O que é e como funciona o forno autolimpante?
Uma maravilha da cozinha ou mais um nome para venda? Conheça o forno autolimpante e saiba se ele realmente funciona.
Conteúdo da página
Se você já cozinhou alguma vez na vida – pode ter sido apenas um ovo frito -, sabe que sujar o fogão é a coisa mais fácil do mundo. Respingos de gordura, leite derramado ou legumes que fogem da panela infestam a superfície metálica do seu fogão e é necessário limpá-la com uma frequência alarmante. Já pensou ter todo esse trabalho para limpar o forno agachado no chão frio da cozinha? Por isso, meu amigo, você precisa de um forno autolimpante.
O que é um forno autolimpante?
Como o próprio nome sugere, um forno autolimpante é um forno que se limpa sozinho. Fornos autolimpantes limpam a gordura que recai nas paredes do forno quando espirram das receitas enquanto são assadas.
Este recurso pode vir em um forno convencional à gás, presente em quase todas as cozinhas, ou até mesmo em um forninho elétrico, desses usados para esquentar pão de manhã ou para preparar refeições rápidas. O recurso autolimpante pode estar presente, ainda, nos modernos fogões de forno duplo, que possuem tanto o forno a gás quanto o elétrico.
Vantagens
- Praticidade
- Maior higiene
Desvantagens
- Maior consumo de energia
- Ainda é preciso limpar algumas peças manualmente
- Mais caro que um forno padrão
Leia também:
Como funciona um forno autolimpante?
Acredite na ciência: é tudo uma reação química. O recurso autolimpante só funciona quando o forno está muito quente. Por isso, é indicado que a limpeza seja feita logo após tirar o assado do forno, já que ele já estará pré-aquecido. Porém, não é apenas o calor que faz a gordura se desfazer, embora isso ajude muito.
As laterais e o fundo do forno autolimpante são recobertos por um esmalte poroso. Quando a gordura dos alimentos espirra nas paredes quentes, ela desintegra e o ar quente faz os resíduos evaporarem. Este processo é chamado pelos cientistas de catálise.
No entanto, os fornos autolimpantes cuidam apenas das paredes com esmalte do forno e as grades e demais peças sem revestimento ainda precisam ser lavadas individualmente. Retirar essas peças e quaisquer pedaços de comida do interior do forno é o mais recomendado na hora de limpar seu fogão após muito tempo de uso.
Já nos fornos elétricos, qualquer resto de comida é transformado em cinzas depois de queimar tudo que sobrar dentro dele em uma temperatura de 500ºC, por duas horas. É prático, mas gasta muita energia. Aí, vai de você: se prefere eficiência ou economia.
Quer aproveitar sua cozinha com as melhores ofertas de eletroportáteis e utensílios para a sua cozinha? No Promobit, os melhores cupons Casas Bahia e diversas outras ofertas de eletrodomésticos estão prontos para você!