Um dos pilares do Promobit como plataforma de promoções é a segurança. Sempre prezamos pela segurança da comunidade durante compras online, oferecendo um ambiente onde todos possam comprar com conforto e tranquilidade, sem medo de serem vítimas de golpes ou serem enganados por lojas falsas.
Para criar uma plataforma assim para todos os membros da comunidade, sejam leigos ou experientes, o Promobit realiza uma avaliação de confiabilidade de cada loja online, vendedor, site ou serviço que seja anunciado na plataforma.
A avaliação de confiabilidade utiliza critérios determinados pela própria equipe do Promobit. Cada loja ou vendedor avaliado deve cumprir esses critérios para atingir uma pontuação mínima, que define se ele está apto ou não a entrar no Promobit.
Há dois tipos de avaliação de confiabilidade: a aplicada a lojas e a aplicada a vendedores de marketplace. Essa diferenciação se faz necessária devido à variedade de informações disponíveis na internet sobre cada tipo de negócio. Assim, a avaliação e os critérios que a compõem se adaptam à realidade do anunciante, para que possamos ser justos com todos.
Avaliação de confiabilidade de lojas online
Os critérios a seguir são aplicados a lojas online (ou e-commerces) cujas ofertas sejam compartilhadas no Promobit:
Avaliação de confiabilidade de vendedores de marketplace
Os critérios a seguir são aplicados a vendedores online (que atuam em marketplaces) que anunciem seus produtos em uma loja confiável e cujas ofertas sejam compartilhadas no Promobit:
Como é feita a avaliação de confiabilidade
Assim que um novo e-commerce ou vendedor aparece no Promobit, a equipe de Moderação o submete à avaliação de confiabilidade, verificando quantos critérios são cumpridos e quantos não são cumpridos.
Na avaliação, cada critério tem um peso, que é representado por uma pontuação. Critérios cumpridos somam pontos, não cumpridos subtraem, por isso nem todos precisam ser necessariamente cumpridos para que o avaliado seja aprovado. No fim da avaliação, o e-commerce/vendedor recebe uma pontuação final.
A pontuação é de uso interno do Promobit, não sendo divulgada sob forma alguma para qualquer lojista ou representante de empresas. Ela serve apenas para definir se a loja está apta a ter ofertas anunciadas na plataforma.
E se uma loja for reprovada na avaliação?
Caso uma loja seja reprovada na avaliação de confiabilidade do Promobit, não significa, necessariamente, que se trata de uma loja não confiável. Isso apenas significa que a loja não cumpriu os critérios internos do Promobit e que não poderá ter ofertas anunciadas para a comunidade.
Todas as lojas e vendedores de marketplace são reavaliados três meses após a avaliação anterior, o que significa que lojas hoje aceitas podem ser suspensas do Promobit, assim como lojas que hoje não são aceitas podem passar a ser amanhã.
Posso pedir que uma loja aprovada pelo Promobit seja reavaliada?
Sim! Todas as lojas e vendedores de marketplace presentes no Promobit podem ser reavaliados caso a comunidade solicite. Argumentos e experiências de compradores da plataforma serão levados em consideração na nova avaliação.
Infelizmente, sempre estamos sujeitos a problemas que estão além do nosso controle ao fazer compras pela internet. Caso tenha um problema com uma loja ou vendedor, compartilhe sua experiência conosco através do Fale com o Promobit.
Nossa equipe dará dicas de como entrar em contato com a loja ou vendedor e reivindicar seus direitos como consumidor(a).
As lojas não garantem segurança em compras no marketplace?
Algumas lojas oferecem garantias para clientes que comprem em seu espaço de marketplace, mas não todas. Além disso, muitas não verificam a qualidade ou procedência de produtos vendidos por lojistas parceiros.
Para evitar preocupações e transtornos para a comunidade, o Promobit submete todo e qualquer vendedor de marketplace à avaliação de confiabilidade, independente de onde estejam anunciando seus produtos e apenas aqueles que são aprovados podem ter ofertas anunciadas na plataforma.
Posso divulgar a minha loja no Promobit?
O Promobit realiza parcerias com lojas que tenham sido aprovadas na avaliação de confiabilidade e queiram oferecer boas ofertas para a comunidade, no entanto, não é permitido que lojistas ou representantes de marcas/empresas divulguem ofertas diretamente na plataforma.
Caso detectemos que ofertas estejam sendo compartilhadas por funcionários ou representantes de lojas, o perfil em questão será impossibilitado de compartilhar ofertas e a loja pode ser suspensa da plataforma por tempo indefinido, visto que tal prática viola os Termos de Uso do Promobit.
Caso seja funcionário ou proprietário de um e-commerce e queira divulgar ofertas no Promobit, envie um e-mail para comercial@promobit.com.br.
Como sei se uma loja é confiável?
Caso não tenha encontrado a loja no Promobit, tente compartilhar uma oferta dela. A equipe de Moderação avaliará e, caso não seja aprovada, é possível que não seja uma loja confiável.
As lojas aprovadas pelo Promobit normalmente possuem selos de segurança válidos que atestam sua seriedade e oferecem canais de atendimento para seus clientes, sendo recomendadas para quem procura fazer compras pela internet.
Para maior segurança, consulte o Guia de Comercio Eletrônico do PROCON-SP
Consulte também a lista de sites não recomendados do PROCON-SP
Tenho mais dúvidas sobre a avaliação de confiabilidade
Entre em contato com nossa equipe através do Fale com o Promobit. Você será atendido e poderá esclarecer suas dúvidas!