Potes herméticos: guia definitivo com as melhores formas de usar
Os potes herméticos ajudam na organização da cozinha e conservação dos alimentos. Veja um guia completo para escolher os seus.
Conteúdo da página
Os itens de organização estão ganhando cada vez mais o gosto de algumas pessoas, tanto pela facilidade de visualização de produtos e sua estética que permite deixar os potes expostos na bancada otimizando o espaço dos armários e dispensas. Mas como os potes herméticos estão sendo muito utilizados para guardar alimentos como arroz, farinha e açúcar, prestar atenção em alguns critérios é importante para garantir a durabilidade dos alimentos. Veja um guia com as principais dicas para você escolher o seu corretamente.
Para que serve o pote hermético?
Ao contrário dos potes tradicionais que utilizamos para guardar alimentos no refrigerador, os potes herméticos contam com travas que impedem a entrada e saída de ar, garantindo uma boa vedação e conservando o alimento mesmo fora da geladeira por mais tempo.
Atualmente já existem diversos designs de potes herméticos no mercado, mas para ser considerado realmente seguro para a durabilidade dos alimentos é necessário contar com travas na tampa ou rosca emborrachada.
Vantagens e desvantagens dos potes herméticos
Para você entender melhor o que diferencia este pote dos tradicionais já encontrados no mercado, trouxemos algumas vantagens e desvantagens para quem deseja adquirir o produto.
1. Conserva os alimentos por mais tempo
A vedação presente nos potes herméticos impede o desenvolvimento de micro-organismos nos alimentos, evitando a degradação e o surgimento de insetos. Além desta proteção, pelos alimentos não estarem em contato direto com o ar constantemente ganham maior durabilidade e mantém a textura e sabor por mais tempo após abertos.
2. Possibilidade de transportar alimentos sem derramar
Os potes herméticos também são ótimos para quem deseja transportar alimentos em marmitas e até líquidos. Sua vedação impede que haja vazamentos e se bem armazenados ou se o pote for de recipiente térmico permite a durabilidade de alimentos perecíveis como laticínios, por exemplo.
3. Design permite visualizar o alimento de dentro do pote
A grande maioria dos potes herméticos presentes no mercado contam com material transparente em seu corpo, sendo feito de acrílico, vidro e até camada dupla com vidro e inox, possibilitando a fácil visualização dos alimentos dentro e ajudando no dia a dia.
4. Podem fazer parte da decoração
Quem possui pouco espaço de armazenamento, às vezes, precisa utilizar a bancada ou as prateleiras para guardar alimentos de uso contínuo. Os potes herméticos contam com design minimalista, podendo ser incorporado em diferentes decorações da cozinha, permitindo deixar o arroz ou o açúcar ao alcance das mãos sem poluir visualmente o ambiente.
5. Preço um pouco salgado
Pela tecnologia envolvida no sistema de vedação, os potes herméticos contam com um preço mais alto que os potes tradicionais presentes no mercado. Além disso, o material presente e tipo de vedação também irá interferir no valor final do produto. Um bom exemplo são os potes herméticos de vidro, que são mais caros, mas contam com maior durabilidade já que não absorvem o cheiro dos alimentos. Já os de acrílico podem ter um preço mais acessível, mas podem riscar com facilidade e ganhar cheiro e cor com o uso.
6. Necessita de cuidados para boa durabilidade do produto
Os potes herméticos também necessitam de cuidados para que tenham uma boa durabilidade, por isso sempre busque ler as recomendações dos fabricantes do modelo escolhido.
Mas boas práticas são sempre bem vindas, como evitar encher demais os recipientes e forçar a tampa para não estragar a rosca de vedação. Procure evitar choque térmico, se for guardar algum alimento na geladeira e ele estiver quente, prefira esperar esfriar primeiro. E por fim, fazer a higienização do recipiente e esperar secar bem antes de depositar os alimentos dentro.
Onde utilizar os potes herméticos?
Os potes herméticos podem ser utilizados tanto para guardar alimentos secos como arroz, feijão, açúcar, biscoitos, macarrão e farinha, otimizando o espaço dos armários e dispensas. Mas também podem ser usados para guardar sobras do almoço na geladeira, armazenar frutas e legumes já higienizados no refrigerador e servir de “marmita” para transportar alimentos.
Apesar dos modelos mais conhecidos serem os utilizados para organização de armários, os potes herméticos podem ser usados para qualquer finalidade e já é possível encontrar no mercado modelos que permitem ser empilhados ou retirados da geladeira e ir ao micro-ondas, forno etc (sem a tampa, claro).
Dicas para escolher os seus potes herméticos
Para escolher o melhor pote hermético para você, verifique quais as necessidades de uso, se é para armazenamento de produtos industrializados ou para perecíveis, quais os tamanhos mais adequados para caber no armário ou geladeira. Além disso, escolha o melhor material e tampa, algumas tampas permitem empilhar os potes e outras não.
Os formatos também são importantes, já que se o objetivo é otimizar o espaço, verifique se seria melhor os modelos quadrados, redondos, retangulares etc. Por fim, mas não menos importante, verifique o material. Dê preferência para os modelos com corpo de vidro, tampa de bambu ou com sistema de click nas laterais, os de vidros não esquentam e mantém os alimentos mais frescos, ótimo para regiões quentes.
Por ser um produto de custo alto, vá comprando conforme a necessidade ou adicione em sua lista de desejos aqui do Promobit e fique de olho nas promoções de utensílios de cozinha que sempre aparecem por aqui.
Para ganhar mais desconto em suas compras aproveite o cupom Magazine Luiza e o cupom Amazon.