20
Sobre o Promobit
14
34
0
Olá!
A equipe Promobit criou esse texto para informar a comunidade sobre algumas revisões feitas nos critérios de moderação que irão refletir nas ofertas que todos os membros vêem e recebem diariamente como alertas da lista de desejos.
Devido ao momento difícil pelo qual estamos passando, com as crises de saúde pública e econômica mudando nossas rotinas, hábitos e impactando nossas finanças, precisamos nos adaptar ao "novo normal" em vários contextos.
Trazendo para o contexto do Promobit, muitos já puderam perceber que os preços de muitos produtos hoje estão altos, devido a vários fatores, como a alta do dólar, a pandemia que paralisou fábricas e culminou em falta de estoque de diversos produtos e a alta demanda por produtos essenciais e itens para home office.
Isso significa que os preços que víamos antes de tudo isso não nos servem mais como objeto de comparação, já que são de antes desse "novo normal" que estamos vivendo e que não tem previsão para acabar.
O Promobit vem estudando quais foram os produtos mais afetados pela alta de preços e o que a comunidade mais está buscando, para poder adaptar-se à realidade atual sem perder sua essência, que é e sempre será a de ser uma plataforma onde as pessoas encontram promoções reais e economizam em conjunto.
A seguir estão os critérios que foram revistos e as regras que seguiremos daqui em diante para avaliar promoções:
Por muito tempo, o Promobit considerou preços de até 6 meses para avaliar promoções e definir se as novas ofertas compartilhadas estavam na média das promoções anteriores ou não.
Agora, esse limite é de 3 meses. Isso significa que preços com mais de 3 meses não serão mais considerados para avaliar novas promoções.
Para algumas categorias que sofreram ainda mais com a alta do dólar e da demanda por produtos, a janela limite será de 2 meses. As categorias são: Informática, Smartphones, Eletrônicos Áudio e Vídeo, e produtos como Fraldas e Air Fryer.
Isso significa que você começará a ver promoções de produtos que não apareciam no Promobit há algum tempo e esses produtos terão, sem dúvida alguma, preços maiores do que os que víamos em meados de fevereiro.
Com a mudança citada acima, muitas ofertas sem histórico recente poderão ser aprovadas, e aí temos um novo desafio: como evitar que a qualidade das promoções do Promobit seja perdida?
Para isso, utilizaremos um novo status para ofertas, o de "pré-aprovada". Esse status não será visível para usuários da plataforma, apenas para a equipe do Promobit.
Ofertas pré-aprovadas aparecerão na página principal de ofertas normalmente, mas o alerta/notificação delas só será enviado 15 minutos após a aprovação da mesma.
Esses 15 minutos nos ajudarão a saber se a comunidade está recebendo bem ou mal aquela oferta. Assim, temos tempo de avaliar dados como qualidade dos comentários, quantidade de curtidas e visualizações para decidir se é uma oferta que vale a pena continuar ativa ou se ela deve ser removida.
Isso nos ajudará a começar a construir um novo histórico de promoções, com base nos preços atuais, e não mais nos preços pré-pandemia, que não fazem jus à realidade que vivemos.
Embora os preços atuais estejam mais altos do que os anteriores, temos visto algumas lojas fazendo queima de estoques antigos, com preços muito bons, semelhantes aos pré-pandemia, mas que dificilmente se repetirão pelos padrões atuais.
Por esse motivo, definimos que alterações súbitas de preços, como essa, só serão consideradas para novas ofertas por até 10 dias. Passados 10 dias, ofertas com valores superiores poderão ser aprovadas, desde que o valor esteja abaixo ou na média de preços daquele produto em 3 ou 2 meses.
Um novo critério será testado com ofertas de tênis, uma categoria que também foi afetada pelo impacto da pandemia na rotina de muitos de nós.
Ofertas de tênis poderão ser aprovadas com preço até 10% superior ao de ofertas que apareceram há 15 dias ou mais no Promobit.
Dessa forma, buscamos construir um histórico sólido de promoções que não prejudique a comunidade caso uma oferta com preço muito baixo apareça apenas uma vez.
Um novo critério será testado também com ofertas de placas de vídeo, categoria afetada pela pandemia e desvalorização do Real, que fizeram os preços inflarem extraordinariamente em 2020.
Com o novo critério estabelecemos preços máximos para placas de cada linha e definimos quais linhas deveriam ser consideradas defasadas. O critério foi definido observando os recorrentes feedbacks da comunidade ao longo de vários meses, que nos fizeram remover diversas ofertas que não eram boas o suficiente para estar no Promobit.
Dessa forma, buscamos construir um histórico sólido de promoções que esteja à altura das expectativas da comunidade do Promobit, evitando prejudicar qualquer membro com promoções de produtos muito antigos.
