Campanha - top avon
Promobit Explica

O que é TV 3.0? Entenda o futuro da TV aberta

Tecnologia promete inovações para melhorar a experiência do telespectador. Saiba o que é TV 3.0 e o que muda.

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

24 de ago de 2024

0 comentários

Conteúdo da página

    A forma como a TV aberta é consumida no Brasil vai mudar. Assim como aconteceu com a substituição do sinal analógico há alguns anos, a TV Digital nos moldes que conhecemos atualmente já está se encaminhando para novos formatos. A TV 3.0 promete trazer mais qualidade de som, imagem e uma integração maior com a internet a partir de 2024. Mas afinal, o que é TV 3.0? Vou precisar trocar de aparelho?

    Saiba mais sobre as novidades e mudanças que serão necessárias para se adaptar ao novo padrão, mas como o sinal da TV 3.0 será disponibilizado de forma gradual e apenas a partir de 2025, que tal aproveitar para comprar as melhores TVs da atualidade e que certamente terão adaptadores para TV 3.0 quando ela for lançada?

    Compre agora!

    LG OLED C4Melhor TV LG 4K
    Samsung S90CMelhor TV Samsung 4K
    TCL C845Melhor TV TCL 4K
    Samsung QN90DMelhor Samsung para jogos
    LG OLED C3Melhor LG para jogos
    TCL P755TV 4K custo benefício
    Samsung Q60DTV QLED custo benefício 
    LG OLED B3Versátil em filmes, jogos e esportes
    Samsung QLED The FramePara compor o ambiente
    10ºTCL C655TV para jogos custo benefício 
    11ºLG NANO77LG boa e barata
    12ºPhilips PUG7908/78Melhor TV Philips
    13ºTCL P635Intermediário por 2.000 reais
    14ºSamsung DU8000TV 4K de entrada
    15ºLG Evo G3TV 4K top de linha

    O que é TV 3.0?

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    A TV 3.0 é um novo modelo de transmissão que está chegando para substituir a TV Digital. Da mesma forma que ocorreu com o sinal analógico, que começou a ser trocado pelo sinal digital em 2007, a TV 3.0 também vai trazer uma nova era para a televisão brasileira. A tecnologia promete mudar a maneira como produtos televisivos da TV aberta são produzidos e consumidos pelos telespectadores.

    Basicamente, a TV 3.0 vai proporcionar aos usuários qualidade de imagem e sons superiores aos existentes atualmente na tv aberta. Conexão com a internet e programação mais segmentada, também são apostas.

    O que muda com a TV 3.0?

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Portabilidade e interatividade

    O sinal da TV 3.0 vai funcionar de maneira semelhante a um sinal de operadora de celular. Já há muito tempo os celulares deixaram de ter antenas de captação de sinal grandes e atualmente elas são praticamente invisíveis, embora ainda estejam no interior do seu smartphone. Com a Tv 3.0 será parecido e não será mais necessário ter uma antena conectada a sua TV através de um cabo, o que de cara já elimina o velho problema de ter que mudar a antena de lugar em busca do melhor sinal ( um pouco mais pra cima, um pouco mais pra esquerda, etc..). Porém essa tecnologia permite que o sinal esteja na sua TV, mas também em qualquer dispositivo mobile como celulares, tablets e notebooks. Tudo sem a dependência de um outro sinal. Ou seja, mesmo que esteja sem internet ou sinal de operadora em seu smartphone, você poderá assistir TV em qualquer lugar desde que haja o mesmo sinal da TV 3.0 que também chega a sua casa.

    Integração com a internet

    Essa aproximação com a internet será feita entre os canais e aplicativos. Você vai conseguir alternar facilmente entre a tv aberta e os conteúdos que as emissoras disponibilizam na internet. Semelhante ao que a Globo Play já faz, onde com muita facilidade é possível escolher assistir o que está passando na programação ao vivo ou o que está disponível no catálogo do streaming. Vale lembrar que o uso da internet 3.0 não depende de acesso a internet, mas com ela será possível usufruir de funcionalidades interativas.

    Conteúdo segmentado

    Com a TV 3.0, as emissoras poderão disponibilizar seus conteúdos de acordo com regiões e perfil do usuário de forma mais prática. Assim como acontece em serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime Video, que disponibilizam seus catálogos de forma diferente para cada país e sugere outros títulos de acordo com o perfil de consumo de cada telespectador. Na tv aberta já acontece algo semelhante com a exibição de jornais regionais.

    O que fica melhor com a TV 3.0?

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Imagens em 4K/8K

    Com a TV 3.0 será possível ver imagens de alguns dos seus programas favoritos da tv aberta com resolução em 4K (3840 x 2160 pixels) e até mesmo 8K (7680 x 4320 pixels). Isso significa qualidade de imagens muito superior. Afinal, quanto maior a resolução, melhor será a qualidade do que está sendo exibido.

    Para você ter uma ideia, a tv aberta opera com padrão de resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) na maioria das vezes. Isso significa que a resolução em 4K é 4 vezes maior que a Full HD e a 8K 16 vezes maior. São imagens lindas e cada vez mais realistas nesses padrões de resolução.

    Imagens com HDR

    O HDR é a tecnologia responsável por iluminar os pixels e deixar as cores mais vivas, brilhantes e nítidas. Ele controla de forma automática o balanço entre as cores claras e escuras. De uma forma mais simples, o preto fica mais preto, o branco mais branco e as outras cores ganham mais variedade.

    Como o 4K/8K tem mais pixels em sua resolução, o HDR também consegue controlar melhor essa iluminação. O resultado são imagens mais bonitas e realistas.

    Áudio imersivo

    Com imagens melhores, o áudio precisa melhorar também. O áudio imersivo, também conhecido como áudio 3D, proporciona um som ambiente muito mais real e personalizável. A intenção é colocar o telespectador o mais dentro possível da cena.

    Por exemplo, em uma cena de filme de ação, os efeitos sonoros dão a impressão de estar acontecendo tudo ao seu redor naquele instante. Ou então em uma partida de futebol, onde poderá escolher ouvir o som de somente uma torcida, tornando o mais real possível a sensação de estar dentro de um estádio. Essa tecnologia já é utilizada por algumas salas de cinema.

    Vou precisar trocar minha TV?

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Provavelmente você vai precisar de um aparelho que tenha suporte a todas essas tecnologias já que as TV atuais não contam com as antenas internas capazes de captar o futuro sinal da TV 3.0.  Assim como os outros dispositivos mobile como smartphones atuais possivelmente também não serão compatíveis com a nova tecnologia, pois não é de hoje que celulares deixaram de contar com antenas que captam os sinais de TV. 

    Mas fica tranquilo, essa mudança para a TV 3.0 será feita de forma gradual. De acordo com o Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre), organização responsável pelo desenvolvimento da TV Digital no Brasil, a previsão de chegada do sinal nos primeiros lares está prevista para começar em 2025.


    Aqui no Promobit você encontra muitas promoções de TVs e aproveita os melhores descontos utilizando o cupom Americanas ou cupom Casas Bahia. Fique de olho também nos descontos da Black Friday, em novembro, para trocar a TV da sua casa.