Conheça as principais tecnologias de amortecimento para tênis
Separamos seis tecnologias de amortecimento para o tênis para você escolher de forma mais acertada o calçado para caminhar ou praticar atividade física.
Conteúdo da página
Na hora de escolher um tênis para correr, caminhar, ir a academia ou praticar qualquer outro tipo de atividade física, precisamos que ele seja bem seguro para o nosso pé e que tenha características específicas para a atividade que vamos praticar. Em qualquer um dos tipos de treino, é necessário que ele tenha pelo menos uma das tecnologias de amortecimento para tênis.
É esse amortecimento que vai garantir o nosso conforto ao usar o tênis e a pisar com ele, pois ele diminui o impacto do corpo em atrito com o solo. Isso também evita possíveis lesões no tendão e até na coluna, além de garantir mais desempenho para uma prática prolongada de atividade física. Por isso, neste artigo separamos seis tecnologias de amortecimento para tênis para você conhecer.
Boost
A tecnologia Boost pertence a Adidas e surgiu em 2013. O nome vem do material utilizado para produzir a entressola do tênis (parte própria para o amortecedor, entre o solado do calçado e a palmilha), que é também conhecido como TPU (Poliuretano Termoplástico Expandido). O material do Boost é formado por partículas de poliuretano que se expandem até formar células fechadas com pequenas bolsas de ar dentro.
Um dos diferenciais do Boost em relação aos outros materiais utilizados para a produção de entressolas (que geralmente não feitas apenas com EVA) é o conforto e a maciez, além de esse tipo de tênis ter se tornado referência em athleisure (moda que mistura produtos esportivos às produções do dia a dia).
Wave e Infinit Wave
Essas são tecnologias de amortecimento da Mizuno que garantem melhor performance na corrida, pois proporcionam melhor absorção de impacto, máximo amortecimento e estabilidade. A Infinity Wave ainda é mais completa e proporciona ao tênis suportes laterais para uma pisada mais estável. Na parte frontal, o EVA é formado para “interagir” com os pés e se adequar ao formato dele, assim o final da passada de pé se torna mais suave.
U4icX
Outra tecnologia da Mizuno, a U4icX é baseada no chamado U4ic, uma combinação de polímeros que oferecem amortecimento e conforto. Ela garante ainda uma textura macia à entressola do tênis e durabilidade nas áreas de impacto. Por fim, ela também ajuda o tênis a responder rapidamente às passadas do praticante da corrida, o que evita que ele desperdice energia do corpo desnecessariamente.
Flytefoam e Flytefoam Propel
Essas tecnologias são da Asics e funcionam da seguinte maneira: microfibras de celulose são adicionadas à espuma de EVA da entressola para dar mais leveza, conforto e durabilidade ao tênis e ao praticante da atividade física. Segundo a Asics, esse é o material de entressola mais leve já fabricado pela marca.
Já na tecnologia Flytefoam Propel são adicionados elastômeros de alta responsividade à espuma de EVA da entressola, apesar de o objetivo ainda ser maior durabilidade, conforto e leveza do tênis. Os elastômeros nada mais são do que polímeros (partículas plásticas) que conseguem se expandir e voltar ao normal automaticamente. Logo, ele se adequa a passada do praticante da atividade física e garante melhor retorno de energia e performance.
Gel
Para maior absorção de impacto, desde 1986 a Asics também utiliza a tecnologia em Gel nos seus calçados. Presentes principalmente nas áreas de maior carga no momento de impacto da pisada (como no calcanhar e na articulação do dedão do pé), ela também serve para reduzir a fadiga muscular, proteger o pé e proporcionar conforto.
Lunarlon
Tecnologia da Nike, a Lunarlon chama a atenção por fornecer amortecimento bem leve e elástico para o pé. Ela é aplicada na estrutura em phylon comum (espuma em EVA) dos calçados da marca e reduz a pressão de impacto em pontos de maior tensão do pé, oferecendo uma sensação mais suave na passada.
Air Max
Se você acompanha as novidades sobre tênis ou esportes, é difícil que não conheça a tecnologia Air Max. Ela é uma evolução da tecnologia Air e a ideia inicial é que ficasse visível para que todos pudessem ver os benefícios desse tipo de amortecimento. A tecnologia nada mais é do que diversas cápsulas de ar ao longo de todo o solado do tênis, sem o uso de espuma.
Agora que você já sabe quais são as principais tecnologias de amortecimento para tênis, dê uma olhada nas nossas promoções de calçados masculinos e promoções de calçados femininos para encontrar o seu!Use um cupom Centauro ou cupom Netshoes para pagar mais barato ainda!