Campanha - mercado livre top banner
Promobit Explica

O que é taxa de atualização e como ela melhora a imagem da sua TV

A taxa de atualização pode melhorar a nitidez das imagens da sua TV, mas nem sempre uma taxa alta representa melhores resultados

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

25 de ago de 2019

0 comentários

Conteúdo da página

    É muito comum as fabricantes  anunciarem com entusiasmo que seus modelos de TV 4K possuem taxa de atualização muito rápida, com 120HZ, 240Hz, 600 Hz, 900 Hz e até 1440Hz. Mas como os fabricantes não costumam explicar o que é a taxa de atualização (e no mundo da tecnologia é comum que nem sempre números maiores representem na prática melhor desempenho), é necessário entender na prática ao que significa ter uma TV mais rápida. 

    A taxa de atualização é relevante para melhorar a qualidade das imagens e dar maior fluidez às movimentações, porém não é o único fator que determina uma imagem de qualidade. Acompanhe a leitura para entender o que é taxa de atualização e até que ponto é vantajoso ter uma TV com alta taxa de atualização. 

    Lembrando que no Promobit você encontra as melhores promoções de TV para assistir aos seus conteúdos favoritos com a melhor qualidade de imagem.

    O que é taxa de atualização?

    carro-taxa-de-tranferencia
    Comparativo entre frequência em 60 Hz e 120Hz

    Quando ouvimos falar que uma televisão é rápida, normalmente essa rapidez está relacionada a sua taxa de atualização, que é a quantidade de vezes por segundo que uma imagem é atualizada na tela da TV. Quando mais rápida for a sua televisão mais quadros por segundo ela é capaz de exibir e essa velocidade na taxa de atualização é medida em Hertz ou ciclos por segundo. 

    A maioria dos conteúdos audiovisuais (filmes, séries, programas de TV) são produzidos originalmente em 60 Hz e como não é possível alterar a quantidade de quadros de um conteúdo original, quando exibidos em TVs com frequências com 120Hz ou 240Hz, valores consecutivamente 2 vezes e 3 vezes maiores de hertz, ocorre a repetição de quadros exibidos. Desta forma uma TV com 120Hz repete duas vezes o mesmo quadro e um aparelho de 240Hz ocorre quatro vezes a repetição de cada um dos 60 quadros.  

    Em teoria este processo melhora a nitidez das imagens, diminui o aparecimento de borrões comuns em telas maiores e retira a trepidação das imagens, mas na prática uma TV com número alto de taxa de atualização pode inclusive prejudicar a experiência de quem assiste ao conteúdo. 

    Taxa de atualização alta é boa ou ruim?

    futebol-tv
    Taxas atualização altas são ideais para cenas e movimento e transmissões esportivas.

    Ao dobrar a reprodução de quadros em uma imagem, é perceptível o ganho de qualidade no que está sendo transmitido. Porém, acima de 240 Hz é pouco provável que exista alguma diferença considerável na qualidade de imagem quando comparado a TVs de 120Hz, pois para o olho humano, um quadro repetir-se 120 vezes ou 240 vezes por segundo não gera melhorias perceptíveis. 

    Muitos modelos com grande quantidade de hertz, como 960Hz ou 1200Hz, na verdade são desenvolvidos com software que aumentam a velocidade de atualização artificialmente ou introduzem entre os quadros telas pretas que, apesar de também melhorar a qualidade de imagem, podem dar um aspecto irreal ao que está sendo transmitido ou aperfeiçoar a nitidez de pontos da tela que não deveriam estar tão nítidos. O que significa que uma TV com 120 Hz de frequência possui qualidade de imagem inferior a outro aparelho com 600 Hz ou 900 Hz.

    Em aparelhos com taxa de atualização muito alta, alguns conteúdos podem ter a movimentação em cena acelerada, provocando artificialidade e reduzindo a imersão de quem assiste. Ao assistir conteúdos que possuem como proposta uma movimentação menos dinâmica, como programas de TV ou com bastante diálogos e imagens fechadas em rostos, pode ocorrer uma movimentação desproporcional. Porém a maioria das TVs possibilita mudar o número de frequência para adaptar-se ao estilo de conteúdo veiculado. 

    As frequências mais altas funcionam muito bem para exibição de filmes repletos de cenas de ação, transmissões esportivas e demais produções audiovisuais que possuam como constante movimentações rápidas. Frequências superiores a 60 Hz também são recomendadas para jogos, animações 3D, ou filmes e séries com cenários, personagens e efeitos em computação gráfica, pois a taxa de transferência será mais condizente com a velocidade de movimentação


    No Promobit você encontra os melhores preços em produtos eletrônicos como TVs, fones de ouvido e caixas de som. As oportunidades que já estão boas devem estar ainda melhores durante a Black Friday quem está chegando.