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Jogo SOMA - PS4
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1 Avaliação
5
Marcelo
@mcl85
"SOMA" é um jogo de terror psicológico desenvolvido pela Frictional Games, lançado em 2015. Ambientado em um mundo distópico futurista, o jogo mergulha os jogadores em uma narrativa complexa que explora questões profundas sobre identidade, consciência e ética.
O enredo de "SOMA" coloca os jogadores no papel de Simon Jarrett, um homem que sofreu um acidente de carro fatal e acorda em uma misteriosa instalação submarina chamada PATHOS-II. Conforme Simon explora o local, ele descobre que a humanidade foi devastada por um evento catastrófico e que ele aparentemente está em um futuro distante onde a humanidade está em ruínas.
Ao longo do jogo, Simon encontra diversos habitantes robóticos da PATHOS-II, alguns dos quais acreditam ser humanos, enquanto outros estão conscientes de sua natureza artificial. Ele também encontra Catherine Chun, uma cientista digitalizada, que guia Simon em sua jornada e o informa sobre o verdadeiro propósito da PATHOS-II: uma tentativa de preservar a humanidade digitalizando mentes em computadores.
O jogo questiona o que significa ser humano, explorando se a identidade e a consciência estão intrinsecamente ligadas à biologia ou se podem ser transferidas para uma forma digital.
A PATHOS-II levanta questões éticas sobre a preservação da humanidade através da digitalização. O que significa ser humano quando a própria humanidade é replicada em um ambiente digital?
O ambiente submarino e desolado de PATHOS-II intensifica a sensação de solidão e isolamento, contribuindo para a atmosfera de terror psicológico do jogo.
"SOMA" explora o medo do desconhecido, com criaturas grotescas e ameaças não convencionais, incluindo a incerteza sobre a própria identidade e realidade.
O gameplay de "SOMA" enfatiza a exploração e resolução de quebra-cabeças, enquanto os jogadores enfrentam desafios para progredir na história. O jogo evita confrontos diretos, em vez disso, focando na imersão e na construção de tensão através de elementos narrativos e ambientais.
Impacto:
"SOMA" foi aclamado pela crítica e pelos jogadores por sua narrativa envolvente, atmosfera opressiva e temas filosóficos. Muitos elogiaram a capacidade do jogo de abordar questões profundas enquanto mantinha uma experiência de jogo envolvente.
Em suma, "SOMA" é mais do que um simples jogo de terror. Ele desafia os jogadores a refletirem sobre questões existenciais profundas, enquanto os envolve em uma narrativa emocionante e perturbadora. Seu impacto vai muito além do susto momentâneo, deixando uma impressão duradoura sobre a natureza da identidade humana e a ética da preservação da humanidade.
Marcelo
mcl85
23 dias atrás
*REVIEW FEITO POR IA*
"SOMA" é um jogo de terror psicológico desenvolvido pela Frictional Games, lançado em 2015. Ambientado em um mundo distópico futurista, o jogo mergulha os jogadores em uma narrativa complexa que explora questões profundas sobre identidade, consciência e ética.
Enredo:
O enredo de "SOMA" coloca os jogadores no papel de Simon Jarrett, um homem que sofreu um acidente de carro fatal e acorda em uma misteriosa instalação submarina chamada PATHOS-II. Conforme Simon explora o local, ele descobre que a humanidade foi devastada por um evento catastrófico e que ele aparentemente está em um futuro distante onde a humanidade está em ruínas.
Ao longo do jogo, Simon encontra diversos habitantes robóticos da PATHOS-II, alguns dos quais acreditam ser humanos, enquanto outros estão conscientes de sua natureza artificial. Ele também encontra Catherine Chun, uma cientista digitalizada, que guia Simon em sua jornada e o informa sobre o verdadeiro propósito da PATHOS-II: uma tentativa de preservar a humanidade digitalizando mentes em computadores.
Temas:
Identidade e Consciência: O jogo questiona o que significa ser humano, explorando se a identidade e a consciência estão intrinsecamente ligadas à biologia ou se podem ser transferidas para uma forma digital.
Ética da Preservação da Humanidade: A PATHOS-II levanta questões éticas sobre a preservação da humanidade através da digitalização. O que significa ser humano quando a própria humanidade é replicada em um ambiente digital?
Solidão e Isolamento: O ambiente submarino e desolado de PATHOS-II intensifica a sensação de solidão e isolamento, contribuindo para a atmosfera de terror psicológico do jogo.
Medo do Desconhecido: "SOMA" explora o medo do desconhecido, com criaturas grotescas e ameaças não convencionais, incluindo a incerteza sobre a própria identidade e realidade.
Gameplay:
O gameplay de "SOMA" enfatiza a exploração e resolução de quebra-cabeças, enquanto os jogadores enfrentam desafios para progredir na história. O jogo evita confrontos diretos, em vez disso, focando na imersão e na construção de tensão através de elementos narrativos e ambientais.
Impacto:
"SOMA" foi aclamado pela crítica e pelos jogadores por sua narrativa envolvente, atmosfera opressiva e temas filosóficos. Muitos elogiaram a capacidade do jogo de abordar questões profundas enquanto mantinha uma experiência de jogo envolvente.
Conclusão:
Em suma, "SOMA" é mais do que um simples jogo de terror. Ele desafia os jogadores a refletirem sobre questões existenciais profundas, enquanto os envolve em uma narrativa emocionante e perturbadora. Seu impacto vai muito além do susto momentâneo, deixando uma impressão duradoura sobre a natureza da identidade humana e a ética da preservação da humanidade.