Qual é a diferença entre creatina, glutamina e BCAA?
Explicamos a diferença entre Creatina, Glutamina e BCAA, suplementos que vão te ajudar a ter melhor desempenho em atividades físicas
Conteúdo da página
Os suplementos alimentares são nossos aliados para conseguirmos um desempenho melhor na prática das atividades físicas e na manutenção da alimentação saudável. Eles devem ser utilizados de maneira conjunta com um profissional da saúde e também comprados em lojas confiáveis e seguras. Se você está pensando em experimentá-los e começou a pesquisar sobre o assunto, pode conferir esse artigo do Promobit em que vamos explicar a diferença entre creatina, glutamina e BCAA.
O que é creatina?
O primeiro passo para entender a diferença entre creatina, glutamina e BCAA é saber o que é cada um desses suplementos e qual a função deles no organismo. Começando pela creatina, ela é um conjunto de aminoácidos que são sintetizados nos rins e no fígado para depois ser absorvido pelos músculos. Ela pode chegar até nós por meio da suplementação alimentar ou então por meio dos alimentos ricos em proteína que ingerimos, como o leite ou carnes vermelhas.
Basicamente, sua função é fornecer de forma mais rápida moléculas de fósforo para o nosso organismo. Assim, ele consegue liberar uma quantidade de energia para os músculos se contraírem e aguentarem a força que a sua atividade física está exigindo. Para você saber em detalhes como funciona esse processo, quais são os benefícios da creatina e quando o uso dela é contraindicado, é só dar uma olhada no nosso outro artigo: o que é creatina e para que esse suplemento serve?.
O que é glutamina?
A glutamina é um outro aminoácido e, inclusive, é o de maior quantidade no organismo. Porém, ele atua como nutriente para as células imunológicas, além de ser um importante aliado para o crescimento muscular, pois auxilia a captação de água para as células, o que estimula a síntese de proteína, a recuperação e o crescimento dos músculos.
Nosso corpo usa a glutamina para transportar amônia e nitrogênio pela corrente sanguínea, que ajudam a sintetizar as proteínas do organismo. A amônia também tem função diurética e, ao final, é transformada em ureia e eliminada pelo corpo humano. Importante dizer que esse é um aminoácido considerado não essencial, ou seja, pode ser produzido pelo nosso próprio organismo sem que seja necessária a ingestão de alimentos determinados.
- Leia mais:Glutamina: o que é e para que serve?
O que é BCAA?
Por fim, BCAA é a sigla para Aminoácidos de Cadeia Ramificada, que são: leucina, valina e isoleucina, todas moléculas de proteína já quebradas. O objetivo do BCAA é fazer você poupar o seu corpo de quebrar as proteínas em aminoácidos, porque o suplemento já é o aminoácido em si. Assim, ele é absorvido mais rapidamente pelo corpo. Além disso, o BCAA ajuda a evitar a fadiga se for ingerido antes do treino e garante recuperação muscular quando tomado depois de se exercitar.
- Leia mais:O que é e para que serve o BCAA?
Afinal, qual a diferença entre creatina, glutamina e BCAA?
Apesar de tanto a creatina como a glutamina e o BCAA serem aminoácidos e de alguma forma ajudarem na manutenção dos músculos, dá para perceber que a diferença entre eles está na composição e na forma como ajudam o organismo a se manter saudável. Enquanto a creatina libera moléculas de fósforo que garantem mais energia, a glutamina atua no sistema imunológico e na captação de água. Já o BCAA faz com que os aminoácidos sejam absorvidos mais rapidamente pelo corpo.
Quem aproveita as promoções de creatina, promoções de BCAA e promoções de suplementos no geral aqui no Promobit paga mais barato. Use um cupom Amazon para economizar ainda mais!