Qual o melhor tablet para estudar? Veja modelos e dicas para escolher
Saiba qual o melhor tablet para estudar para potencializar seu aprendizado. Conheça alguns modelos e confira dicas de como escolher o seu
Conteúdo da página
Na busca por mais praticidade no dia a dia e para potencializar o aprendizado, muitos estudantes têm recorrido ao uso do tablet em seus estudos. O dispositivo pode substituir os cadernos para as anotações, reúne informações necessárias para revisões com facilidade, dá para assistir e salvar vídeos complementares com facilidade, fazer resumos mais organizados e muito mais. E se você está pensando em adquirir um, mas está na dúvida de qual escolher, trouxemos uma seleção para você escolher o melhor tablet para estudar, além de algumas dicas do que observar para facilitar sua decisão.
Melhor tablet para estudar
1º | Samsung Galaxy Tab S9 Ultra | Melhor tablet para estudar |
2º | Samsung Galaxy Tab S6 Lite | Melhor custo-benefício |
3º | iPad 9ª Geração | Modelo da Apple mais vantajoso |
4º | Samsung Galaxy Tab A9+ | Tablet básico e potente |
5º | Samsung Galaxy Tab S9 FE | Versão menos parruda do primeiro colocado |
6º | Xiaomi Redmi Pad SE | Tablet bom e barato |
7º | VAIO TL10 | Tablet barato com teclado |
8º | Lenovo Tab M9 | Tablet versátil e acessível |
1º Samsung Galaxy Tab S9 Ultra – Melhor tablet para estudar
O melhor tablet para estudar é o Samsung Galaxy Tab S9 Ultra, por trazer alguns dos recursos mais interessantes e modernos para potencializar o aprendizado. Para começo de conversa, o modelo já vem com capa e teclado inclusos, o que já facilita muito na digitação e aproxima a experiência de utilizar um computador fora de casa, só que com mais praticidade.
Mas o grande destaque fica por conta da S-Pen, caneta inteligente da Samsung, que também já está inclusa. O acessório está mais resistente que nas gerações anteriores e agora tem até certificação IP68 contra poeira e água (assim como o tablet). A S-Pen permite escrever com facilidade, como se você estivesse usando um caderno, tem botões de ação para redimensionar, apagar ou uma série de outras funcionalidades.
Agora falando de outras especificações técnicas, o Galaxy Tab S9 Ultra tem tela Dynamic AMOLED 2X de 14,6 polegadas e 120Hz de taxa de atualização, permitindo cores vivas e brilhantes, contraste com tons de preto intenso, HDR10+ e nível de brilho intenso para não ter problema de visualização em ambientes ensolarados. O desempenho também não deixa a desejar com o processador Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, o mesmo presente nos smartphones top de linha de 2023 da Samsung. E a bateria do melhor tablet para estudar possui 11.200 mAh para acompanhar você por vários dias sem que precise de uma nova carga.
- Tela: Dynamic AMOLED 2X 14,6”
- Processador: Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy
- RAM: até 16 GB
- Armazenamento interno: até 1TB
- Bateria: 11.200 mAh
- Peso: 732g
2º Samsung Galaxy Tab S6 Lite – Melhor custo-benefício
O Samsung Galaxy Tab S6 Lite é a indicação de melhor tablet para estudar custo-benefício. O modelo também já vem com a capa protetora magnética e a caneta S-Pen, como já dissemos, um bom acessório para facilitar a navegação e a escrita em seu dispositivo.
A tela conta com 10,4 polegadas, tamanho ideal para levar por aí sem problemas e conseguir acessar seus arquivos de modo fácil. O tablet da Samsung possui bons recursos para quem gosta de inovar em suas anotações como marca texto (até em PDF), pesquisa por tags, destaques de texto com diferentes formatos e cores, melhorias da caligrafia e muito mais, graças a S-Pen. O modelo é mais simples que o primeiro colocado da nossa lista, porém é uma ótima opção para se manter organizado e criativo durante a sua rotina de estudos.
- Tela: TFT LCD 10,4”
- Processador: Snapdragon 720G
- RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: até 1TB
- Bateria: 7.040 mAh
- Peso: 775g
3º iPad 9ª Geração – Modelo da Apple mais vantajoso
Não poderíamos esquecer dos iPad nesta lista atrás do melhor tablet para estudar e aqui trouxemos o da nona geração, com tela de 10,2 polegadas, IPS, resolução de 2160 x 1620 pixels, um pouco a mais que 2K, e ainda possui tecnologia true tone para quem deseja aproveitar o iPad para desenhos também.
