O que é quebra cabeça literário? Conheça mais sobre
Se deparou ou ouviu falar em quebra cabeça literário, mas não sabe a que se refere? Quer saber com mais detalhes o que é? Confira a matéria.
Conteúdo da página
Já se deparou com um quebra cabeça literário? Não falo daqueles quebra cabeças com temática literária que vem com mil peças e, ao final, terá referências ou mesmo a imagem de um livro, estou falando realmente de um quebra cabeça literário. Fomos desvendar o que é quebra cabeça literário para te contar mais sobre ele, confira o que descobrimos na matéria.
O começo do quebra cabeça literário?
Existem muitas obras cheias de mistério que desafiam o leitor a descobrir o que está escondido, porém foi com Edward Powys Mathers poeta e tradutor, sob o pseudônimo Torquemada, que lá no início da década de 30 escreveu A Mandíbula de Caim, um livro enigma que premiava com 25 libras quem resolvesse o quebra-cabeça.
Parece fácil não? O problema é que desde sua publicação, lá em 1934, pouquíssimas pessoas conseguiram o enigma.
O que compõe A Mandíbula de Caim?
Em seu lançamento, a obra foi criada com 100 páginas e impressa em ordem aleatória, existindo apenas uma correta. Contudo, o número de combinações é alto e o livro bastante desafiador, afinal seu criador era um apaixonado por enigmas a ponto de fazer o seu próprio.
No Brasil, a obra foi lançada em 2021, pela Editora Intrínseca, e mantém a sua organização de como foi criado. Ou seja, temos um livro de cem páginas com seis assassinatos, cada um com uma circunstância de morte, motivo e culpados diferentes. Só que todas as páginas foram impressas em ordem aleatória.
O que é um quebra-cabeça literário?
É uma mistura de livro com um quebra-cabeça, uma obra criada com o propósito de ser resolvida pelo leitor. A obra mais famosa é A Mandíbula de Caim, entretanto existem outros livros com a mesma proposta, como S. de J.J. Abrams e Doug Dorst.
Diferentemente do primeiro livro relatado mais acima nesta matéria, S. é um romance envolvendo M. Straka, autor de O Navio de Teseu que nunca revelou seu rosto, sua biografia é repleta de boatos e a única certeza sobre ele é que até estudar sua obra representa um perigo, inclusive pelo histórico do autor em ter romances que derrubam governos, envergonham industriais e anteciparam a ascensão de regimes totalitários.
Paralelamente a história de O Navio de Teseu, acompanhamos Eric, um jovem que encontra o livro de Straka e começa a decifrá-lo, todavia a obra acaba indo parar nas mãos de Jen, uma estudante de literatura, que também se interessa pelo conteúdo do livro. Os dois jovens, então, começam a trocar mensagens nas páginas da obra decifrando também o enigma.
Não deixe de conferir as ofertas de livros. Aproveite para comprar com desconto usando um cupom do Submarino ou o cupom da Americanas.