Adicione termos a sua lista de desejos para receber alertas gratuitos quando uma nova oferta aparecer no Promobit.
Promobit tem as melhores promoções de HQ’s
Já faz um tempo que as HQs, as famosas histórias em quadrinhos, fazem parte do universo dos leitores. São anos de aventuras e personagens inesquecíveis. Alguns títulos clássicos não são mais publicados, mas as editoras não perdem tempo e oferecem lançamentos que deixam os aficionados por esse tipo de leitura sempre satisfeitos.
O Promobit reuniu curiosidades sobre HQs, mas também oferece, diariamente, as melhores promoções e também cupons de descontos, que facilitam na hora das compras dos seus títulos favoritos.
Quem foram os inventores das histórias em quadrinhos?
De acordo com o site Mundo Estranho, a primeira HQ, com as características que conhecemos hoje, com o uso dos balõezinhos com as “falas”, surgiu em Nova York, em 1895. O autor, o norte- americano Richard Outcault, fez sucesso em jornais sensacionalistas com o personagem “Yellow Kid” (Menino Amarelo) e foi disputado por outras publicações americanas.
Antes de Outcault, podemos considerar as pinturas rupestres, feitas pelos pré-históricos, como precursoras das histórias em quadrinhos. As obras medievais, com retratos da via sacra (os últimos momentos da vida de Jesus na Terra), também se aproximam da forma narrativa das tirinhas, porém sem textos.
No século XIX, surgiram autores famosos das HQs, como o suíço Rudolph Töpffer, o francês Georges Colomb e o italiano Angelo Agostini (radicado no Brasil aos 16 anos).
Quer aumentar a sua coleção de HQ? Então, aproveite os cupons de desconto Americanas!
Como é feita a HQ?
O processo criativo de uma história em quadrinhos começa quando o desenhista recebe o roteiro. Em seguida, os desenhos são feitos à mão e enviados para um estúdio, que fará uma pré-edição. Alguns desenhos podem retornar ao desenhista para correções, se necessário.
Após a aprovação dos editores, a HQ é entregue a um profissional de arte, que faz a finalização à mão, com tinta nanquim.
Na próxima etapa, os desenhos são pintados com auxílio de programas de computador e recebem os balõezinhos com os textos. E pronto: nasce mais uma HQ!
Compre títulos imperdíveis de HQ com os cupons de desconto Livraria Cultura.
Quais são os personagens e histórias clássicas das HQs?
O Promobit selecionou personagens e aventuras que marcaram leitores desde as tirinhas até aos heróis mais contemporâneos.
1869 – As Aventuras de Nhô Quim
Criada por Angelo Agostini, a HQ era publicada na revista Vida Fluminense e oferecia a novidade de ter um personagem fixo nas histórias. A obra contava a saga de um caipira na cidade grande.
1895 – Yellow Kid
Richard Outcault criou a primeira HQ moderna com o personagem da tira “At the Circus in Hogan’s Alley”, que era publicada no jornal New York World.
1929 – Tarzan
Hal Foster teve a ideia de desenhar em tiras a história de Edgar Burne Hogarth e conquistou o público com as aventuras do “Rei dos Macacos”. O personagem ganhou traços mais fortes em 1937.
1930 – Mickey Mouse
O famoso personagem de Walt Disney surgiu em 1928 e estreou nas tirinhas dois anos depois. Mais tarde o rato ganharia a revista mensal Mickey Mouse Magazine.
1934 – Flash Gordon
Alex Raymond criou Flash Gordon para disputar leitores com o outro herói espacial, o Buck Rogers – que em pouco tempo foi ofuscado pelo personagem de Raymond.
1938 - Superman
Super-herói criado por Joe Shuster e Jerry Siegel, o personagem pertence à DC Comics. Sua primeira aparição aconteceu em 1938, na revista Action Comics 1. Uma curiosidade é que a cidade de Smallville foi traduzida no Brasil como Pequenópolis, durante alguns anos.
1939 - Batman
Também pertencente à DC Comics, o Batman foi criado pelo escritor Bil Finger e pelo artista Bob Kane e apareceu pela primeira vez em 1939, na revista Detective Comics 27. Sua identidade secreta, como todo mundo já sabe, é Bruce Wayne, um bilionário americano, playboy e magnata.
