Campanha - top banner aliexpress
Melhores

Notebooks para designers: melhores modelos em 2024

Trabalha com design e precisa de um notebook bom? Selecionamos alguns modelos de notebooks para designers com diferentes preços

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

30 de ago de 2024

0 comentários

Conteúdo da página

    Photoshop, Illustrator, AdobeXD, são muitos os softwares que podem ser usados por designers em suas rotinas de trabalho. Como são programas que demandam de boas especificações de hardware naturalmente escolher um notebook para tal finalidade não é uma tarefa fácil nem barata. Analisando os requisitos normalmente recomendados para rodar os principais softwares, selecionamos os melhores notebooks para designers entre diferentes faixas de preço e dentro do que é possível encontrar entre as especificações recomendadas. 

    Confira os modelos

    MacBook Pro M3Compre agora na Amazon
    Galaxy Book4Compre agora na Amazon
    Ideapad Gaming 3i Compre agora na Amazon
    ASUS Vivobook 16 X1605ZA-MB313WCompre agora na Amazon
    Avell A70 IonCompre agora na Amazon
    Predator Helios 300 Compre agora no Mercado Livre
    MacBook Air M2Compre agora na Amazon

    Como escolhemos os melhores modelos de notebook para designers?

    Na hora de escolher um bom notebook para designers é preciso considerar a qualidade da imagem e a tela que os modelos possuem, pois para trabalhar com cores é necessário ter a certeza de que elas estão o mais perto possível da realidade e distorções nas tonalidades fazem a diferença. 

    Além disso, os programas usados em design costumam ser mais exigentes e para o computador suportar ele carece de um processador robusto. Essas duas características acabam sendo encontradas em notebooks mais caros e modelos gamers, então não é tão fácil achar um modelo que ofereça tudo isso e ainda seja acessível.

    Somando-se a tudo isso, ele precisa de uma boa memória RAM para conseguir ter uso multitarefa e não ficar com um sistema lento e passar por travamentos e, embora muitos programas não necessitem de uma GPU dedicada, a presença de uma placa de vídeo é bastante recomendada. 

    Softwares que consideramos para selecionar os notebooks para designers:

    Analisando os requisitos indicados pela Adobe para rodar seus principais softwares usados na rotina de designers, selecionamos a maioria da nossa nossa lista entre notebooks com especificações apontadas como recomendadas, já que com os requisitos mínimos de usabilidade, como já podemos supor, são o mínimo para que os programas rodem, mas não da melhor forma, o que prejudica consideravelmente a relação custo-benefício, pois as máquinas equipadas com o mínimo para rodar esses programas também não são tão baratas. Desta forma, elaboramos a lista baseado nos seguintes requisitos:

    Requisitos Photoshop:

    • Windows 10 ou macOS Ventura 13.51;
    • Processador Intel/AMD ou Apple Silicon de 2 Ghz compatível com 64 bits;
    • 8 ou 16 GB de Memória RAM;
    • 1.5 GB de memória de GPU e com suporte DirectX12

    Requisitos Illustrator:

    • Windows 11/macOS v11 ou superior
    • Processador Intel Multicore com suporte a 64 bits ou AMD Athlon 64 com SSE 4.2 ou posterior; Apple Silicon baseado em ARM
    • 8 ou 16 GB de Memória RAM;
    • GPU de no mínimo 1 GB de VRAM e compatível com a versão 4.0 ou posterior do OpenGL

    Requisitos do Adobe XD:

    • Windows 10 ou superior/macOS v10.15 ou superior;
    • 4 GB de RAM;
    • Versão mínima do recurso Direct 3D DDI: 10;
    • Para GPU Intel, são necessários drivers lançados em 2014 ou posterior.

    Os melhores notebooks para designers são:

    MacBook Pro M3

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    A versão Pro do MacBook encabeça a lista de melhores notebooks para designers por contar com configurações e diferentes recursos de alta qualidade para o trabalho na área. Começando por sua tela Liquid Retina XDR, escolhemos o modelo com 14.2 polegadas, com pico de brilho de 1.000 nits, tonalidade de cores P3 e 1.000.000:1 de proporção de contraste. Essas características somadas a fluidez de 120Hz de taxa de atualização, e a tecnologia True Tone que ajusta a cor e a intensidade da luz de acordo com o ambiente, são os fatores que fazem da tela do MacBook Pro um ponto de grande destaque para designers, por proporcionar imagens com ótima definição, cores vivas e com bastante fidelidade. 

