Panela elétrica explode? Veja em quais situações isso acontece
Mesmo que seja mais difícil em comparação a uma panela de pressão normal, a panela elétrica explode em algumas situações sim. Veja quando isso acontece.
Conteúdo da página
Um dos maiores medos das pessoas sobre panelas de pressão é o fato de que elas podem explodir. Por isso, uma alternativa é optar pela panela de pressão elétrica, que possui alguns dispositivos de segurança para diminuir a chance de ocorrer algum problema. Mas, você sabia que mesmo assim, se não forem tomados alguns cuidados, a panela elétrica explode?
Para elucidar dúvidas sobre isso, vamos comparar os mecanismos de segurança dos dois tipos de panela e explicar em quais situações a panela elétrica pode explodir, além de explicar quais cuidados você pode tomar para isso não acontecer.
Panela de pressão vs. Panela elétrica: dispositivos de segurança
A panela de pressão comum é totalmente vedada por uma borracha que fica na tampa e proporciona o contato entre ela e a panela. Isso impede que o vapor escape e, com o tempo e o calor das chamas do fogão, ele vai se acumulando, o que faz com que a pressão da panela aumente e fique maior que a pressão atmosférica. É assim que funciona uma panela de pressão e é por isso que ela cozinha os alimentos mais rapidamente.
Mas, para que não ocorra um acidente nesse processo, a panela de pressão comum possui uma válvula (que produz um barulho de apito característico). A válvula é o dispositivo de segurança da panela e é ela que controla o nível de pressão lá dentro, justamente para que não ocorra uma explosão. Quando a pressão dentro da panela comum está no limite, a válvula empurra o pino da tampa da panela de pressão e faz com que o excesso de vapor escape.
Se a sua panela de pressão comum não estiver soltando fumaça depois de ter pego pressão, você deve tomar muito cuidado, pois é possível que haja um problema e aí sim ela pode explodir. Além disso, quando a sua comida já estiver pronta, lembre-se de esperar toda a pressão da panela sair para poder abri-la.
E a panela de pressão elétrica?
A panela elétrica também possui válvula de segurança e tampa com travamento que funcionam da mesma maneira que as panelas de pressão comum. Mas, além disso, alguns modelos possuem dispositivos extras para um cozimento mais seguro, como:
- Controle interno de temperatura que a faz desligar automaticamente em caso de superaquecimento ou ausência de alimentos;
- Controle de pressão, que faz com que a panela desligue automaticamente se a pressão ultrapassar o limite de segurança;
- Dispositivo anti-entupimento.
Além disso, a maioria das panelas elétricas possuem timer, em que é possível controlar o tempo de cozimento de um alimento. Quando ele estiver pronto, a panela também vai desligar automaticamente sem causar acidentes (mesmo assim, é preciso esperar a panela perder a pressão para abri-la).
Com todas essas características, a panela elétrica explode?
Sim! Apesar de ser mais moderna e mais preparada que a panela de pressão comum, a panela elétrica explode também. E isso pode acontecer por dois motivos simples: se a tampa da panela for aberta antes de perder a pressão, porque a trava da panela está com defeito ou porque ela foi aberta antes do tempo; se a válvula da panela estiver entupida ou obstruída e, assim, o excesso de vapor não sair de dentro da panela.
Por isso, é importante que você tome alguns cuidados mesmo com a panela elétrica:
- Não abra a panela de pressão elétrica antes de ela ter perdido toda a pressão;
- Limpe-a frequentemente e, antes de começar o preparo de um alimento, verifique a situação das travas e da válvula;
- Não encha a panela com mais de ⅔ de sua capacidade de água, pois isso pode fazer a pressão lá dentro aumentar muito e até vazar o líquido.
Quem aproveita as promoções de panela elétrica no Promobit paga mais barato. Use um cupom Submarino ou cupom Americanas para economizar ainda mais!