1940 – The Spirit
Na história de Will Eisner, o personagem central, Danny Colt, era um criminologista dado como morto que perseguia bandidos. Na obra, Eisner apresentou linguagem e ângulos inovadores. A HQ é chamada de “Cidadão Kane dos quadrinhos”, uma referência a “Cidadão Kane”, de Orson Welles, que é tido como o melhor filme de todos os tempos.
1952 – Mad
O humor debochado da revista Mad conquistou muitos apaixonados por HQ. A obra, de Harvey Kurtzmann, ia contra a onda de censura aos quadrinhos nos Estados Unidos.
1959 – Bidu
Bem antes de Mônica e Cebolinha, Maurício de Sousa criou Bidu, que apareceu pela primeira vez em uma tirinha no jornal Folha de S.Paulo, no início dos anos 60.
1962 - Homem Aranha
Super-herói das revistas em quadrinhos Marvel, o Homem-Aranha foi criado pelo inconfundível Stan Lee e pelo artista conceituadíssimo Steve Sitko. Apareceu pela primeira vez numa antologia de HQs da Marvel.
1963 - Vingadores
Em 1963 surgiu a revista própria dos Vingadores, intitulada The Avengers. A formação original do grupo compreendia os personagens Thor, Homem de Ferro, Vespa Homem-Formiga e Hulk, além do recruta Capitão América, que foi introduzido na quarta edição da publicação.
1968 - HQ Capitã Marvel
A super-heroína Capitã Marvel foi criada pelo roteirista Roy Thomas e pelo desenhista Gene Colan. Apareceu pela primeira vez como uma oficial da Força Aérea dos Estados Unidos, mas depois adquiriu poderes sobre humanos quando seu DNA foi fundido com o de Mar-Vell (o Capitão Marvel) em uma explosão.
1985 – O Cavaleiro das Trevas
Frank Miller inovou ao inaugurar uma nova fase das HQ’s: o quadrinho de autor. Na obra “O Cavaleiro das Trevas” (The Dark Knight Returns, no original em inglês), o norte-americano humanizou o Batman, que aparecia mais inseguro em suas aventuras.
Você já leu algumas dessas HQ’s? Compre quadrinhos de autores famosos com os cupons de descontos Saraiva.
História em quadrinhos Turma da Mônica
Série de histórias em quadrinhos criada por Mauricio de Sousa, foi publicada primeiramente em tiras de jornais a partir de 1959. Os primeiros personagens a aparecer foram Bidu, um cãozinho, e Franjinha, seu dono. Em geral, as histórias giram em torno de Mônica, Cebolinha e seus amigos do bairro do Limoeiro (os mais conhecidos são o Cascão, que odeia banho, e a Magali, que adora melancia). Em 1970 a Turma da Mônica passou a ocupar também as revistas. A Turma da Mônica tem gibis e outros produtos vendidos em mais de 40 países, de 14 idiomas diferentes. Hoje é possível encontrar desenhos, filmes, brinquedos e outros produtos da Turma.
Atualmente, Maurício de Sousa é dono da Maurício de Sousa Produções, empresa responsável pela produção de histórias em quadrinhos, desenhos animados, criação e desenvolvimento de personagens, licenciamento de produtos e tudo o mais ligado ao universo e personagens criados por Mauricio de Sousa.
HQ BR - Quais quadrinhos nacionais ler?
Existem diversos quadrinhos nacionais interessantes e importantes para conhecer, além da obra de Mauricio de Sousa, que já é uma opção. Alguns são adaptações de livros e filmes e há aqueles que surgiram a partir inclusive das obras clássicas, como a HQ de Dom Casmurro ou Vidas Secas. Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi, Fernanda Nia, Fabio Moon e Gabriel Bá são alguns profissionais para ficar de olho.
Aproveite as ofertas de HQ Online aqui no Promobit!
A comunidade Promobit tem uma ligação muito forte com a leitura e as HQs não poderiam ficar de fora das melhores promoções.
Acompanhe as nossas ofertas e ganhe vantagens em compras com as lojas parceiras, que oferecem grandes títulos e descontos imperdíveis para você!