Se você consome as ofertas da plataforma, pode nos ajudar a identificar promoções que, na sua opinião, sejam muitos ruins usando a opção "Reportar".
O botão "Reportar" está presente em todas as ofertas, em todas as plataformas, e nos ajuda a contabilizar quantos membros estão recebendo mal as promoções e qual a opinião deles sobre as ofertas.
Quanto mais pessoas reportarem promoções, mais rápido podemos corrigi-las ou até removê-las, mantendo assim apenas ofertas de boa qualidade na plataforma.
Se você compartilha ou já compartilhou ofertas no Promobit, sabe como funciona: a oferta é avaliada por um moderador e, se ela não for aceita, você recebe uma mensagem informando o motivo de bloqueio.
Nossos moderadores são pessoas, por isso sabemos que podemos errar e estamos sempre tentando rever nossas decisões e buscar a perfeição.
Pensando nisso, criamos a opção "Avaliar Atendimento" para que você possa nos fazer reavaliar uma oferta sua simplesmente apertando um botão!
Avaliando negativamente (descurtindo) as mensagens de bloqueio que recebe, você tem a certeza de que avaliaremos a promoção uma segunda vez.
Ao avaliar, você pode escolher o motivo pelo qual não concordou com a avaliação e até deixar um comentário.
Não temos como garantir que o resultado da segunda avaliação será diferente da primeira, mas é uma forma de mostrarmos que ouvimos a sua crítica e estamos tentando levar boas ofertas para a comunidade e sermos mais justos com quem compartilha :)
====================
Agradecemos por ter chegado até aqui, significa que você está interessada(o) nas mudanças da nossa comunidade e que tem paciência para entender uma parte do trabalho que fazemos.
Todos esses critérios e ferramentas são pensados para melhorar a experiência de todos os usuários do Promobit, tanto de quem compartilha ofertas, quanto quem só utiliza para ver ofertas ou comprar produtos. Esperamos que as mudanças sejam positivas.
Se tiver alguma sugestão ou crítica, estamos sempre abertos a recebê-las. É só nos mandar uma mensagem pelo 'Fale com o Promobit'!
Abraços e boa economia!
A equipe Promobit criou esse texto para informar a comunidade sobre algumas revisões feitas nos critérios de moderação que irão refletir nas ofertas que todos os membros vêem e recebem diariamente como alertas da lista de desejos.
Devido ao momento difícil pelo qual estamos passando, com as crises de saúde pública e econômica mudando nossas rotinas, hábitos e impactando nossas finanças, precisamos nos adaptar ao "novo normal" em vários contextos.
Trazendo para o contexto do Promobit, muitos já puderam perceber que os preços de muitos produtos hoje estão altos, devido a vários fatores, como a alta do dólar, a pandemia que paralisou fábricas e culminou em falta de estoque de diversos produtos e a alta demanda por produtos essenciais e itens para home office.
Isso significa que os preços que víamos antes de tudo isso não nos servem mais como objeto de comparação, já que são de antes desse "novo normal" que estamos vivendo e que não tem previsão para acabar.
O Promobit vem estudando quais foram os produtos mais afetados pela alta de preços e o que a comunidade mais está buscando, para poder adaptar-se à realidade atual sem perder sua essência, que é e sempre será a de ser uma plataforma onde as pessoas encontram promoções reais e economizam em conjunto.
A seguir estão os critérios que foram revistos e as regras que seguiremos daqui em diante para avaliar promoções:
Limite da janela de preços: 2 ou 3 meses
Por muito tempo, o Promobit considerou preços de até 6 meses para avaliar promoções e definir se as novas ofertas compartilhadas estavam na média das promoções anteriores ou não.
Agora, esse limite é de 3 meses. Isso significa que preços com mais de 3 meses não serão mais considerados para avaliar novas promoções.
Para algumas categorias que sofreram ainda mais com a alta do dólar e da demanda por produtos, a janela limite será de 2 meses. As categorias são: Informática, Smartphones, Eletrônicos Áudio e Vídeo, e produtos como Fraldas e Air Fryer.
Isso significa que você começará a ver promoções de produtos que não apareciam no Promobit há algum tempo e esses produtos terão, sem dúvida alguma, preços maiores do que os que víamos em meados de fevereiro.
Atraso de notificação de 15 minutos para algumas ofertas
Com a mudança citada acima, muitas ofertas sem histórico recente poderão ser aprovadas, e aí temos um novo desafio: como evitar que a qualidade das promoções do Promobit seja perdida?
Para isso, utilizaremos um novo status para ofertas, o de "pré-aprovada". Esse status não será visível para usuários da plataforma, apenas para a equipe do Promobit.
