Campanha - top bar aliexpress
Melhores

Notebooks para programar: boas opções com diferentes preços

Seja em Windows, Linux ou iOS, confira 10 boas opções de notebooks para programar, tanto para estudantes quanto para programadores de longa data.

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

25 de out de 2024

0 comentários

Conteúdo da página

    Com a evolução dos computadores, os notebooks deixaram de ser sinônimos de máquinas com configurações simples, tendo, hoje em dia, diversos aparelhos dedicados a tarefas que exigem bastante do hardware, como jogos e edição de vídeos. Atualmente, utilizar notebooks para programar também é uma opção viável, tanto para desenvolvedores plenos quanto para estudantes da área.

    Porém programar em um notebook requer alguns pontos de atenção que podem levantar dúvidas em quem está pensando em se aventurar no meio. Qual marca comprar? Quais as configurações? Qual sistema operacional devo utilizar? Confira as respostas dessas e de outras perguntas abaixo, e não perca a chance de pagar mais barato de forma segura acompanhando a Black Friday 2024 pelo Promobit.

    Melhores notebooks para programar

    1Vivobook 15 X1504zaCompre agora na Amazon
    2Galaxy Book 4 Compre agora na Amazon
    3Acer Aspire 5Compre agora na Amazon
    4Ideapad 1iCompre agora na Amazon
    5Vivobook Pro 15Compre agora no Mercado Livre
    6TUF Gaming F15Compre agora na Amazon
    7Dell Inspiron I15-I120K-M45PCompre agora na Amazon
    8Legion Slim 5Compre agora na Amazon
    9Macbook Air M2Compre agora na Amazon
    10Dell XPS 13 X13Compre agora na Amazon

    Vivobook 15 X1504za

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Abrimos a lista com um notebook que abrange várias necessidades de uma vez, sendo uma boa opção custo-benefício, e uma das melhores escolhas para estudantes e profissionais da programação. Sua configuração atinge os principais requisitos mínimos citados, tendo 16 GB de memória RAM, um i5 de décima segunda geração como processador e SSD com armazenamento de 512 GB.

    O Vivobook 15 X1504za também conta com uma tela NanoEdge antirreflexo de 15.6 polegadas e resolução Full HD. Outro ponto de destaque do modelo é a sua construção, que possui certificação militar de resistência e durabilidade, ainda que mantendo uma boa portabilidade de 1,7 cm de espessura e com um visual discreto e bonito. 

    Ficha técnica:

    • Processador: Intel Core i5-1235U
    • Memória RAM: 16 GB
    • Armazenamento: SSD de 512 GB
    • Placa de vídeo: Intel Iris Xe Graphics G7 (Integrada)

    Galaxy Book 4 

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O segundo modelo dos melhores notebooks para programar possui um hardware similar, mas conta com um preço um pouco mais alto por contar com uma tela melhor e sendo uma opção mais indicada para quem busca por uma maior portabilidade. O Galaxy Book 4 é equipado com os mesmos 16GB de RAM, junto a um Intel Core i5 de décima terceira geração e um SSD de 512GB, resultando em um ótimo desempenho para atividades do tipo. 

    Sua tela possui o mesmo tamanho e resolução do modelo acima, mas que apresenta uma melhor qualidade de imagem por se tratar de um painel IPS. O Galaxy Book 4 pesa 1,55 kg com uma espessura de apenas 1,5 cm, tornando-o altamente portátil e facilmente transportável, apesar de não ser tão resistente quanto o nosso primeiro colocado. 

    Ficha técnica:

    • Processador: Intel Core i5-1335U
    • Memória RAM: 16 GB
    • Armazenamento: SSD de 512 GB
    • Placa de vídeo: Intel Iris Xe Graphics G7 (Integrada)

    Acer Aspire 5

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Entre os melhores notebooks para programar, o Acer Aspire 5 desponta por sua configuração que mescla desempenho, estando dentro de todos os requisitos todos mínimos aqui citados e com preço médio abaixo dos 3.000 reais, o modelo consegue unir esses pontos em um computador não tão caro. 

    Um de seus diferenciais está na sua tela, que conta com a tecnologia ComfyView, que ajuda a equilibrar os níveis de brilho e de cor, ideal para quem vai passar longas horas na frente do computador, como um programador. O Aspire 5 também possui parte de seu sistema de resfriamento pelo teclado, sendo capaz de expelir entre 8 a 10% mais calor. 

    Ficha Técnica:

    • Processador: Intel Core Core i5-12450H
    • Memória RAM: 8 GB;
    • Armazenamento: SSD 256 GB;
    • Placa de vídeo: Intel UHD Graphics (integrada)

    Ideapad 1i 

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O IdeaPad 1i também é uma alternativa do notebook citado na primeira colocação, mas muitas vezes aparecendo por um preço menor por ter uma tela e uma bateria mais simples. Ele mantém os mesmos 512GB no SSD, o mesmo i5 de décima segunda geração e os 16GB de memória RAM. Sua espessura também é a mesma, mas “ganha pontos” no quesito portabilidade por ser mais leve que o modelo da ASUS. 

    Com as mesmas 15.6 polegadas de tela e sistema operacional Windows 11, o modelo é mais um notebook com bom custo-benefício devido ao preço médio abaixo dos 4 mil reais e por isso está entre os melhores notebooks para programar, principalmente para iniciantes que não desejam gastar tanto e querem garantir uma boa performance nas principais atividades do meio. 

    Ficha técnica:

    • Processador: Intel Core i5-1235U
    • Memória RAM: 16 GB
    • Armazenamento: SSD de 512 GB
    • Placa de vídeo: Intel Iris Xe Graphics G7 (Integrada)

    Vivobook Pro 15

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O preço é mais alto por aqui, mas para quem pode pagar terá em mãos um modelo que vai dar conta de demandas mais robustas e que não será a causa de futuras dores de cabeça. O Vivobook 15 K6502HC-LP095W atende a essas demandas com 16 GB de RAM e armazenamento de 512 GB a GPU dedicada NVIDIA RTX3050 segura as possíveis exigências gráficas.

    Outro atributo para deixar os futuros proprietários tranquilos é o processador Core i9 de 11° geração que apesar de não ser da geração mais recente, ainda possui muita lenha para queimar. A tela também é de excelente qualidade com tecnologia IPS e taxa de atualização de 144 hz. 

    • Processador: Intel Core i9-11900H;
    • Memória RAM: 16 GB;
    • Armazenamento: SSD de 512 GB; 
    • Placa de vídeo: NVIDIA RTX 3050;

    TUF Gaming F15

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    O primeiro notebook gamer da nossa lista para quem tem preferência por uma configuração mais robusta tanto para trabalhos pesados como para também curtir no tempo livre. O TUF Gaming F15 é equipado com um i5 de décima segunda geração e 16GB de RAM DDR5, que possibilita trabalhar com programação de projetos com maior demanda gráfica, como games, já que mesmo os jogos 2D já são bastante demandantes para algumas máquinas. 

    Por aqui, temos especificações além do mínimo, como SSD de 512 GB, RTX 3050 como GPU que além de  dar conta das demandas gráficas profissionais, também permite jogar com boa qualidade. A tela também é um atributo positivo, sendo um painel IPS, tecnologia que garante um ângulo de visão maior sem distorções, além dos 144 Hz de taxa de atualização e resolução Full HD. Em contrapartida, é um notebook mais pesado e pouco portátil. 

    Ficha técnica:

    • Processador: Intel Core i5-12500H
    • Memória RAM: 16 GB
    • Armazenamento: SSD de 256 ou 512 GB
    • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3050

    Dell Inspiron I15-I120K-M45P

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Para quem busca um hardware equilibrado na faixa dos 4.000 reais tem no Dell Inspiron I15-I120K-M45P uma ótima opção de notebook para programar. Com 16GB de memória RAM e um processador Intel Core i7 de décima segunda geração, o modelo conta com um ótimo nível de desempenho para atividades de programação, tanto para estudantes quanto para profissionais, além de já vir equipado com um SSD de 512GB. 

    Sua tela também proporciona um uso fluido e agradável por contar com revestimento antirreflexo, em um painel WVA de resolução Full HD e taxa de atualização de 120 Hz. Tudo isso em um notebook de apenas 1,65 Kg. 

    Ficha técnica:

    • Processador: Intel Core i7-1255U
    • Memória RAM: 16 GB
    • Armazenamento: SSD de 512 GB
    • Placa de vídeo: Intel Iris Xe Graphics G7 (integrada)

    Legion Slim 5

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Sendo um modelo gamer robusto mas não tanto quanto o TUF F15, o Legion Slim 5 se destaca como um dos melhores notebooks para programar voltado a usos mais intensos, e que também terá um ótimo uso no tempo livre. Seu hardware é composto por um processador i7 de décima terceira geração, com 14 núcleos e 20 threads, junto a 16GB de memória RAM DDR5, proporcionando uma performance de alto nível voltado a programadores profissionais com atividades mais exigentes. 

    E além de também possuir uma ótima tela, painel IPS de 120 Hz, ele também possui uma RTX 4050 de 6GB de memória como placa de vídeo dedicada. 

    Ficha técnica:

    • Processador: Intel Core i7-13700H
    • Memória RAM: 16 GB
    • Armazenamento: SSD de 512 GB
    • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 4050

    MacBook Air M2

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Apesar do MacBook Pro ser o mais completo e focado em alto desempenho, o MacBook Air M2 apresenta uma autonomia com a bateria ainda maior, passando das 18 horas de uso, e mesmo não tendo um sistema dedicado de refrigeração não apresenta grandes problemas com temperatura. 

    Curiosamente, o MacBook Air apresenta um processamento gráfico levemente superior ao Pro e possui uma soma de componentes que fazem com que este modelo também consiga durar longas horas de trabalho. Além da já citada bateria, a tela LED IPS possui tecnologia True Tone, que exibe cores em tons naturais de acordo com a luz do ambiente, fazendo com que não seja desconfortável passar longas horas encarando a tela.

    De forma geral, entre os melhores notebooks para programar em iOS, apesar do MacBook Pro ser a opção com o hardware mais potente, o Air não fica tão atrás considerando a diferença abismal entre os preços.

    Ficha Técnica:

    • Processador: M2 de 8 núcleos
    • Memória RAM: 8 GB
    • Armazenamento: SSD de 256 ou 512 GB
    • Placa de vídeo: Integrada de 8 núcleos

    Dell XPS 13 X13

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Fechamos a lista com uma opção premium para quem busca o máximo de desempenho junto a portabilidade e versatilidade de uso. O Dell XPS 13 X13 é um modelo ultrafino de apenas 1,5 cm de espessura e pesando 1,19 kg, com um alto nível de desempenho para ser utilizado para programar principalmente para profissionais que não possuem um local fixo de trabalho. Com um processador Core Ultra 7 de 16 núcleos, 16 GB de memória RAM DDR5 e um SSD de 512GB, o Dell XPS 13 X13 possui poder de fogo o suficiente para diversas tarefas no meio de programação, além de contar com uma tela WVA com 100% do sRGB e brilho de até 500 nits. 

    Ficha técnica:

    • Processador: Intel Core Ultra 7 155H
    • Memória RAM: 16 GB
    • Armazenamento: SSD de 512 GB
    • Placa de vídeo: Intel Arc Graphics (integrada)

    Quais são os requisitos mínimos em notebooks para programar?

    Independentemente de qual será a principal utilidade do computador, existem requisitos mínimos a serem atendidos para que ele possa exercer bem sua função. Quando falamos em notebooks é importante ter em mente que, diferente de desktops, não será possível fazer grandes upgrades nas configurações.

    Então, listamos quais são os requisitos mínimos em um notebook para programar, mas recomendando que, se possível, invista em uma configuração mais potente visando o uso a longo prazo. Veja as configurações mínimas e recomendadas: 

    Processador: Caso o foco seja programação para sites e web em geral, um i5 de décima primeira geração (ou Ryzen 5) dá conta do recado. Já para a programação de apps e programas, o i7 (ou Ryzen 7) se torna uma opção mais segura, ainda mais visando esse uso a longo prazo citado anteriormente. Logo abaixo temos um tópico dedicado aos processadores.

    Memória RAM: O mínimo recomendado é sem dúvida alguma 8 GB, mas, caso tenha a disponibilidade e esteja com usos mais pesados em mente, 16 GB se torna uma ótima opção. 

    HD ou SSD: Por serem mais rápidos, os SSDs se destacam como a escolha certeira neste caso, sendo o mínimo recomendado um com 256 GB. Se possível, ter um SSD disponível apenas para o sistema operacional e um HD entre 500 GB e 1 TB para o armazenamento de arquivos são uma boa opção para otimizar a distribuição de memória interna. 

    Sistema Operacional: Apesar de não existir um sistema que seja “superior” a outro, é quase um consenso entre programadores a preferência pelo Linux ao se falar sobre programação, mas vai de cada um, sendo necessário um SO específico apenas para desenvolvimento em macOS.

    Vale a pena comprar notebook para aprender a programar?

    Sim, vale a pena. Considerando os requisitos mínimos citados no início do texto, é possível adquirir um bom notebook por valor até abaixo dos 4.000 reais que te proporcionará não só o desempenho “base” necessário para aprender a programar, como também aproveitar das principais vantagens de um notebook que é a sua portabilidade e o pouco espaço que ele ocupa. Logo, investir em um bom notebook para programar é uma ótima maneira de adentrar no mundo da programação de uma forma prática e sem gastar muito.

    Qual processador é bom para programação?

    Depende do quão pesadas serão as suas atividades relacionadas a programação. Para atividades mais básicas é possível ter uma performance satisfatória com um i3 de décima geração junto a 8GB de memória RAM. Mas para um bom desempenho intermediário recomendamos um i5 de décima primeira geração ou Ryzen 5 3600. E ao elevar um pouco mais a demanda nas atividades para tarefas mais pesadas, é fortemente recomendado ter 16GB de memória RAM também.


    Se está pensando em fazer um upgrade em seu computador, os melhores descontos em HD e SSD estão no Promobit, podendo economizar ainda mais com os cupons Amazon e AliExpress