O que é marketplace?
O marketplace tem se tornado personagem cada vez mais comum em lojas online, mas muita gente sequer sabe o que são. Explicamos o que é e como esse modelo de negócios funciona.
Conteúdo da página
Se você faz compras online já deve ter ouvido o termo marketplace. Ele não é nada recente e tem sido cada vez mais adotado por grandes e-commerces, que falham em explicar como tudo funciona e com quem o cliente terá que lidar durante toda a compra. Explicamos cada detalhe a seguir.
O que é marketplace?
Marketplace nada mais é do que um modelo de negócios adotado por lojas de e-commerce (comércio online) como uma nova fonte de lucro sem gastar muitos recursos.
Nesse modelo de negócios, a loja fornece um espaço dentro de seu próprio site para que outros vendedores anunciem seus produtos. A loja fica com uma porcentagem de toda venda, enquanto o vendedor tem uma plataforma completa à disposição, podendo alcançar muito mais pessoas.
É importante deixar claro para o cliente de quem ele está comprando, por isso, as lojas exibem, próximo ao preço, a informação sobre vendedor e entrega. Normalmente, o texto exibido é “vendido e entregue por loja X”.
No caso específico da imagem acima, vemos um produto que é vendido e entregue pela loja Gorila Shield. Ela possui um site próprio, por onde vende capas e acessórios para smartphones, mas opta por também anunciar seus produtos no Shoptime.
Assim, o Shoptime atua apenas como intermediador, oferecendo sua plataforma para o vendedor parceiro anunciar seu produto e interferindo apenas em casos extremos. Já o Gorila Shield é responsável pela venda, entrega e também pelo pós-venda, caso seja necessário.
Entrega por marketplace
As condições de entrega variam de loja para loja. Via de regra, a venda e entrega do produto são responsabilidade do vendedor do marketplace, mas em alguns casos a própria varejista cuida do processo de entrega visando oferecer mais segurança a seus clientes.
Quando o vendedor é responsável pela entrega, ele pode optar pelo meio que achar mais conveniente, enviando seus produtos através dos Correios ou de uma transportadora, portanto, as regras de frete não se aplicam a todos os vendedores do marketplace da mesma forma.
As lojas do grupo B2W Digital (Americanas, Submarino e Shoptime), por exemplo, realizam a entrega de certos produtos vendidos pelo marketplace. Nesses casos, o comprador visualiza no site o texto “vendido por loja X e entregue por Submarino”, por exemplo.
Nesse caso, havendo algum problema com a entrega do produto, quem responde é o Submarino. O varejista resolverá os detalhes com o vendedor parceiro e o cliente poderá ficar mais tranquilo, uma vez que o retorno da empresa é garantido.
É confiável comprar no marketplace?
Essa é a dúvida mais comum de quem compra em uma loja online que trabalha com esse modelo de negócios. Nossa resposta é: depende.
São milhares de vendedores de marketplace presentes na internet, que anunciam os mesmos produtos em diferentes e-commerces. Os varejistas não avaliam, como deveriam, cada vendedor parceiro, por isso, não é incomum vermos relatos de produtos falsificados sendo vendidos através do marketplace.
Você, comprador, deve ficar atento com à quem está vendendo o produto, sua reputação e as avaliações feitas por outros clientes. O Reclame Aqui também é um importante aliado que te ajuda a descobrir se uma loja é confiável.
Quais lojas trabalham com marketplace?
É importante saber quais são as lojas que trabalham com o modelo de marketplace, para que fiquemos atentos no momento de realizar a compra. Além de Americanas, Submarino e Shoptime, outras lojas adotam tal modelo de negócios:
Amazon: A Amazon Brasil passou a vender em 2017 produtos de diversas categorias (indo além de livros e e-readers), porém trabalhando apenas com marketplace. Por ora, todos os produtos anunciados no site da empresa são vendidos por sites parceiros, com exceção de livros e produtos próprios da Amazon.
Walmart: O Walmart encerrou sua presença no comércio online brasileiro no início de 2018, fez queima de estoque e passou apenas a trabalhar com o modelo de marketplace. Hoje, todos os produtos disponíveis no site da empresa são vendidos e entregues por outros vendedores — o Walmart atua apenas como intermediador.
Netshoes: A Netshoes não é o maior e-commerce de produtos esportivos do mundo por acaso, ela oferece grande variedade de produtos, muitos deles vendidos através do marketplace. Lá podemos encontrar pequenas lojas e grandes marcas de esportes e produtos fitness.
Estes foram apenas alguns exemplos de lojas que trabalham com marketplace. Podemos citar ainda Carrefour, Zattini, Dafiti, Tricae, Kanui, Extra, Ponto Frio e Casas Bahia.
Atente-se à informação de quem está vendendo o produto na hora de fazer uma compra em alguma loja online. Cada varejista é obrigado a fornecer a informação quando a venda e/ou entrega é realizada por terceiros.
Caso faça a compra e não veja em lugar algum a informação referente ao vendedor, pode ficar tranquilo, a loja em questão não trabalha com marketplace, sendo ela a responsável por todas as etapas do processo.
Tem dúvidas sobre um marketplace e quer saber se ele é ou não confiável? Você pode sugerir uma oferta desta loja no Promobit e receberá um feedback da nossa equipe de moderação casonão seja segura!