Campanha - mercado livre top banner
Guia de compras

Qual o tecido certo para o sofá de acordo com o clima da sua região?

Em busca de um sofá ideal para sua casa dos sonhos? Confere esse texto sobre qual o tecido certo para o sofá de acordo com o clima e escolha o seu.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

6 de jan de 2022

0 comentários

Conteúdo da página

    Quem está escolhendo um sofá novo ou mesmo montando o primeiro apartamento e está em dúvida de qual modelo escolher que vai compor a sua sala dos sonhos, antes de tudo é preciso considerar qual o tecido certo para o sofá de acordo com o clima da região em que você mora, esta dica é importante para considerar a durabilidade do produto e o seu conforto durante o tempo de uso.

    Como escolher o tecido certo para o sofá?

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Antes de entrar no assunto do tipos de tecido, é necessário ter em mente que, independente da escolha final, é bom considerar esses fatores que apresentamos, além de quanto está disposto(a) a investir. São eles:

    • Tem animais em casa? Eles ficam no sofá? Soltam muito pelo ou tem o costume de arranhar os objetos da casa?
    • Costuma ficar com comida ou bebida perto do sofá?
    • Está em busca de uma praticidade maior na hora da limpeza ou não?

    Agora já podemos falar sobre os tecidos:

    Couro Natural

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Oferecendo uma boa durabilidade, fácil limpeza e não reter pelos, o sofá com couro natural pode ser muito bom para quem deseja um estilo mais clássico na sala. Porém, cuidado se mora em regiões quentes e se tem animais, pois ele esquenta e não possui tanta resistência para ser usado como afiador de unha.

    Couro Sintético

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Quem busca uma versão de couro mais em conta e sem ser de origem animal, pode encontrar no couro sintético uma opção. É fácil de limpar e não acumula tanta sujeira, porém é menos durável que o natural e também sofre do problema de acumular calor.

    Chenille

    Tendo um nome francês, o Chenille é firme e macio composto por seda, algodão e lã. Tem vincos, o que confere uma maciez, todavia a torna mais difícil de ser limpa. Ele exige mais cuidado na hora da manutenção e limpeza, pois é delicado. 

    Jacquard

    O Jacquard é um tecido com trama fechada, o que o torna mais fácil de limpar, por não acumular resíduo. Ele é resistente e pode até aguentar um ou outro arranhão de felinos. No caso da mudança de temperatura, não retém muito calor e nem umidade, dependendo da quantidade de algodão que o modelo de tecido tiver, logo, se mora em lugares quentes pode ser uma excelente escolha. Só lembrando que ele também não é um tecido barato.

    Linho

    Um dos mais naturais desta lista é o Linho, sendo ótimo para ambientes mais quentes e ainda tem a vantagem de ter a capacidade de se manter inalterado por mais tempo, inclusive sua cor, se limpo direito, pois também sofre o risco de encolher se não tiver outro tipo de componente além do linho, que inclusive ajuda a baratear o valor.

    Fuja deste tecido se tem felinos, pois qualquer puxão em um de seus fios tem chance de abrir buracos no tecido e desfazer a trama. E se tiver doguinhos, mantenha as unhas curtas para evitar isso e cuidado com os pelos no sofá.

    Lona

    Feita de algodão, ela é resistente e não suja com facilidade. Sua trama é mais simples, é boa para clima quente e apresenta um bom custo-benefício. A desvantagem é que é bastante permeável.

    Suede

    Além de nome de banda, o Suede é uma camurça sintética que se parece muito com veludo, sendo confortável, fácil de limpar e tendo uma alta durabilidade. Entre suas desvantagens, destacamos a facilidade de adquirir manchas e também esquentar, apesar de não muito em regiões com calor moderado.

    Sarja

    Maleável e resistente, a sarja tem como uma de suas principais vantagens a tendência a não acumular muita sujeira. Mas como nada é perfeito, ela também é permeável e pode manchar com facilidade. Dependendo da qualidade do produto ela pode ter uma textura áspera. 

    Veludo

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Um tecido que se destaca pela maciez e conforto que proporciona. Entretanto, apesar de muito bonito, ele acumula pelo e esquenta bastante.

    Tecidos extras que também podem ser usados para sofás:

    Acquablock

    Feito de algodão e poliéster, tecido acquablock é uma opção mais tecnológica que outros tipos de tecido causado pelo seu desenvolvimento para ser impermeável. Devido a isso, ele acaba sendo mais resistente à água. Somando-se a essa característica também possui mais resistência ao sol e é de fácil manutenção

    Aqualinea

    Bastante similar ao Acquablock, a Aqualinea também oferece resistência ao sol e à água. A diferença entre um e outro é a marca.


    Aproveita e confere as ofertas de Sofás. Não esquece de você consegue comprar com desconto, usando um cupom da Americanas ou o cupom da Magazine Luiza.