O que fazer se sua compra da Gearbest não chegar?
Sua compra ainda não chegou ou foi entregue com defeito? Ensinamos o que fazer nesses casos.
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Compras internacionais na Gearbest tem um ótimo custo-benefício para os consumidores brasileiros, mas infelizmente contratempos podem acontecer. É possível que o seu produto não chegue, ou chegue com algum defeito e, essas horas, tudo parece virar uma grande dor de cabeça.
Resolver esses problemas, entretanto, é muito mais fácil do que parece. A Gearbest está acostumada a atender clientes brasileiros e oferece até mesmo uma Central de Suporte em português para os consumidores daqui.
Caso o seu produto se perca no caminho ou apresente algum defeito, ensinamos a você o que fazer para reaver seus direitos.
Entendendo o status do pedido
Primeiro, é importante entender as etapas pelas quais o seu produto passa antes de ser entregue e que são sinalizadas pela Gearbest após você realizar a sua compra. Ao todo, são 12 status, mas vamos nos focar nos mais importantes, como apresentados pela EBANX, parceira da Gearbest no Brasil:
Em processamento: se o seu pagamento já foi aprovado, é assim que aparecerá o seu pedido, que significa que a loja está verificando o estoque. Pode demorar de 3 a 10 dias.
Despachou: seu pedido já está com a transportadora.
Enviado: significa que o produto já está sendo encaminhado para o endereço de destino. Se você possui um código de rastreio, pode acompanhar o deslocamento no site da transportadora.
Cancelado: o pagamento não foi realizado ou aprovado. Também ocorre quando o produto está em falta no estoque.
Reembolso: se você pediu o reembolso, esse status aparecerá quando ele for aprovado pela Gearbest.
Garantia e Reembolso
Segundo a EBANX, parceira de pagamentos da Gearbest no Brasil, a maioria dos produtos vendidos na GearBest têm garantia de até 180 dias, seguindo a lei chinesa de direitos do consumidor. Alguns produtos, no entanto, não se aplicam nessa garantia, mas eles devem estar devidamente sinalizados na hora da compra. Essa garantia só vale para casos de defeito de fabricação, não de mau uso, então fique atento caso você esteja comprando um smartphone ou outro eletrônico.
Caso o seu pedido de enquadre nesse cenário ou a loja tenha ficado sem estoque, você poderá pedir pelo reembolso da compra (que no Brasil é realizado pela EBANX). Você tem até 3 dias após o recebimento do produto para preencher um formulário de solicitação do produto diretamente com a Gearbest, abrindo um tíquete de solicitação na Central de Atendimento (que atende também em português).
No tíquete, descreva com a maior quantidade de detalhes possíveis o problema no item, se você fez algo para tentar solucionar o problema, o código de compra e, se possível, envie também uma foto ou vídeo mostrando o defeito.
Caso você nunca tenha recebido seu pedido, você pode pedir que a Gearbest envie um novo produto igual. Por isso indicamos que na hora da compra você selecione a opção de seguro na hora do pagamento. Pedidos com seguro têm reembolso completo caso a encomenda seja extraviada durante a viagem. Pedidos acima de R$ 100 sem seguro podem não receber reembolso completo caso sejam perdidos (a Gearbest analisa caso por caso).
Pedi o reembolso. E agora?
Se você já criou seu tíquete pedindo o reembolso e ele foi aprovado, você receberá um email da EBANX informando os próximos passos para você receber seu dinheiro de volta.
Vale a pena ressaltas que as taxas de juros dos pagamentos parcelados não são reembolsáveis. Essa é uma política adotada pelas operadoras de cartão de crédito.
Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente nos comentários e compartilhe o texto com seus amigo! Aproveite ainda nossos cupons de desconto Gearbest.