Ofertas pré-aprovadas aparecerão na página principal de ofertas normalmente, mas o alerta/notificação delas só será enviado 15 minutos após a aprovação da mesma.
Esses 15 minutos nos ajudarão a saber se a comunidade está recebendo bem ou mal aquela oferta. Assim, temos tempo de avaliar dados como qualidade dos comentários, quantidade de curtidas e visualizações para decidir se é uma oferta que vale a pena continuar ativa ou se ela deve ser removida.
Isso nos ajudará a começar a construir um novo histórico de promoções, com base nos preços atuais, e não mais nos preços pré-pandemia, que não fazem jus à realidade que vivemos.
Limite de 10 dias para alterações súbitas de preços
Embora os preços atuais estejam mais altos do que os anteriores, temos visto algumas lojas fazendo queima de estoques antigos, com preços muito bons, semelhantes aos pré-pandemia, mas que dificilmente se repetirão pelos padrões atuais.
Por esse motivo, definimos que alterações súbitas de preços, como essa, só serão consideradas para novas ofertas por até 10 dias. Passados 10 dias, ofertas com valores superiores poderão ser aprovadas, desde que o valor esteja abaixo ou na média de preços daquele produto em 3 ou 2 meses.
Novo critério para ofertas de tênis
Um novo critério será testado com ofertas de tênis, uma categoria que também foi afetada pelo impacto da pandemia na rotina de muitos de nós.
Ofertas de tênis poderão ser aprovadas com preço até 10% superior ao de ofertas que apareceram há 15 dias ou mais no Promobit.
Dessa forma, buscamos construir um histórico sólido de promoções que não prejudique a comunidade caso uma oferta com preço muito baixo apareça apenas uma vez.
Novo critério para ofertas de placas de vídeo
Um novo critério será testado também com ofertas de placas de vídeo, categoria afetada pela pandemia e desvalorização do Real, que fizeram os preços inflarem extraordinariamente em 2020.
Com o novo critério estabelecemos preços máximos para placas de cada linha e definimos quais linhas deveriam ser consideradas defasadas. O critério foi definido observando os recorrentes feedbacks da comunidade ao longo de vários meses, que nos fizeram remover diversas ofertas que não eram boas o suficiente para estar no Promobit.
Dessa forma, buscamos construir um histórico sólido de promoções que esteja à altura das expectativas da comunidade do Promobit, evitando prejudicar qualquer membro com promoções de produtos muito antigos.
Dica: Utilize a opção "Reportar"
Se você consome as ofertas da plataforma, pode nos ajudar a identificar promoções que, na sua opinião, sejam muitos ruins usando a opção "Reportar".
O botão "Reportar" está presente em todas as ofertas, em todas as plataformas, e nos ajuda a contabilizar quantos membros estão recebendo mal as promoções e qual a opinião deles sobre as ofertas.
Quanto mais pessoas reportarem promoções, mais rápido podemos corrigi-las ou até removê-las, mantendo assim apenas ofertas de boa qualidade na plataforma.
Dica: Utilize a opção "Avaliar Atendimento"
Se você compartilha ou já compartilhou ofertas no Promobit, sabe como funciona: a oferta é avaliada por um moderador e, se ela não for aceita, você recebe uma mensagem informando o motivo de bloqueio.
Nossos moderadores são pessoas, por isso sabemos que podemos errar e estamos sempre tentando rever nossas decisões e buscar a perfeição.
Pensando nisso, criamos a opção "Avaliar Atendimento" para que você possa nos fazer reavaliar uma oferta sua simplesmente apertando um botão!
Avaliando negativamente (descurtindo) as mensagens de bloqueio que recebe, você tem a certeza de que avaliaremos a promoção uma segunda vez.
Ao avaliar, você pode escolher o motivo pelo qual não concordou com a avaliação e até deixar um comentário.
Não temos como garantir que o resultado da segunda avaliação será diferente da primeira, mas é uma forma de mostrarmos que ouvimos a sua crítica e estamos tentando levar boas ofertas para a comunidade e sermos mais justos com quem compartilha :)
====================
Agradecemos por ter chegado até aqui, significa que você está interessada(o) nas mudanças da nossa comunidade e que tem paciência para entender uma parte do trabalho que fazemos.
Todos esses critérios e ferramentas são pensados para melhorar a experiência de todos os usuários do Promobit, tanto de quem compartilha ofertas, quanto quem só utiliza para ver ofertas ou comprar produtos. Esperamos que as mudanças sejam positivas.
Se tiver alguma sugestão ou crítica, estamos sempre abertos a recebê-las. É só nos mandar uma mensagem pelo 'Fale com o Promobit'!
Abraços e boa economia!
Compartilhe: