Quais são os melhores processadores de celular?
Os chips dos smartphones são fundamentais para o funcionamento do aparelho. Saiba quais são os melhores processadores de celular
Conteúdo da página
Nem sempre damos tanta ênfase a qual chip equipa o aparelho que pretendemos comprar e, apesar do componente sozinho não fazer milagres, saber qual é o modelo do chip ajuda a calibrar as expectativas do que esperar do smartphone durante o uso. Para você que quer saber qual o melhor processador de celular da atualidade, apresentamos quatro SoCs (System-on-a-chip) para que você fique tranquilo quanto ao poder de fogo do seu smartphone, caso ele seja equipado com algum dos processadores da lista.
Processador | Aparelho | Compre agora |
Snapdragon 8 Gen 3 | Galaxy S24 Ultra | Amazon |
A17 Pro Bionic | iPhone 15 Pro Max | Amazon |
Dimensity 8300 | POCO X6 Pro | Amazon |
Snapdragon 8 Gen 2 | Galaxy S23 Ultra | Amazon |
A16 Bionic | iPhone 15 | Amazon |
Exynos 2400 | Galaxy S24 | Amazon |
Snapdragon 8+ Gen 1 | Motorola Edge 30 Ultra | Amazon |
Snapdragon 7s Gen 2 | Redmi Note 13 Pro 5G | Amazon |
Snapdragon 8 Gen 3
Além de ser o melhor processador da Qualcomm da atualidade, também se trata do que há de mais potente nos smartphones Android topo de linha, como o Galaxy S24 Ultra e o Motorola Edge 50 Ultra, além dos dobráveis lançados pela Samsung neste ano. O Snapdragon 8 Gen 3 se destaca por prover um equilíbrio entre alto desempenho e economia de bateria, sendo, de acordo com a fabricante, 30% mais potente e 25% mais econômico que a versão anterior do chipset.
Quanto ao seu poder de fogo, o processador entrega mais do que o suficiente para uma boa experiência com diversos aplicativos de forma geral, tendo suporte a Wifi 7 e Bluetooth 5.4, além de também lidar muito bem com jogos pesados com a GPU Adreno 750. O Snapdragon 8 Gen 3 possui um núcleo principal de 3,3 GHz, cinco núcleos voltados a performance de 3,2 GHz e dois de eficiência de até 2,3 GHz, tendo litografia de 4 nanômetros e arquitetura de 64 bits.
Outro recurso que evoluiu foi o suporte ao uso de inteligência artificial, no caso tendo foco na parte generativa ao tirar e/ou editar fotos de até 200 MP, tendo o diferencial de serem executados diretamente do aparelho e não da nuvem. Funções como gerador de imagens, textos e até mesmo a possibilidade de remover objetos ou pessoas de fotos são algumas das suas principais aplicações utilizando IA.
A17 Pro Bionic
Passamos do melhor processador de celulares Android para o melhor processador de celulares Apple. As evoluções trazidas pelo A17 Pro em relação ao chip da geração anterior são similares ao que foi citado acima com o modelo da Qualcomm, no caso aumentando o desempenho e a eficiência de processamento, resultando em um chip mais econômico quanto ao gasto de bateria e fazendo com que os celulares esquentem menos ao executarem tarefas pesadas.
O chip possui litografia de 3 nanômetros e arquitetura 64 bits, tendo dois núcleos voltados ao desempenho de 3.78 GHz e quatro núcleos de eficiência com 2.02 GHz, com grande destaque para sua GPU que conta ray tracing nativo, resultando em um desempenho impressionante em jogos nos aparelhos que possuem o chip, chegando a rodar jogos como Resident Evil Village e Resident Evil 4 Remake com um ótimo desempenho.
Outro grande diferencial do A17 Pro é o seu gerenciamento de machine learning através da Neural Engine, que além de contar com suporte a correção automática de textos e reconhecimento de voz, é capaz de processar até 35 trilhões de operações por segundo, de acordo com a Apple. Este chipset está presente nos iPhones 15 Pro e Pro Max.
Dimensity 8300
Os chipsets mais potentes da MediaTek estão equipados apenas em celulares que não são comercializados no Brasil, “sobrando” para o Dimensity 8300 como um dos melhores processadores de celular da atualidade entre os modelos que podem ser comprados por aqui, sendo quase que exclusivo de smartphones Xiaomi.
O chip em questão possui litografia de 4 nm, quatro núcleos de 3.3 GHz e outros quatro núcleos de 2.2 GHz, junto a GPU Mali-G615 MC6 que se destacou em seu lançamento por ser mais eficiente e principalmente pela melhora no desempenho em relação ao seu antecessor, resultando em um dos melhores processadores para jogos no segmento intermediário premium.
O Dimensity 8300 também oferece recursos interessantes para a câmera do aparelho, com suporte a vídeos em 4K a 60 fps, e a fotos de grande resolução em sensores de até 320 MP. A presença da APU 780 também traz recursos integrados de inteligência artificial. O principal modelo equipado com esse processador é o POCO X6 Pro, que destacamos como um dos melhores celulares Xiaomi para jogos.