    A escolha de um MacBook também costuma ser feita por seu design fino e elegante, sendo um notebook leve e prático, e com uma boa autonomia de bateria. Mas, para além disso, o modelo Pro também tem o desempenho como um ponto positivo. Seu processador conta com 8 núcleos de desempenho junto a uma GPU de 10 núcleos e 8 ou 16GB de memória RAM. Ou seja, trata-se de um hardware mais do que competente para executar diferentes demandas para os profissionais da área, principalmente no uso multitarefa e pela possibilidade de ser utilizado longe da tomada por até 22 horas sem grandes perdas de desempenho.   

    • Processador: M3 Pro 
    • Memória RAM: 8/16GB
    • Tela: 14.2’’ Liquid Retina XDR com mini-LED, IPS  
    • Armazenamento: 512GB/1TB SSD
    • Peso: 1,55 Kg

    Galaxy Book4

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Este modelo pode ser considerado a alternativa mais básica com Windows entre os melhores notebooks para designers que também visam um aparelho que une praticidade com uma boa tela. O Galaxy Book4 tem essas características além de também contar com uma boa relação custo benefício, principalmente por sua tela IPS com resolução Full HD, que possibilita uma grande vivacidade e definição de cores sem distorcê-las. 

    E tal qual o MacBook, seu visual é discreto e elegante, pesando apenas 1,55 kg, o que pode ser surpreendente considerando sua construção em metal. Quanto ao desempenho, o Galaxy Book4 também possui 16GB de memória RAM, e seu processador é um i5 de décima terceira geração, apresentando um bom desempenho em programas como Corel Draw, Photoshop e etc, sendo um conjunto que também se sai bem em programas de edição de vídeos para trabalhos mais leves. 

    • Processador: Intel Core i5-1335U 
    • Memória RAM: 16GB
    • Tela: 15.6’’ IPS, Full HD
    • Armazenamento: 512GB SSD
    • Peso: 1,55 Kg

    Ideapad Gaming 3i

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O Ideapad Gaming 3i costuma aparecer em diferentes listas de “melhores notebooks para..” devido a sua versatilidade e boa relação custo-benefício. Se tratando de um modelo gamer de entrada, ele não é excelente em nada, mas ainda é muito bom em várias funções, e uma delas é em ser uma boa opção para designers. O modelo em questão é o 82MG000EBR, que conta com um i7 de décima primeira geração como processador, e 16GB de memória RAM DDR4, que proporciona um desempenho mais do que favorável, e permite upgrades para até 32GB de RAM. 

    Em relação aos modelos citados anteriormente, ele acaba não sendo tão portátil por pesar 2,25 Kg e possuir 2,4 cm de espessura. Entretanto, a presença de uma tela IPS antirreflexo com resolução Full HD, é o que “credencia” seu uso para trabalhos no âmbito do design por não distorcer as cores exibidas. O Ideapad Gaming 3i também é encontrado em modelos com configurações mais simples, como um i5 ou diferentes GPUs, que também podem ser boas escolhas para quem busca um modelo mais barato. 

    • Processador: Intel Core i7-11370H
    • Memória RAM: 16GB
    • Placa de vídeo: NVIDIA GTX 1650
    • Tela: 15.6’’ IPS (WVA), Full HD
    • Armazenamento: 512GB SSD
    • Peso: 2,25 Kg

    ASUS Vivobook 16 X1605ZA-MB313W

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Caso a sua procura pelos melhores notebooks para designers esteja voltada a modelos não tão leves e portáteis, mas que também se destacam pelo hardware e tela, o Vivobook 16 conta com essas características e é uma ótima opção. Sua tela IPS WUXGA, de 16 polegadas é um dos seus principais chamativos para a área de design por contar com mais de 90% de fidelidade a cores e sendo uma tela antirreflexo. Seu hardware conta com um bom poder de fogo, com um processador i7 de décima segunda geração, e 16GB de memória RAM – apesar de serem memórias DDR4. 

    Esse conjunto provém uma ótima usabilidade em diferentes finalidades, sendo indicado para designers por contar com a “soma” de uma ótima tela, junto a um hardware robusto para lidar com projetos além dos leves, tendo mais de um aberto ao mesmo tempo, podendo intercalar entre eles sem problemas. No entanto, sua espessura de 1,9 cm e peso de 1,88 Kg pode afastar alguns consumidores. 

    • Processador: Intel Core i7-1255U 
    • Memória RAM: 16GB
    • Tela: 16’’ IPS, WUXGA
    • Armazenamento: 512GB SSD
    • Peso: 1,88 Kg

    Avell A70 Ion

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Se portabilidade não é um fator relevante para você e a prioridade seja um modelo com uma configuração mais parruda, o A70 Ion da Avell é um dos melhores notebooks para designers com essas características. Sua tela é de 16 polegadas, em um painel WVA de resolução WQXGA (2560 x 1600), com 90 Hz de atualização e 100% de cores sRGB, tendo uma exibição de imagens com bom nível de brilho, contraste e definição de cores para diferentes tipos de trabalhos. 

