Qual a diferença entre coifa e exaustor?
Os dois aparelhos servem para deixar o ambiente da sua cozinha mais agradável, mas funcionam de maneiras diferentes. Conheça a diferença entre coifa e exaustor.
Conteúdo da página
Ter uma cozinha agradável é um ponto muito importante para você se sentir bem em sua casa, afinal, ninguém gosta daquele cheiro de fritura impregnado pela área, o que pode ser bastante desagradável. Para que o ar do cômodo se mantenha sempre fresco, é preciso uma cozinha arejada e, muitas vezes, é importante contar com a ajuda de uma coifa ou um exaustor.
No entanto, esses aparelhos possuem funcionamento um tanto quanto diferentes e podem ser melhores e mais indicados para determinadas situações. Confira.
Exaustor
O exaustor tem a vantagem de ser um aparelho mais barato e a desvantagem de ter uma utilização um pouco mais restrita do que a coifa. Utilizando hélices, o aparelho suga o ar da cozinha e o expele para o ambiente externo, permitindo que ar fresco entre em seu lugar.
Apesar de ser bastante eficiente para retirar fumaça, o exaustor tem uma potência inferior a coifa e não é capaz de retirar os resquícios de gordura do ambiente. Mesmo assim, é importante limpá-lo com certa frequência, pois a gordura acaba se acumulando em seu interior.
Ainda assim, o exaustor é bastante vantajoso na hora de retirar fumaças e cheiros do ambiente e ainda deixar o ambiente termicamente agradável, já que retira o ar quente e traz o ar frio do lado de fora.
Coifa
A coifa é um item mais caro do que o exaustor, mas também oferece mais praticidades, principalmente para quem quer dar um visual moderno para o cômodo. Com modelos de diversos tamanhos, cores e designs, você consegue encontrar aquela coifa que combina perfeitamente com a sua cozinha. Esse aparelho possui dois modelos diferentes: o de parede e o de teto e podem funcionar em modo exaustor ou em como depurador.
No modo exaustor, elas funcionam como o mencionado anteriormente, expulsando o ar quente para fora da cozinha por meio de um sistema de tubulação. Já no modo depurador, as coifas conseguem captar o ar quente e a gordura, filtram o ar e o devolvem limpo para o cômodo. Nesse caso, não há a troca do ar, mas sim sua purificação.
Mas a principal diferentes entre a coifa e o exaustor está mesmo na relação com a gordura. Os exaustores não possuem um sistema capaz de retirar a gordura do ambiente, enquanto as coifas são capazes de realizar essa função com uma eficiência de até 90%. Isso ocorre graças aos filtros de alumínio que ficam dentro de seus sistema e que condensam a gordura do ar, conservando a gordura condensada em reservas especiais.
Depurador
Uma terceira opção para a sua cozinha é o depurador, ideal principalmente para cozinhas pequenas. Sendo a opção mais em conta do mercado, ele funciona bem em ambientes pequenos pois também consegue retirar a gordura do ambiente e filtrar o ar, mas com uma potência menor do que uma coifa. O maior problema é que, apesar de sugar a gordura, o depurador não a filtra, sendo necessário fazer a limpeza do aparelho com mais frequência do que nos outros dois, já que a gordura fica presa nas grades de inox internas no aparelho e podem exalar um cheiro forte se deixadas lá por muito tempo.
Agora você pode aproveitar os melhores aparelhos para tornar sua cozinha o ambiente mais agradável da casa e preparar suas refeições com conforto. Não deixe de conferir nossas e , além das promoções de fogão.