O que avaliar antes de comprar umidificador de ar?
Antes de escolher o seu umidificador de ar, confira quais os pontos que deve ter mais atenção na hora da compra.
Conteúdo da página
Não tem jeito, junto com o tempo seco vem as doenças respiratórios, noites mal dormidas, sensação de dificuldade de respirar e uma gama de outros problemas típicos desse clima ou de cidades que sofrem com poluição. Nesse momento, surge o grande herói para nos salvar desse tempo seco: o umidificador de ar.
Com a quantidade de marcas e modelos do aparelho, é bem fácil ficar confuso na hora de escolher o melhor para a sua casa. Por isso, nós criamos esse artigo com alguns pontos interessantes para observar antes de decidir.
- Para que serve um umidificador de ar?
- Existem tipos diferentes de umidificador?
- Potência e capacidade de manter a unidade
- Capacidade de limpeza
- Tecnologias úteis
Para que serve um umidificador de ar?
Basicamente, o aparelho espalha micro gotas de água no ar para reestabelecer a umidade normal. De acordo com a OMS, esse valor deve ser em torno de 40% a 70%, mais ou menos do que essa porcentagem pode causar riscos ao bom funcionamento do nosso organismo.
Além de melhorar a sensação de secura na garganta e vias respiratórias, o clima mais úmido ajuda a ter uma melhor qualidade do sono e até reduz o ronco, além de aliviar diversos outros problemas.
Se está em dúvida sobre a compra, leia o nosso artigo: Vale a pena comprar um umidificador de ar?
Existem diferentes tipos de umidificador?
Apesar de que a grande maioria dos aparelhos encontrados no mercado serem do tipo ultrassônicos, existem três outros bastante comuns: impulsor, evoporativo e vaporizador.
Umidificador de ar ultrassônico
Como falamos, esse é o modelo mais comum de todos. Silencioso e com uma melhor distribuição da umidade pelo ambiente, o aparelho acaba sendo a escolha favorita de quem opta pelos benefícios do equipamento. O seu sistema de dispersão de umidade funciona através de vibrações ultrassônicas, que particiona o líquido em níveis microscópios e o dispersa em forma de uma névoa.
Apesar de silencioso e mais agradável para quem está no cômodo, a água não é o único elemento subdividido pelo processo, que também pode jogar micropartículas de minerais e bactérias no ambiente.
Impulsor
Apesar de não se encontrado com tanta frequência no Brasil, esse modelo possui um dos mecanismos de umidificação mais interessantes. O equipamento utiliza um disco de alta velocidade para transformar a água em micropartículas e enviá-las para o ambiente. Apesar de também espalhar minerais e bactérias, como os elementos estarão em tamanho normal, não irão passar direto pelas nossas defesas, como acontece com o umidificador ultrassônico.
Outra vantagem desse modelo é que todo o processo acontece a frio e não há perigo de queimaduras ao encostar na parede do aparelho. Um diferencial importante para quem tem crianças pequenas e animais em casa.
Evaporativo
Os modelos desse tipo utilizam um mecanismo mais “simples”, porém bastante eficiente: os umidificadores evaporativos possuem uma estrutura em sua parte traseira que capta o ar do ambiente, que é umidificado dentro dele e retorna novamente ao ambiente impulsionado por um tipo de ventilador.
Com isso, além de umidificar o ambiente, o aparelho é responsável por promover uma melhor circulação do ar. Seu principal ponto negativo é o barulho que produz enquanto realiza o processo.
Vaporizador
Apesar do seu funcionamento simples, que se utiliza de um mecanismo de aquecimento para fazer com que a água evapore e vá para o ambiente, o processo é uma barreira para boa parte das bactérias e minerais. Como ponto negativo, além da umidade, o vapor aumenta a temperatura, o que gera um clima propício ao surgimento de fungos e bactérias. Para uso controlado, com bastante atenção aos níveis de umidade e temperatura, esse tipo é indicado para quem tem bebês e crianças pequenas em casa.
Outro cuidado com os modelos é o local em que ele será posicionado, pois como sua estrutura esquenta enquanto ele está funcionando, crianças ou animais podem se queimar ao tocar neles sem querer
Potência e capacidade de manter a umidade
Dois pontos que merecem bastante atenção na hora da compra do umidificador de ar são potência e capacidade de manter a umidade do ambiente. O primeiro tem relação direta com a capacidade de espalhar a névoa por todo o local, sendo que, quanto maior for o cômodo em que o aparelho será ligado, maior deverá ser a sua potência. Na dúvida, opte por equipamentos com mais de 18W.
Leia também:Melhores umidificadores de ar
Já a capacidade de manter a umidade depois do aparelho ser desligado, só pode ser obtida testando-os. O Proteste fez isso e ainda criou um ranking com os melhores – que você pode conferir clicando aqui.
Capacidade de limpeza
Principalmente nos modelos de umidificador ultrassônico, esse é um importante ponto a ser observado. Em muitos aparelhos, o reservatório de água não pode ser alcançado, ou existe um quininha em que a escova não chega: evite comprar esses modelos. Como citamos acima, o sistema ultrassônico quebra todas as substâncias em micropartículas e as envia para o ar, sendo de grande importância manter esse local limpo e sem bactérias.
Em alguns dos manuais é possível encontrar a informação do acesso ao reservatório, já em outros será necessário procurar por avaliações de outros clientes ou mesmo ver o modelo pessoalmente.
Tecnologias úteis
Além da tecnologia envolvida no sistema de dispersão do aparelho, diversas outras funcionalidades podem fazer a diferença na hora de comprar um umidificador de ar. Um exemplo disso é o higrômetro, mecanismo que faz o desligamento automático do equipamento quando a umidade do ar chega em 60%, nível ideal para o nosso organismo. Normalmente essa característica fica especificada apenas como “Desligamento Automático”.
Com essas informações, você já será capaz de comprar o modelo mais indicado para as suas necessidades sem problemas. Aproveite as promoções de umidificador de ar e cupons de desconto das lojas que trabalham com esse tipo de produto.