    Mas mesmo com uma ótima tela, seu desempenho é o principal destaque, servindo para renderizações mais pesadas e complexas. O A70 Ion possui variações com 16 ou 32GB de memória RAM DDR5, junto a um processador Intel Core i7-13700H e uma RTX 4060 de 8GB como GPU dedicada. Isso é basicamente um hardware apto a trabalhar não só com as principais atividades de design gráfico como também para modelagens, servindo como uma ótima estação de trabalho mais fixa, já que modelo pesa quase 2 quilos e possui a espessura de 2,1cm. 

    • Processador: Intel Core i7-13700H 
    • Memória RAM: 16/32GB
    • Placa de vídeo: NVIDIA RTX 4060
    • Tela: 16’’ WVA, WQXGA
    • Armazenamento: 512GB SSD
    • Peso: 1,97 Kg

    Predator Helios 300

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O Predator Helios 300 conta com um corpo mais igualmente robusto ao A70 Ion, feito majoritariamente em plástico, tendo peso e espessura parecidos com o Gaming 3i acima. Logo, também se trata de um modelo para ser utilizado também como uma workstation fixa, do que um notebook para se utilizar de forma prática e direta em qualquer lugar. Mas partindo para o que interessa, tal qual o notebook da Lenovo, a tela do Predator Helios 300 conta com um painel IPS, com 144Hz, brilho de 250 nits e contraste de 800:1. Logo, apresenta as principais qualidades para uma boa usabilidade para design e fotografia por sua fluidez e boa exibição de cores. 

    Seu hardware lida tranquilamente com uma constante alternância entre programas e atividades, tendo 16GB de memória RAM DDR4, equipado com um processador Intel Core i7 de décima primeira geração, com 16 threads de 4.60 GHz, e uma RTX 3070 como GPU dedicada. Além de servir como uma ótima ferramenta de trabalho, também será um baita companheiro para os momentos de entretenimento. 

    • Processador: Intel Core i7 11-800H
    • Memória RAM: 16GB
    • Placa de vídeo: NVIDIA RTX 3070
    • Tela: 15.6’’ IPS, Full HD
    • Armazenamento: 512GB SSD
    • Peso: 2,50 Kg

    Macbook Air M2

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    E concluímos a lista de uma forma similar de como começamos: com um MacBook, só que mais equilibrado entre desempenho e portabilidade. Apesar do modelo possuir 8GB de RAM, a convergência entre hardware e software feita pela Apple desenvolve tanto o processador M2 quanto o sistema operacional iOS para maximizar sua eficiência. Desta forma a máquina dá conta de rodar os principais softwares para a rotina de designers como Illustrator e Photoshop. Sua bateria possui autonomia para até 18 horas de uso fora da tomada.

    Outra exceção que abrimos para abrigar o Macbook Air M2 em nossa lista está nas dimensões da tela, pois o display do notebook da Apple é um pouco menor, 13,6 polegadas, mas a máquina compensa a tela um pouco menor com resolução acima do Full HD e com tecnologia de painel de IPS com 500 nits de pico de brilho. O Display também destaca-se por exibir até 25% mais cores e ter suporte ao modo True Tone que ajusta as cores em tela de acordo com a luz do ambiente, assim como o primeiro modelo da lista.

    • Processador: M2
    • Memória RAM: 8 GB
    • Tela: 13,6” IPS com iluminação LED e tecnologia True Tone
    • Armazenamento: 256 GB
    • Peso: 1,51 Kg

    Qual é o melhor processador para design gráfico?

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Os modelos indicados para um desempenho minimamente bom são os processadores Intel i5 de décima geração ou Ryzen 5 3600. Já o recomendado para trabalhos mais complexos e um maior poder de fogo como um todo são os i7 de décima primeira geração ou Ryzen 7 5700. Esses processadores junto a 16GB de memória RAM permitem executar processos mais exigentes e pesados sem grandes empecilhos. 

    Qual a melhor configuração para modelagem?

    Partindo do mesmo ponto do tópico anterior, considerando que modelagem é um tarefa ainda mais pesada, os i7 de décima primeira geração ou Ryzen 7 5700 com 16GB de memória RAM passam a ser os requisitos mínimos, tendo os i9/Ryzen 9 com 32GB de RAM como parte dos requisitos recomendados. Além disso, uma GPU dedicada é mais do necessária, sendo recomendado pelo menos uma NVIDIA RTX 3070 ou AMD Radeon RX 6800.


    Confira também as melhores promoções de TVs, e economize ao máximo em suas compras utilizando os cupons de desconto Magazine Luiza