Esta geração ainda vem com o chip A13 Bionic, que ainda é muito bom e junto à memória de até 256GB, vai permitir que funcionem vários aplicativos e um uso multitarefa mais fluido. Já falando em conexões, seu conector é lightning e ele oferece suporte à rede celular 4G e Wi-Fi. Compatível também com smart keyboard e a apple pencil da primeira geração.
Fisicamente, pesa entre 487 e 498 gramas, dependendo de qual modelo escolhido. Ainda tem 250,6 mm de altura, 174,1 mm de largura e 7,5 mm de espessura, o que o torna um dispositivo leve e com um tamanho mediano, fácil de se transportar. Mesmo já tendo a 10ª geração do dispositivo da Apple, indicamos esta pelo seu preço mais acessível e por ainda ser uma excelente opção.
- Tela: IPS 10,2”
- Processador: A13 Bionic
- RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: 64 GB
- Bateria: 32,4 Wh –Até 10 horas para navegar na internet via Wi-Fi
- Peso: 498 g
4º Samsung Galaxy Tab A9+ – Tablet básico e potente
O Samsung Galaxy Tab A9+ tem um bom preço, é bastante elogiado pelos consumidores pelo custo-benefício, tem configurações interessantes para estudar e boa durabilidade, já que é feito de metal. Este modelo é a indicação para quem não quer gastar muito, mas ainda quer investir em um bom dispositivo.
O modelo tem conectividade 5G, suporte ao Dolby Atmos para maior imersão sonora e tela TFT LCD de 11 polegadas, que está dentro do esperado para sua categoria. No desempenho, também está dentro da média com processador Snapdragon 695 5G, 4 GB de RAM, memória interna de 64GB com possibilidade de expansão até 1TB. Essas configurações são básicas, porém, suficientes para estudar com tranquilidade, se organizar melhor nas anotações e assistir vídeos explicativos. O modelo também é fácil de transportar, pesando apenas 491 gramas.
- Tela: TFT LCD 11”
- Processador: Snapdragon 695 5G
- RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: 64 GB (até 1TB de expansão)
- Bateria: 7.040 mAh
- Peso: 491 g
5º Samsung Galaxy Tab S9 FE – Versão menos parruda do primeiro colocado
O Samsung Galaxy Tab S9 FE é uma versão menos parruda do nosso primeiro colocado, perfeita para quem quer um tablet mais recente, com bons recursos, mas sem gastar uma fortuna para isso. Uma das principais diferenças é que enquanto o S9 Ultra só funciona no Wi-Fi, o S9 FE também tem conexão 5G, boa notícia para quem não quer ficar dependente do celular quando estiver fora de casa – já que o S9 Ultra consegue se conectar pelo seu smartphone.
O modelo também vem com a S-Pen para você aproveitar todos os recursos do acessório para potencializar seus estudos. A tela é menor, com 10,9 polegadas e também tem proteção IP68 para que seu tablet não queime caso tenha algum acidente com água. O processador é o Exynos 1380, chipset que também vai proporcionar uma boa experiência de uso, armazenamento de 128 GB com expansão até 1TB e memória RAM de 6 ou 8GB. Como o S9 FE é menor, sua bateria também tem autonomia reduzida, com 8.000 mAh, mas ainda vai render mais de um dia sem precisar recarregar.
- Tela: LCD IPS 10,9”
- Processador: Exynos 1380
- RAM: 6/8 GB
- Armazenamento interno: 128 GB (até 1TB de expansão)
- Bateria: 8.000 mAh
- Peso: 524 g
6º Xiaomi Redmi Pad SE- Tablet bom e barato
O Xiaomi Redmi Pad SE é outra opção custo-benefício para quem deseja um dispositivo mais simples para potencializar a rotina de estudos. Ele conta com tela IPS LCD de 11 polegadas, resolução Full HD+ e 90 Hz de taxa de atualização. Na prática isso significa imagens com cores vivas e experiência mais fluida e agradável ao navegar e assistir vídeos, por exemplo. Os quatro alto-falantes com Dolby Atmos ajudam a garantir uma boa qualidade sonora. O design é refinado, com acabamento em metal, e lembra bastante os smartphones da Redmi, com a traseira colorida com apenas um bloco no canto para a câmera traseira.
