Será que vale a pena investir em um e-Reader Kobo?
Conheça mais sobre os eReaders Kobo e saiba se ele é para você
Conteúdo da página
O mercado brasileiro de eBooks tem crescido e se tornado comum uma mesma obra ter a versão física e a digital, possibilitando que alcance um público maior. Um dos e-readers conhecidos é o Kobo, que foi lançado em 2012 e resultado da parceria entre a Livraria Cultura e a empresa Kobo Inc., atual Ratuken Kobo Inc. Neste artigo abrodaremos o e-Reader Kobo em maiores detalhes.
O que são eReaders?
Os eReaders são aparelhos que possibilitam a criação de bibliotecas virtuais e pessoais de eBooks, também sendo possível a leitura de outros formatos de arquivo, dependendo do dispositivo.
Dentre os benefícios de se ter um leitor de livros digitais, o principal é a praticidade de levar um aparelho pequeno e leve de um canto a outro, sem a necessidade de carregar um peso, como um livro de 500 páginas.
Como são muitos modelos diferentes e ainda existem aqueles que são híbridos com tablets, nós focamos apenas naqueles que são voltados apenas para leitura e são os mais atuais.
Os modelos eReaders Kobo
Após o lançamento do primeiro Kobo, ainda em 2012, houve a chegada ao mercado de outros modelos e, desde então, têm chegado diferentes versões para competir diretamente com o Kindle da Amazon.
As primeiras gerações do Kobo, até 2016, tinham alguns modelos com retroiluminação, tela HD, sem Wi-Fi, permitiam a expansão da memória interna do dispositivo e eram capazes de ler vários formatos de arquivos tanto de texto quanto de imagem e os específicos para histórias em quadrinhos.
Conforme a tecnologia avançou e novas necessidades surgiram, nasceram quatro novos e-readers da Kobo. Os modelos mais atuais podem ser divididos em dois grupos:
Kobos com resistência à água: Kobo Forma e Kobo Libra H20
Kobos sem resistência à água: Kobo Clara HD, Kobo Nia e Kobo Stylus (ou Kobo Elipsa)
Existem poucas diferenças entre um modelo e outro, como a Clara HD ter a luz azul, o Libra e Forma terem um modo paisagem, botões de virada de página e mais de 6 polegadas de tela.
Um caso à parte é o Kobo Elipsa que oferece suporte à caneta Kobo Stylus e permite escrever nos arquivos de leitura, com exceção do formato de PDF com proteção DRM e que desativem a função anotação e marcação.
Onde é possível encontrar eBooks para o Kobo?
A Kobo tem sua própria loja para compra de eBooks, onde é possível encontrar livros diferentes e adquiri-los. Mas os e-readers permitem a transferência de arquivos para leitura no dispositivo, se estiver conectado ao computador.
Além de eBooks, a Kobo ainda possui alguns audiolivros que podem ser ouvidos pelo aplicativo que está disponível tanto para smartphones Android ou iOS, quanto para desktop e tablets.
Vale a pena comprar o e-reader Kobo?
Os modelos de e-Reader Kobo estão mais caros em comparação ao dispositivo mais básico da concorrência, porque a Livraria Cultura não realiza mais a venda do leitor de eBooks, focando apenas no aplicativo, tornando necessário fazer a importação, o que encarece bastante o produto, deixando-o na faixa de preço de 1 mil reais.
Esse é o principal fator a se considerar antes de comprar um Kobo, pois a variedade de eReaders e as especificações de cada um os tornam opções muito boas para quem busca um dispositivo para leitura de eBooks, sendo a possibilidade de expansão da memória um grande atrativo para ampliar a biblioteca de leitura.
Se está atrás de livros em promoção temos uma seção exclusiva, onde é possível encontrar as ofertas mais recentes. Confira também os cupons Submarino se está atrás de descontos para livros e outros produtos.