O que é e como funciona a Garantia de A a Z da Amazon
A Garantia A a Z da Amazon é uma forma de a empresa garantir a segurança das compras feitas por lojas parceiras do marketplace da loja estadunidense
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A prática de se fazer compras por marketplaces está se tornando cada vez mais comum no Brasil e os consumidores podem aproveitar ofertas mais variadas de produtos com a segurança de contar com infraestruturas de pagamento e entrega já bem estruturados.
Pensando em deixar seu cliente ainda mais seguro ao realizar suas compras, a Amazon lançou uma modalidade de garantia chamada Garantia de A a Z, focada especialmente em vendas realizadas por lojas parceiras.
Hoje vamos falar sobre como você pode aproveitar essa garantia para realizar suas compras com mais tranquilidade pela Amazon.
O que é a Garantia de A a Z?
Como mencionamos brevemente acima, a Garantia de A a Z é um serviço oferecido pela Amazon para garantir mais segurança para seus clientes nas compras realizadas por lojas parceiras, ou marketplace.
Assim que você compra algum produto pela plataforma da Amazon e se o vendedor for um vendedor parceiro (e não a própria Amazon), a garantia já está valendo para a sua compra. Ela cobre especificamente a condição do item comprado (ou seja, se é o produto está nas condições indicadas no anúncio) e o prazo de entrega anunciado pelo vendedor.
Quando acionar a Garantia A a Z?
Segundo a própria Amazon, o consumidor com garantia tem direito a acioná-la nas seguintes situações:
- Você já entrou em contato com o vendedor através da página “Sua Conta”;
- Você aguardou dois dias úteis para obter a resposta dele;
- Se o vendedor não entregou o item em até 3 dias após a data máxima estimada para entrega ou em até 30 dias a partir da data do pedido, o que ocorrer primeiro.
- Se item que você recebeu está danificado, com defeito ou é substancialmente diferente daquele descrito na página de detalhes do produto.
- Se o vendedor concordou em reembolsá-lo ou é obrigado a reembolsá-lo de acordo com o direito de arrependimento do consumidor, mas não fez o reembolso ou o valor do reembolso está incorreto.
- Caso você tenha que devolver um item que foi enviado do exterior e o vendedor não tenha fornecido um endereço de devolução no Brasil, nem frete de devolução gratuito para um endereço internacional.
A Amazon só irá considerar sua solicitação válida para análise se ela estiver dentro desses critérios. Por isso é importante que, antes de qualquer coisa, você tente resolver sua situação primeiro com o próprio vendedor. Afinal, problemas acontecem e pode ser que o vendedor consiga atender você sem maiores complicações.
Mas lembre-se: você tem até 90 dias após a data da entrega do produto (ou da entrega estimada, caso seu produto nunca tenha sido recebido) para fazer essa solicitação.
Se você não conseguiu uma resposta satisfatória do consumidor, a Amazon irá analisar sua solicitação em até 2 semanas.
Como eu faço para enviar uma solicitação da Garantia A a Z?
Se tentar solucionar seu problema com o vendedor não deu certo, você já pode acionar sua garantia. Para isso, basta acessar sua conta no site da Amazon e clicar em “Seus pedidos”.
Em seguida, encontre o produto com problema na lista na sua lista. Ao lado do pedido deverá aparecer um botão “Solicitação da Garantia de A a Z”. Você precisará então apenas inserir as informações solicitadas no formulário e então clicar no botão “Relatar o problema”.
Agora, resta apenas esperar enquanto a Amazon analisa seu pedido. Lembrando que o prazo de resposta da loja é de até 2 semanas.
Agora que você sabe como a Amazon ajuda você a comprar com segurança, já pode começar a se preparar para a Black Friday. Monte sua e seleciona quais e você quer aproveitar.