Snapdragon 8 Gen 2
O foco desse chipset é mesclar o uso de inteligência artificial para otimizar funções relacionadas à câmera, suportando sensores de 200 MP e vídeos em 8K, além de aperfeiçoar funções relacionadas ao processamento, permitindo uma performance elevada.
A principal característica que faz dele o principal processador da atualidade é o fato de possuir um alto poder de fogo tanto para usos comuns quanto para jogos. O Snapdragon 8 Gen 2 possui arquitetura de 64 bits, é composto por um núcleo de 3,2 GHz; 4 núcleos de 2,8 GHz e 3 núcleos de 2 GHz. Todos os três núcleos utilizam cache de 8MB de nível 3, e é um processador de 4 nanômetros.
Este chipset está presente em toda a linha Galaxy S23, na sua versão exclusiva Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy; além de também ser o processador do Xiaomi 13, do OnePlus 11 e do Moto Edge 40 Pro.
Ficou curioso sobre a versão exclusiva do Snapdragon 8 Gen 2? Veja nosso texto explicativo sobre a versão For Galaxy
Apple A16 Bionic
O A16 Bionic destaca-se como um dos melhores processadores de celular por alcançar um desempenho 40% mais potente que alguns de seus principais concorrentes contemporâneos, ao mesmo tempo que consome 20% menos bateria que o seu antecessor. Ou seja, foi uma clara evolução de um chipset que já era potente.
O A16 foi o primeiro chipset da Apple a ser fabricado com 4 nanômetros, possuindo mais de 16 bilhões de transistores, sendo capaz de realizar 17 trilhões de operações por segundo, se mostrando um chipset efetivo nas mais variadas formas de uso. Ele é composto por 2 núcleos de 3,2 GHz e 4 de 1,8 GHz, junto de uma GPU de cinco núcleos, permitindo uma comunicação mais fluida entre as CPUs, e consequentemente, um melhor desempenho.
Em boa parte das vezes, quem compra um iPhone está procurando por boas câmeras. O A16 Bionic aprimorou o processador de imagem e os recursos de aprendizado de inteligência artificial, o que permite às câmeras de 48 MP do iPhone 14 Pro, Pro Max, iPhone 15 e 15 Plus, uma melhor otimização de imagens.
Exynos 2400
Mais um processador de 4 nanômetros, o que significa um chip mais rápido e também com menor consumo energético, o Exynos 2400 da Samsung é atualmente o melhor processador de celular da Samsung e, segundo a fabricante, um chip que leva a experiência em games mobile a um outro patamar.
Entre os diferenciais está a presença do suporte ao Ray Tracing, recurso encontrado em placas de vídeo e que, por meio de aprendizado de máquina, reproduz o comportamento de luzes e sombras nos cenários do jogo com maior realismo. O chip possui um total de 10 núcleos, tendo um principal de 3,2 GHz, dois de 2,9 GHz, três de 2,6 e quatro de 1,95 GHz.
Outro recurso disponível no Exynos 2400 é o Variable Rate Shading (VRS) que aumenta a taxa de quadros por segundo durante os jogos ao preencher pixels. O Exynos 2400 equipa o Galaxy S24 e S24 Plus, e é uma baita evolução em relação ao 2200.
Snapdragon 8+ Gen 1
Voltando para opções equilibradas em aparelhos Android, o Snapdragon 8+ Gen 1 é um dos melhores processadores de celular por prezar por eficiência energética e desempenho gráfico. Ele possui algumas similaridades com o A16 Bionic, com ambos sendo produzidos em 4 nanômetros e com 16 bilhões de transistores. Além disso, ambos tem um grande foco no processamento de imagens, com este modelo da Qualcomm tendo suporte a vídeos com HDR10 em 8K, através da tecnologia Snapdragon Sight.
O Snapdragon 8+ Gen 1 possui 8 núcleos, 4 deles com 2 GHz, 3 com 2,75 e 1 com 3,2 GHz, também possuindo 10 de TDP. Ao todo, essa versão trouxe 10% mais desempenho em relação ao Snapdragon 8 Gen 1 base, além de consumir até 30% a menos de bateria. Porém, é importante ressaltar que essa versão base continua sendo um dos melhores processadores para celular também.
A versão Plus está presente em celulares como o Xiaomi 12T Pro e Motorola Edge 30 Ultra, enquanto a versão base pode ser encontrada equipada no Xiaomi Mi 12, Poco F4 GT e no Galaxy S22.
Snapdragon 7s Gen 2
O último processador que destacamos aqui é, possivelmente, a principal opção entre celulares intermediários. O Snapdragon 7s Gen 2 suporta até 12GB de memória RAM, com litografia de 4 nm, quatro núcleos de performance de 2,4 GHz junto a quatro núcleos de eficiência de 1,95 GHz. Dentro de seu segmento ele também se destaca como uma grande escolha para jogos, tendo suporte a resolução Full HD+ e taxa de atualização de até 144Hz com a GPU Adreno 710.
