, as características das imagens feitas são bem parecidas em relação às fotos, mas sendo relativamente limitados, já que tanto Moto G85 quanto G84 só gravam na resolução máxima de Full HD (1080p) a 60 fps, enquanto boa parte dos smartphones do mesmo segmento já gravam em 4K. 

    Resultado: Empate

    Bateria

    Para a surpresa de ninguém, temos mais um empate no comparativo, mas nesse caso, algo que já é de se esperar. Os dois Moto Gs ficam dentro da média dos 5.000 mAh de bateria com suporte a carregamento de 33W. Ou seja, o aparelho tem autonomia o suficiente para funcionar longe da tomada por mais de um dia de usos mais comuns, porém, chegam a demorar mais de uma hora e meia para serem carregados por completo. 

    Resultado: Empate

    Preço

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Considerando a quantidade de empates que tivemos até aqui, o preço acaba sobrando como um dos principais aspectos ao definir se o Moto G85 ou o Moto G84 se sobressai como uma grande opção de compra, e nesse caso, temos uma clara vantagem ao modelo do ano passado. Atualmente, o Moto G84 é encontrado na maioria das lojas por menos de 1.400 reais, enquanto seu irmão mais novo aparece na faixa dos 1.800 reais. Uma diferença de quase 500 reais em aparelhos tão similares torna o G85 um celular que não possui uma boa relação custo-benefício. 

    Resultado: Moto G84

    Moto G85 ou Moto G84: veredito sobre qual comprar

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Quem acompanha o mercado de smartphones já está acostumado a ver lançamentos que trazem poucas inovações a uma linha, geralmente visando apenas melhorias pontuais quanto ao hardware e demais recursos do aparelho. Mas, enquanto o Moto G84 foi uma opção interessante ao longo do ano passado no quesito custo-benefício, o Moto G85 acaba falhando até em ser “apenas mais um”, já que ele não agrega em praticamente nada na linha. Junte isso ao fato de que o Moto G84 ainda está disponível para compra e é consideravelmente mais barato, podemos concluir sem grandes dúvidas que o modelo de 2023 ainda é uma melhor opção atualmente, e só deixará de ser ao sair de linha ou quando o preço do Moto G85 apresentar uma queda relevante. 

    Aproveite para conferir os melhores celulares Motorola custo-benefício

    Motorola Edge 40 NeoMelhor Motorola custo-benefício
    Moto G84 5GMelhor intermediário custo-benefício
    Motorola Edge 30 NeoMotorola com tela compacta custo-benefício
    Moto G73Motorola custo-benefício com a melhor câmera
    Moto G54 5GMotorola bom e barato
    Moto G60Motorola custo-benefício com a maior bateria
    Moto G34Modelo de entrada completo em recursos
    Moto G24Modelo básico

    Confira as melhores promoções de fones de ouvido, e economize ainda mais aproveitando os cupons de desconto Amazon