Tipos de caneta: guia definitivo para o trabalho e estudos
Está na hora de comprar os materiais que vão te acompanhar o ano todo no trabalho ou nos estudos? Preparamos um guia com os vários tipos de caneta e suas finalidades.
Conteúdo da página
Apesar dos aplicativos de organização e estudos online estarem ganhando cada vez mais popularidade, o velho papel e caneta ainda tem o seu valor e eficácia. Tanto que já contamos com uma enorme variedade de tipos de tinta, ponta, acabamento e design para que você tenha a ferramenta ideal no que precisar. Então para não restar mais dúvidas no momento de providenciar o seu material trouxemos um guia com os principais tipos de canetas no mercado e em qual situação você pode usá-las.
Principais tipos de caneta
Caneta esferográfica
A caneta esferográfica certamente é a mais conhecida dentre os vários tipos do produto. Ela é mais comum de ser encontrada e utilizada nas cores azul, preta e vermelha, mas sua família de cores é extensa, assim como de pontas.
Seja para a escrita de textos, títulos ou resumos, os milímetros da ponta podem interferir na estética do resultado final e até na fluidez da escrita. Esse tipo de caneta pode ser encontrada com pontas de:
- 0,7 mm para traços ultrafinos
- 0,8 mm para traços finos
- 1,0 e 1,2 mm para traços médios
- 1,6 mm para traços grossos
Além da variedade de cores e tamanhos de ponta, a caneta esferográfica é um dos modelos mais acessíveis do mercado e podem ser encontradas tanto no formato unitário com tampa ou retrátil. Também já existem no mercado opções com tecnologia de fabricação termossensível que permite “apagar” a tinta com borracha especial caso erre na escrita.
Falando em tinta, a composição das canetas esferográficas podem variar, mas esses modelos costumam ter a base de óleo ou álcool para rápida absorção no papel.
Caneta esferográfica gel
Já esse tipo de caneta conta com tintas em gel à base de água, por isso é conhecida como caneta em gel. Essa base de composição permite que o pigmento tenha mais destaque na folha, além de maior cobertura já que a tinha é também mais grossa.
Pela sua eficácia em destacar-se é uma ótima opção para escrita de títulos, contornos ou observações e comentários importantes. Assim como a primeira opção, conta com uma variedade grande de cores, inclusive brancas e com cores com brilho.
Caneta Hidrográfica
A caneta hidrográfica, também conhecida como hidrocor ou canetinha, é perfeita para quem deseja desenhar, contornar ou colocar coisas em destaque na folha. Diferente do modelo anterior a base da composição da caneta hidrográfica é água, por isso normalmente sua carga é constituída em material esponjoso, além disso a ponta desse tipo é de feltro.
Com uma enorme variedade de cores, o céu é o limite. Mas além de soltar a imaginação com as combinações de tons você pode utilizá-la para diferentes tipos de desenhos com os vários tamanhos disponíveis no mercado, indo do 0,3 mm até 6,0 mm.
Caneta Hidrográfica Brush Pen
Além dos tipos de caneta hidrográfica tradicional, ainda é possível contar com as Brush Pen, perfeitas para quem gosta de praticar a técnica do lettering. Esse modelo une a caneta (pen) a pontas semelhante de pincéis (brush) permitindo criar traços finos, médios ou grossos de forma fluída.
Caneta Nanquim
Esse tipo de caneta leva esse nome pela pigmentação da sua tinta lembrar o Nanquim (criação chinesa de tinta que utiliza partículas de carvão como pigmentos). Além de ter uma cor forte, a caneta nanquim é ótima em precisão, já que conta com ponta fina, sendo encontrada opções de 0,05 mm a 0,8 mm de espessura.
Esse modelo é muito utilizado por artistas, arquitetos e designers que precisam de uma caneta com precisão e fluidez para detalhes. Apesar de só ser encontrada em tons de cinza e preto, o modelo pode ser mais caro que as opções anteriores.
Caneta Rollerball
Podendo ser encontrada nos modelos com corpo de acrílico ou em metal. A caneta roller ball é a parente chique da esferográfica, possuindo a mesma composição de materiais, contudo, o design e especialmente a ponta contam com uma tecnologia de distribuição de tinta que permite que a escrita seja mais fluida, fina e pigmentada com maior fluxo de tinta.
Parte dessas características no acabamento da escrita se devem à esfera de aço inoxidável na ponta que regula o fluxo e distribuição do material aquoso no papel. Ou seja, é uma ótima opção para assinar contratos, já que tem menos chances de falhar, e escrever em papéis com maior gramatura.
Caneta Tinteiro
A caneta tinteira é o tipo de caneta mais sofisticado que você vai encontrar no mercado. Sua estrutura é delicada com uma ponta de metal bem fina, também apelidada de “pena”, e um reservatório de tinta. Esse modelo é ótimo para quem deseja precisão na escrita. Além disso, podem ser confeccionadas em materiais nobres, levar gravações, ser usadas em ocasiões especiais, se tornar presentes e até herança de família, já que seu preço é bem elevado.
No dia dessa publicação a caneta tinteiro mais cara do mundo pertence a marca Montblanc custando cerca de US$50.500,00 ou aproximadamente R$281.600,00. A boa notícia é que seu cartucho é recarregável, ou seja, com cuidado vai durar por muitos e muitos anos.
Marcadores de texto
Não poderia ficar de fora deste texto de melhores tipos de caneta as famosas marca texto. Com objetivo de destacar a escrita em textos, anotações e até ajudar na decoração de títulos e resumos, as canetas marca-texto são semelhantes às canetas hidrográficas com tinta à base e água.
Mas diferente dos outros modelos, essas possuem cores mais chamativas e até neons, e podem ter pontas arredondadas ou chanfradas que proporcionam diferentes tipos de traços. O preço deste modelo pode variar de acordo com a marca, tamanho e cor escolhida, mas costumam ter uma ótima durabilidade.
Quer garantir os melhores preços em materiais de escritório e papelaria? Use os nossos cupons Amazon, cupons Submarino e baixe o aplicativo do Promobit no seu celular!