Por falar nisso, a lente principal tem 8MP e a frontal 5MP. Não é um super conjunto de câmeras, mas até tem um resultado satisfatório caso precise tirar alguma foto ou participar de uma chamada de vídeo de última hora. Agora, sobre seu desempenho, ele fica bem na média com o processador Snapdragon 680, 4GB de RAM e 128GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão. Assim como outros modelos, não é indicado para jogos com qualidade gráfica muito alta ou mesmo apps pesados, mas não vai te deixar na mão para estudar.
- Tela: LCD IPS 11”
- Processador: Snapdragon G80
- RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: 64 GB (até 1TB de expansão)
- Bateria: 5.100 mAh
- Peso: 344 g
7º VAIO TL10 – Tablet barato com teclado
Deseja um tablet para estudar mais barato, mas que ainda tenha teclado incluso? A nossa indicação é o VAIO TL10. O dispositivo vem com uma capinha magnética com teclado com conexão inteligente para você ampliar as suas possibilidades de estudos.
A tela do VAIO TL10 tem resolução 2k e 10,4 polegadas que proporcionam boa visualização, 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, boas especificações para não precisar se preocupar tanto com travamentos e engasgos durante o uso. O modelo vem configurado com o sistema operacional Android 13. O VAIO TL10 tem bateria de 7.000 mAh, o suficiente para mais de um dia longe da tomada e pesa 520 gramas.
- Tela: LCD 10.4”
- Processador: Unisoc T616
- RAM: 8 GB
- Armazenamento interno: 128 GB (até 1TB)
- Bateria: 7.000 mAh
- Peso: 520 g
8º Tablet Lenovo Tab M9 – Tablet versátil e acessível
O Tablet Lenovo Tab M9 é uma boa escolha de tablet para estudantes que desejam um dispositivo simples e funcional para ler PDFs, assistir aulas online e fazer anotações. É um modelo simples com tela IPS HD de 9 polegadas, tamanho bom para assistir vídeos e ler livros, com cores vibrantes e bons ângulos de visão. O áudio com alto-falantes duplos estéreo e suporte ao Dolby Atmos é dos destaques para uma experiência sonora mais imersiva.
Falando sobre seu design, o modelo é fino e leve, pesando apenas 344 gramas, ideal para levar na mochila sem incômodo. Já sobre seu desempenho, conta com o processador Helio G80 da MediaTek, RAM de 4GB e armazenamento a partir de 64 GB. Ele consegue se sair bem nas atividades mais simples do cotidiano de um estudante, como navegação na internet, leituras, resumos e outros, mas não é um tablet para jogos pesados ou mesmo para quem espera uma alta performance do dispositivo.
- Tela: LCD IPS 9”
- Processador: Helio G80
- RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: 64 GB (até 1TB de expansão)
- Bateria: 5.100 mAh
- Peso: 344 g
Como escolher tablet?
Considere as utilidades que o tablet pode ofertar e o seu uso
Antes de escolher o melhor modelo é importante saber exatamente quais são as características que mais vão te beneficiar na hora de estudar e também os usos que pretende fazer. Por exemplo, pretende estudar e se entreter usando o dispositivo? Tente considerar alguns desses pontos:
- Ele será apenas para ler textos em PDF?
- Escrever no tablet e grifar os conteúdos é algo essencial?
- Deseja criar documentos e apresentações nele?
- Assistir videoaulas é sua principal função?
Verifique as características técnicas de cada tablet
Sabendo quais serão os usos, você pode considerar se um tablet com mais espaço de armazenamento será essencial para guardar todos os arquivos. Além disso, se o uso de atividades em multitarefa for grande, um dispositivo com mais memória RAM conseguirá rodar com mais fluidez. Vamos detalhar um pouco mais algumas características técnicas comum em tablets para você já pensar em quais são essenciais para você.
Memória Interna
A memória interna do tablet é onde vão ficar armazenados todos os conteúdos e aplicativos que você instalar. Caso precise lidar com arquivos mais pesados, baixar filmes ou utilizar muitos aplicativos ao mesmo tempo, escolha um aparelho com armazenamento de 128GB, a maioria das opções permitem a expansão da memória interna. Agora, se planeja apenas ler e escrever alguns documentos, um modelo com 64GB de memória interna pode ser o suficiente.
Sistema Operacional
Enquanto o sistema Android está presente na maioria dos dispositivos, o iOS está presente nos produtos da Apple que são, geralmente, mais caros e existem algumas diferenças durante o uso na forma que cada sistema funciona, então tenha essa característica em mente antes de comprar efetivamente o produto.