Sua eficiência em câmeras permite lentes de 200 MP e gravação de vídeos em 4K a 30 fps, podendo também utilizar um sistema de captura conjunta em um sistema triplo com sensores de 16 MP. Quanto aos recursos gerais, o Snapdragon 7s Gen 2 conta com suporte a Bluetooth 5.2 e Wifi 6E com Fast Connect 6700. O principal aparelho equipado com este chip da Qualcomm é o Redmi Note 13 Pro 5G, que se destaca por sua configuração equilibrada e boa relação custo-benefício.
Como escolher processador de celular?
Por se tratar de uma parte extremamente técnica do aparelho, muitos usuários podem ter dificuldades para definir qual processador é bom para sua forma de uso. Portanto, separamos alguns pontos para te auxiliar nessa questão:
Principais necessidades: Pense nas principais atividades que você realiza com seu celular. Caso seu uso se concentre em redes sociais para troca de mensagens ou consumo de vídeos, um processador mais simples pode atender suas necessidades. No entanto, se você joga jogos pesados ou edita vídeos, será necessário um processador mais robusto.
Fabricante: Empresas como Qualcomm (com seus processadores Snapdragon), MediaTek (com a linha Dimensity), Apple (Bionic), e Samsung (responsável pelos chipsets Exynos) apresentam uma variedade de opções, cada uma reconhecida por suas características únicas, sendo as principais recomendações de marcas e linhas ao escolher um processador.
Principais recursos: Dê preferência a processadores que tenham suporte a redes 5G, Bluetooth acima do 5.0 e Wifi 6 para um uso mais prático no dia a dia tendo acesso a tipos de conexões mais rápidas.
Desempenho: Processadores com mais núcleos tendem a proporcionar um desempenho superior em multitarefa. Entretanto, é importante ressaltar que a quantidade de núcleos não é o único aspecto a ser considerado; a eficiência e a arquitetura do processador também desempenham papéis cruciais, assim como a velocidade do clock medida em GHz.
Arquitetura: Boa parte dos processadores atuais possuem arquiteturas sofisticadas, como a ARM Cortex-A78 e a ARM Cortex-X. Essas novas estruturas proporcionam diferenças relevantes em desempenho e eficiência em relação às gerações anteriores.
Testes de benchmark: Verificar os benchmarks de desempenho, como Geekbench, AnTuTu e 3DMark, pode oferecer uma noção mais precisa do desempenho efetivo do processador em relação a outros modelos similares.
Atualizações: Priorize processadores mais recentes possíveis dentro de seu orçamento, já que eles tendem a continuar sendo atualizados por mais tempo, prolongando assim a vida útil do aparelho.
Como escolher processador de celular para jogos?
A maioria dos pontos destacados acima também servem para um processador voltado a jogos, porém, sendo necessário uma atenção a mais na parte de desempenho, sendo ainda mais recomendado a pesquisa de testes de benchmark ou até mesmo testes em jogos específicos. E outra questão de suma importância é da eficiência energética e controle de temperatura, para evitar o superaquecimento e garantir que o dispositivo mantenha um desempenho estável durante sessões de jogo prolongadas.
O que é litografia do processador?
A litografia se trata do método utilizado para a produção de chips de silício. À medida que a litografia medida em nanômetros (nm) diminui, aumenta a quantidade de transistores que podem ser acomodados em um mesmo espaço físico. Os nanômetros indicam a distância entre os transistores do chipset, que quanto menor for, mais transistores possam estar nesse espaço, consequentemente, aumentando seu desempenho e tornando-o mais econômico. Os principais processadores da atualidade costumam contar com a litografia de 4 ou 3 nanômetros.
Qual a relação entre processador e memória RAM?
O processador e a memória RAM exercem funções fundamentais para o desempenho do aparelho. O processador é responsável por realizar as operações e cálculos necessários para executar os aplicativos e o sistema operacional, enquanto a RAM guarda temporariamente os dados que estão sendo usados pelo processador. Se a memória RAM for insuficiente, isso pode causar lentidão, já que o celular terá que utilizar um armazenamento mais lento para suprir a falta de memória. Por outro lado, uma RAM adequada possibilita que o processador realize multitarefas de maneira mais ágil e eficiente.
- Melhores Celulares 2024: 18 modelos para comprar agora
- Melhores celulares Motorola custo-benefício: 8 modelos de destaque
- Melhores celulares para jogos: 10 opções para comprar em 2024
- Qual o melhor iPhone? Modelos para comprar em 2024
- Melhor iPhone custo-benefício: 5 opções de destaque
- Melhores celulares Samsung 2024: 15 opções para comprar agora
- Melhor celular da Xiaomi 2024: 10 opções para comprar agora
- 12 celulares com as melhores câmeras de 2024
As melhores promoções de smartphone você encontra aqui no Promobit e para economizar ainda mais aproveite o cupom Americanas ou cupom Casas Bahia.