Tela
Sobre a tela, pode-se encontrar modelos com mais de 5 polegadas e chegando até a um pouco mais de 14 polegadas. Quanto maior a tela, mais confortável será o consumo do conteúdo. Leve em conta a resolução da tela para conseguir a melhor qualidade de imagem e maior fidelidade das cores para ver os vídeos ou estudar.
Bateria
Para estudar por muitas horas fora vai exigir que a bateria do tablet ofereça esse suporte, então se o uso for mais intenso, busque saber qual a capacidade da bateria e se o produto tem carregamento rápido, algo pouco comum nos tablets, mas que pode reduzir o tempo total de recarga do aparelho.
Estabeleça os limites de preço que pretende pagar no tablet
Vale relembrar que existem aparelhos básicos, intermediários e topo de linha no mercado de tablets. Todos eles têm faixas de preços diferentes e oferecem certos benefícios únicos, quanto mais você se dispor a pagar, mais vai ter opções com resistência, capacidade de processamento e tantas outras características positivas.
Todavia, se tratando de um tablet para estudo, dependendo de qual seja o assunto e as necessidades, para achar o modelo com o melhor custo-benefício vai precisar estabelecer limites de valor mínimo e máximo para pagar.
Tablet ou notebook, qual melhor para estudos?
Para começo de conversa são dispositivos com propostas bem diferentes, mas que podem ser usados como complemento para melhorar sua rotina de estudos. O notebook tem mais potência, é mais versátil para realizar diferentes atividades e se for um modelo mais potente, consegue rodar programas mais pesados e jogos. A desvantagem acaba sendo o preço mais alto, a bateria com menos duração e o peso que pode ser mais difícil de transportar.
Já os tablets são mais leves e compactos, ideais para quem precisa levar o dispositivo para diversos lugares. A interface é um ponto a se considerar se você não está acostumado com notebook, o Android e iOS são mais simples e intuitivos, facilitando o uso. Outra vantagem é a possibilidade de utilizar uma caneta especial (se seu tablet não vier) para transformar em um caderno digital e fazer anotações de forma mais fluida. Mas a desvantagem é que o armazenamento interno pode ser limitado e a biblioteca de apps pode não ser suficiente para algumas tarefas mais complexas.
A escolha vai acabar dependendo das necessidades individuais. Mas de forma geral, se você prioriza a portabilidade e a simplicidade, um tablet pode ser a melhor opção. Se você precisa de um dispositivo mais potente e versátil para realizar diversas tarefas, um notebook é mais indicado.
- Para saber mais, confira: Tablet ou notebook: qual vale mais a pena em 2024?
Qual tamanho ideal de tablet para estudos?
Não existe um tamanho ideal de tablet para estudos, pois cada usuário tem as suas necessidade e expectativas de uso. Os modelos com 8 e 9 polegadas são mais compactos e fáceis de transportar, são indicados para leitura de e-books, artigos e fazer anotações de aulas. Porém, podem ser pequenos para quem usa muitos aplicativos ao mesmo tempo ou gosta de desenhar, por exemplo.
Os tablets entre 10 e 12 polegadas oferecem mais espaço para consumir conteúdos, ler, fazer anotações e outras atividades. Mas em compensação costumam ser bem mais caros e pode ser incômodo para carregar por longos períodos.
Tablet com caneta vale a pena para estudos?
Com toda certeza uma caneta para tablet pode ser muito útil e até facilitar a sua rotina de estudos. Alguns modelos como o Galaxy Tab S9, nosso primeiro colocado nessa lista, já vem com a caneta, mas você também pode comprar separadamente caso os eu não venha incluso.
Entre as principais vantagens da caneta para tablet estão a facilidade para fazer anotações e se assemelha a um caderno, proporcionando uma sensação mais natural e pode ajudar na memorização. Fazer rabiscos, criar mapas mentais, destacar certas passagens e ter liberdade para ocupar o documento facilita a compreensão e a organização do conteúdo.
- Melhores notebooks para estudantes para comprar em 2024
- Melhor Cadeira Gamer 2024: Opções para jogar, estudar e trabalhar
- Melhor notebook para trabalho: conheça as opções
- Melhores mesas digitalizadoras para comprar em 2024
- Kindle ou tablet: qual o melhor aparelho para leitura?
- Parece Xiaomi, mas não é: será que o tablet Xixaomiro é bom?
- Melhor tablet Samsung: principais opções da marca em 2024
- Tablet para leitura vale a pena?
Ainda não achou o melhor tablet para estudar? Confira as ofertas de tablets aqui no Promobit e compre utilizando os cupons de desconto.